Delphi 2009: Classe näo registrada

Delphi

13/10/2008

Bom dia amigos,

Baixei o delphi 2009 e instalei nele apenas o Jedi para testar.
Qualquer que seja o projeto que tento compilar, me retorna a msg:

Classe nao registrada, ClassID: {410C0C78-0AFB-4FEC-9530-B41D86B0792D}

Mesmo que eu inicie um novo projeto e não adicione nenhum componente, apenas executo e me retorna o erro acima.

Alguém saberia me dizer o que significa?

att
Mario

Aldus

Aldus

Curtidas 0

Respostas

Discorpio

Discorpio

13/10/2008

Bom dia Aldus.

Quando você cria um componente seu próprio, necessário é que você registre a classe para que a IDE do Delphi possa reconhecê-lo como componente, e o registro é feito dentro da Unit que declara a classe do componente, com o comando abaixo:

type

TSFormTabSet = class(TCustomPanel)
  private
    { Private declarations }
     ,,,,,
     .....
  public
    { Public declarations }
     ....
     ....
  Protected
    { Protected declarations }
     ....
     ....
  Published
    { Published declarations }
    ....
    ....
  end;

procedure Register;

implementation

procedure Register;
begin
  RegisterComponents(´Win32´, [TSFormTabSet]);
end;

Repare que além de Registrar a classe TSFormTabSet, eu ainda indico qual palheta o seu componente deverá estar visível (Win32).

Os componentes JEDI não são componentes nativos do Delphi, ou seja, são componentes de terceiros, e com certeza você precisaria do código fonte de todos os componentes, para avaliar qual desses componentes está sem o comando acima que possa registrar a classe do mesmo, pois certamente essa classe não registrada, você não poderá utilizar o seu componente e nem ficará visível na palheta de componentes, entretanto, os demais componentes que tiveram suas classes registradas, poderão ser visíveis na palheta e ser utilizado sem problemas.

GOSTEI 0
Aldus

Aldus

13/10/2008

Bom dia,

Para desencargo de consciência, desinstalei tudo e instalei somente o delphi 2009 e ocorre o mesmo problema, não sei o que pode ser.

att
Mario

GOSTEI 0
POSTAR