DELPHI 2007 + FIREBIRD

Delphi

22/07/2010

Boa tarde

Alguem poderia me dar um auxilio, estou testando o Delphi 2007 com os componentes na paleta IB, mas ao tentar conectar ao banco Firebird ele dá a mensagem Unable Database?

Tentei várias formas e não consegui, até copiar as dll´s para dentro da pasta projeto e nada.
Tentei um acesso com o DBExpress e também não obtive exito.

Alguem passou por isso.

Obrigado
Moises Rotiman

Moises Rotiman

Curtidas 0

Respostas

Wilson Junior

Wilson Junior

22/07/2010

- Onde está o seu banco de dados?
- Qual o caminho de conexão que você está tentando acessar o BD?

Aguardo retorno.
GOSTEI 0
Moises Rotiman

Moises Rotiman

22/07/2010

Bom dia

A principio localmente.

C:\BD\TESTE.GDB
GOSTEI 0
Wilson Junior

Wilson Junior

22/07/2010

- Você está com o serviço do Firebird Iniciado (Start)?
- Você colocou o usuário e senha para se conectar?

Se as respostas forem sim, coloque como você está fazendo para se conectar com o banco.

Aguardo retorno.
GOSTEI 0
Moises Rotiman

Moises Rotiman

22/07/2010

Wilson

Coloquei um componente de Conexão ao Banco no Form TIBDatabase
Dei dois cliques nele, informei:
 - coloquei Localhost
 - O Caminho do banco com o nome do banco
 - SYSDBA
 - masterkey

Dei OK

Fui no Objecto Inspector e mudei o status de activado para true para testar a conexão e deu o erro.

Coisa simples, isso ja funciona em uma aplicação no delphi 6, não entendo porque não funciona no Delphi 2007, coloquei a gds32.dll no local da aplicação e tb nada.

Muito estranho isso.
GOSTEI 0
Eduardo

Eduardo

22/07/2010

Olha, acho que o erro está em GDB, pois se for Firebird é FDB, ex:    C:\Sis\Programa\NS_EXP.FDB   Se for Firebird procure usar a biblioteca no VendorLib " fbclient.dll"     Eu uso dbExpress com Firebird, não esqueça de colacar a dll fbClient.dll na pasta de seu programa. Tenta aí
GOSTEI 0
Moises Rotiman

Moises Rotiman

22/07/2010

Boa noite

pessoal, obrigado pela ajuda, tem sido de grande valor.

Descobri meu problema, era a versão do Firebird, estava usando a 1.5, migrei para a 2.0 e funcionou perfeitamente.

Obrigado mesmo.

Agora estou tendo uma situação com o MYSQL 5.1.36, crio um DM com as Query´s, mas ao usá-las em formulários não consigo manipulá-las.

Ex.: Fechar a query e passar um parametro de like por exemplo, ele continua mantendo a mesma query.

Estranho né... também achei.

Obrigado heim gente.

Um grande abraço e muito obrigado pela atenção.

GOSTEI 0
POSTAR