Delphi + Banco De Dados

Delphi

14/10/2011

Olá,
Esse é o meu primeiro post no forum.
Estou iniciando meus estudos de Delphi e tenho o Delphi XE2 2011.
Meu foco será criar aplicativos para automação comercial.
Lendo na internet vi a existencia de varios bancos de dados, tais como firebird e mysql.
Minha duvida é qual deles aprender primeiro, pois como nao sei nada ainda, preciso de
algum que tem uma boa quantidade de material em portugues e que seja mais facil de
usar com o Delphi XE2.
Aproveitando alguem poderia me indicar algum material para iniciar meus estudos de Delphi+ Banco De Dados?

obs: a prioridade é que eu aprenda a usar um bom banco de dados, para que no futuro eu possa criar aplicações.

Desde já muito obrigado.
José.
Jose Ricardo

Jose Ricardo

Curtidas 0

Respostas

Jeferson Zonta

Jeferson Zonta

14/10/2011

Bom, cara axo que seria mais viável você aprender a usar o firebird no momento, pois
ele é mais fácil de se aprender, e ele tbm pode ser utilizado em aplicativos grandes,
tenho um sistema, que ta rodando a algum tempo com firebird o banco xega a 10mb, e não me incômodo,
Logico que o mySQL tambem é um banco bao, utilizo ele em um aplicativo, e tbm nao me incômodo,
mais no meu ponto de vista para você que esta iniciando, recomendaria o firebird.

att.
GOSTEI 0
Jeferson Zonta

Jeferson Zonta

14/10/2011

10GB*..

Att.
GOSTEI 0
Leonardo Gazio

Leonardo Gazio

14/10/2011

Entre os Free/Opensource eu não recomendaria nenhum dos dois, tanto na POBREZA de recursos quanto no quisito aguentar pau. Já usei(por anos) os dois e minha vida ficou muito mais simples de se levar quando eu passei a trabalhar com o PostgreSQL. Agora se você tá começando do zero e não conhece nada ainda, eu diria o contrário do colega de cascavel, o MySQL tem auto-incremento coisa que o Firebird não tem e você vai ter que escrever pra isso, criar generators, triggers, etc.. Sendo assim, na sua situação como iniciante eu recomendo(pra aprendizado) o MySQL...
GOSTEI 0
Leandro Navarro

Leandro Navarro

14/10/2011

Opa cara.. entaum... banco de dados e complicado e tipo filho.. cada um defende o seu hehe
Mas enfim.. acho bacana a utilizacao de bancos como Firebird e Mysql como base de aprendizagem e depois um PosteGree ou Oracle ou SQLServer...
Espero ter ajudado.
navarro@formscomex.com.br
www.formscomex.com.br
GOSTEI 0
Leandro Navarro

Leandro Navarro

14/10/2011

opa cara.. entaum... banco de dados e complicado e tipo filho.. cada um defende o seu hehe
mas enfim.. acho bacana a utilizacao de bancos como firebird e mysql como base de aprendizagem e depois um postegree ou oracle ou sqlserver...
espero ter ajudado.
navarro@formscomex.com.br
www.formscomex.com.br

Apenas corrigindo o nome do Banco... postgreSql
GOSTEI 0
Wanderson Cardoso

Wanderson Cardoso

14/10/2011

Campeão, Claro que em relação a banco de dados... as vezes os bancos pagos são bem melhores, é como você perguntar sobre usar Windows ou Linux: a minha resposta seria qualquer um depende de quem vai administrar, de nada adiantar ter o poder do linux se não sabe usar.

Voltando ao assunto banco de dados, a combinação perfeita para aprendizado é Firebird + IBExpert, a questão do auto_incremento é algo contornável.
GOSTEI 0
POSTAR