Delphi e Interbase
Acabei de instalar o delphi 6 e o Interbase Server, ...., até hoje só usei Delphi 5 e Paradox, preciso de ajuda para aprender a fazer as configurações do Interbase, é urgente ........
Abraço
Abraço
Arc
Curtidas 0
Respostas
Arc
18/01/2004
Preciso pelo menos das configurações iniciais do Interbase Replication Menager e de como começar a criar minhas tabelas
Obrigado
Obrigado
GOSTEI 0
Nigro
18/01/2004
No Clube Delphi à esquerda da página principal tem o link de apostilas... lá tem muita coisa
GOSTEI 0
Arc
18/01/2004
Fala Nigro, blz....
Estou vendo os artigos de Interbase no site do Clubedelphi....
Vc pode me dar alguma dica em relação a qual componente usar para conectar o interbase ao delphi ???
O melhor seria usar os componentes do Interbase mesmo ????
Li uma reportagem sobre os componentes TSQLCOnnection, ClientDataSet e DataSetProvider, como saber qdo e como usá-los ???
Abraço
Estou vendo os artigos de Interbase no site do Clubedelphi....
Vc pode me dar alguma dica em relação a qual componente usar para conectar o interbase ao delphi ???
O melhor seria usar os componentes do Interbase mesmo ????
Li uma reportagem sobre os componentes TSQLCOnnection, ClientDataSet e DataSetProvider, como saber qdo e como usá-los ???
Abraço
GOSTEI 0
Nigro
18/01/2004
Na minha opinião, use FireBird com componentes nativos do Delphi para Interbase.
GOSTEI 0
Arc
18/01/2004
Poderia citar as vantagens do FireBird sobre o Interbase ?
GOSTEI 0
Nigro
18/01/2004
O FireBird é free e sempre vai continuar sendo assim, pois é uma comunidade que toma conta disso, diferente das novas verões do IB, se formos comparar as versões free do IB (6.02) com do FB, no FB foram corrigidos vários erros dee transação que existiam no IB (dialeto 3), mas acho que por ser free já conta muito.
GOSTEI 0
Vinicius2k
18/01/2004
se me permite acrescentar Nigro, estou testando bastante o FB 1.5 desde o RC 4 e além do fato de ser totalmente free, como vc bem mencionou, nesta versão o ganho de desempenho é visível... vc provavelmente concordará...
GOSTEI 0
Arc
18/01/2004
No caso eu usaria o DBExpress ???
GOSTEI 0
Arc
18/01/2004
entrei no site firebase e estou baixando o firebird 1.0, ...., caso queira usar esse bd, vou encontrar artigos para conectá-lo com o delphi ?
GOSTEI 0
Nigro
18/01/2004
vinicius2K e arc e estou plenamente de acordo com vocês.
GOSTEI 0
Arc
18/01/2004
A principio vou migrar para o Interbase, ..., como estou começando, ainda tenho dificuldade para saber quais componentes do DBExpress utilizar para ligar o banco com o delphi
GOSTEI 0
Arc
18/01/2004
Estou com grandes dificuldades, alguem pode me ajudar com a conexão do interbase - dbexpress - delphi 6
GOSTEI 0
Vinicius2k
18/01/2004
Arc,
a arquitetura de ligação é um outro passo que exige decisão, já que vc optou pelo DBExpress vc terá disponíveis duas formas :
TSQLConnection -> TSQLDataSet ->TDataSetProvider->TClientDataSet->TDataSource -> (componentes DataAware)...
ou
TSQLConnection -> TSQLClientDataSet -> TDataSource -> TDataSource -> (componentes DataAware)... (Delphi 6, o SQLClientDataSet foi substituído pelo TSQLSampleQuery)
a diferença entre as duas ligações não está apenas na quantidade de componentes, mas influi em algumas funcionalidades na aplicação... o TSQLClientDataSet incorpora, digamos assim, o TSQLDataSet+TDataSetProvider+TClientDataSet, mas não tem todas as propriedades e eventos que os outros tem em separado.. existe também o aspecto das 3 camadas q daqui pra diante vc vai ouvir falar bastante e a primeira forma de ligação é a ideal...
eu uso a primeira forma, aconselho que use também, mas não é regra... vc pode usar a segunda... ficará a seu critério...
espero ter ajudado...
a arquitetura de ligação é um outro passo que exige decisão, já que vc optou pelo DBExpress vc terá disponíveis duas formas :
TSQLConnection -> TSQLDataSet ->TDataSetProvider->TClientDataSet->TDataSource -> (componentes DataAware)...
ou
TSQLConnection -> TSQLClientDataSet -> TDataSource -> TDataSource -> (componentes DataAware)... (Delphi 6, o SQLClientDataSet foi substituído pelo TSQLSampleQuery)
a diferença entre as duas ligações não está apenas na quantidade de componentes, mas influi em algumas funcionalidades na aplicação... o TSQLClientDataSet incorpora, digamos assim, o TSQLDataSet+TDataSetProvider+TClientDataSet, mas não tem todas as propriedades e eventos que os outros tem em separado.. existe também o aspecto das 3 camadas q daqui pra diante vc vai ouvir falar bastante e a primeira forma de ligação é a ideal...
eu uso a primeira forma, aconselho que use também, mas não é regra... vc pode usar a segunda... ficará a seu critério...
espero ter ajudado...
GOSTEI 0