Delphi e OO
Estou começando a estudar OO em Delphi, só que ainda não está claro pra mim aonde poderei utilizar nas minhas aplicações no dia-a-dia, por exemplo se tenho um objeto O_Clientes, que representa o meu cadastro de clientes, ao invés de criar um método na classe pra incluir, gravar, etc os dados, não é mais fácil simplesmente utilizar os métodos do componente Table como : Post, Append, etc. já que os mesmos estão ligados aos edit no form ?
Edurocha
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
03/08/2004
Colega,
Sim. O modelo RAD (agora RID) utilizado pelo Delphi proporciona maior rapidez no desenvolvimento de software. Em alguns caso, o uso de OO e mais vantajoso na hora de manutenir o sistema. Normalmente, utilizo OO quando tenho maior folga no cronograma, mesmo assim, abro mão de alguma regras de OO para ter maior produtividade.
Sobre OO, veja o fórum: www.oodesign.com.br
Sim. O modelo RAD (agora RID) utilizado pelo Delphi proporciona maior rapidez no desenvolvimento de software. Em alguns caso, o uso de OO e mais vantajoso na hora de manutenir o sistema. Normalmente, utilizo OO quando tenho maior folga no cronograma, mesmo assim, abro mão de alguma regras de OO para ter maior produtividade.
Sobre OO, veja o fórum: www.oodesign.com.br
GOSTEI 0
Tnaires
03/08/2004
O problema do OO em Delphi é q a ferramenta centra as classes do sistema nos Forms e nos componentes. Hmm... alguém saberia alguma maneira de gravar registros por meio do Delphi sem usar componentes de banco de dados?
GOSTEI 0
Bacalhau
03/08/2004
tnaires, a questão é saber o que precisas e que não esteja nos componentes que já existem. Diz o que precisas a mais, para tentar dar a resposta.
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
03/08/2004
O problema do OO em Delphi é q a ferramenta centra as classes do sistema nos Forms e nos componentes. Hmm... alguém saberia alguma maneira de gravar registros por meio do Delphi sem usar componentes de banco de dados?
No site que mencionei anteriormente é amplamente discutido a questão de persistência de dados com tiOPF, DePo, etc.
GOSTEI 0
Tnaires
03/08/2004
tnaires, a questão é saber o que precisas e que não esteja nos componentes que já existem. Diz o que precisas a mais, para tentar dar a resposta.
Desculpe, bacalhau, não entendi...
GOSTEI 0
Edurocha
03/08/2004
Colegas como disse estou começando agora em OO e não está muito claro pra mim aonde devo utilizar OO na programação em Delphi. Será que alguém teria uma aplicação simples em Delphi que utilize OO, comprei 2 livros do assunto mas nenhum traz nos exemplos uma aplicação prática de OO, só mostra exemplos em Delphi de casa, cachorro, carro, etc.
Obrigado !
Obrigado !
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
03/08/2004
Colegas,
As últimas edições da Clube Delphi trazem uma cobertura completa da utilização prática de OO com Delphi.
As últimas edições da Clube Delphi trazem uma cobertura completa da utilização prática de OO com Delphi.
GOSTEI 0