Delphi DBase - preciso de ajuda

Delphi

11/04/2007

Oi pessoal, vou desenvolver um novo sistema em Delphi e decidi, a principio, fazer as tabelas em DBase pela facilidade e dispensa de necessidade de instalacao de SGBD.

Parece simples mas estou apanhando exatamente pq nao existe um banco de dados, apenas os arquivos .dbf.

Algum de vcs ja fez isso? q componentes usar? :roll:

Desde ja, agradeco a quem puder me ajudar.

Sandrad

Sandrad

Curtidas 0

Respostas

Moura

Moura

11/04/2007

Olá Sandra!

Desenvolvo em Delphi desde a versão 3.0

Se você está começando então eu te dou uma sugestão, não utilize DBase. O DBase era bom para aqueles que programa em Clipper assim como eu há uns 10 anos atrás...

Utilize o Paradox que é nativo do Delphi e utiliza BDE (DBase tambem utilizará BDE). O Paradox é como se diz, é um DBase com um pouco mais de recursos e suporta maiores volumes de dados. Até 2GB em disco.
E para trabalhar com DBase ou Paradox você irá utlizar os componentes da guia BDE que está na barra de componentes do seu DELPHI:
- Primeiro cliar ´ALIAS´ no BDE apontando o caminho do banco de dados
- ´Database´ que será o link do BDE à suas tabelas
- Componente ´Table´ - Acessa tabelas diretamente
- Componente ´Query´ (utilize este) que permite acesso às tabelas e você pode ´customizar´ as operações por meio de SQL.

Analise o seguinte:

[PRÓS]
- Para iniciantes, é excelente para aprendizagem;

[CONTRAS]
- Você se limita em questões de conhecimento;
- Você se limita em questões de recursos de um verdadeiro Banco de Dados;
- Se futuramente quiser migrar suas tabelas para um banco de dados terá grandes dificuldades, praticamente terá de reescrever tudo. Desde o Banco de Dados até codigo-fonte. Acredite, migrar é algo inevitavel, cedo ou tarde terá de fazer isso;

[CONCLUSÕES]
Inicialmente como todos os programadores, aprenda o Firebird, inicie já na versão 2.0. Acredite, com apenas 15 dias de dedicação você aprende como operá-lo e depois pegará gosto pelas facilidades e recursos inestimaveis que ele pode oferecer.
Há tambem o MySQL / Postgres / SQL Server 2005 / Oracle / Todos esses em versões gratuitas.

Comece utilizando componentes de acesso que seja multi-banco, tais como o ZEOSLIB (mais facil de utilizar) ou dbEXPRES. Já se pensou se um dia uma media ou grande empresa te pedir um sistema, para um porte de 300 funcionários on-line. Então chegará a conclusão que um servidor SQL SERVER ou ORACLE será necessário. Com esses componentes de acesso será muito mais facil migrar seu sistema para outro banco de dados mais robusto.

Sucesso e bom trabalho.

GOSTEI 0
POSTAR