Delphi com paradox

Delphi

18/06/2003

Olá amigos, alguém pode me ajudar?
Tenho 2 tabelas feitas em paradox:
1 tbcliente contem o nome e a matricula de cada funcionario
2 tbfaltas contem o nº de faltas a matricula e data da falta de cada funcioanario.
tenho 2 forms também:
gostaria de que quando eu cadastrar a falta no form2 e digitar a matricula do funcioanrio se não ouver o cadastro de faltas na tbcliente a matricula informada então me abra o form1 tbcliente para ser cadastrado. e se houver a matricula cadastrada ele cadastre sem abrir a janela de cadastro de cliente. Obrigado

Cláudiogyn

Cláudiogyn

Curtidas 0

Respostas

Cal

Cal

18/06/2003

Se eu entendi bem, vc quer que quando for cadastra alguma falta de Nfuncionario o Programa verifique se esse Nfuncionario exista e se existir que cadastre a falta e se não existir que abra o form da tb cliente para cadastrar o funcionario.
faça assim;
digamos que o seu form tenha um botão para confirmar a inclusão da falta;
procedure [b:a522b27a95]Tfrmcadfaltas.[/b:a522b27a95]button1_click(Sender:Tobject);
var searchoptions:tlocateoptions;
locateoptions:boolean;
begin
[b:a522b27a95]frmcadfaltas.tbfaltas[/b:a522b27a95].insert;
searchoptions:=[lopartialkey,locaseinsensitive];
[b:a522b27a95]frmcadclientes.tbcliente[/b:a522b27a95].locate(´matricula´,edit1.text,searchoptions);
if locateoptions then
begin
[b:a522b27a95]frmcadfaltas.tbfaltas[/b:a522b27a95].post;
end
else
begin
messagedlg(´Não há funcionario cadastrado para essa matricula´,mb_error,[mb_ok],0);
[b:a522b27a95]frmcadclientes[/b:a522b27a95].show;
close;
end;
end;

não sei como você construi os seus forms, mas supondo que você deve ter colocad em cada um um dbtable e que fez as conexções corretas
no local em que eu coloque as palavras em negrito substitua pelos nomes que você usou em seus forms.
os metodos de inserção e gravação aqui citados são só para efeito de ilustração(Não estão completos) substitua-os pelos que voce costuma usar.

Espero ter ajudado :)

GOSTEI 0
POSTAR