Delphi e OO

Delphi

03/08/2004

Estou começando a estudar OO em Delphi, só que ainda não está claro pra mim aonde poderei utilizar nas minhas aplicações no dia-a-dia, por exemplo se tenho um objeto O_Clientes, que representa o meu cadastro de clientes, ao invés de criar um método na classe pra incluir, gravar, etc os dados, não é mais fácil simplesmente utilizar os métodos do componente Table como : Post, Append, etc. já que os mesmos estão ligados aos edit no form ?

Edurocha

Edurocha

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/08/2004

Colega,

Sim. O modelo RAD (agora RID) utilizado pelo Delphi proporciona maior rapidez no desenvolvimento de software. Em alguns caso, o uso de OO e mais vantajoso na hora de manutenir o sistema. Normalmente, utilizo OO quando tenho maior folga no cronograma, mesmo assim, abro mão de alguma regras de OO para ter maior produtividade.

Sobre OO, veja o fórum: www.oodesign.com.br

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

03/08/2004

O problema do OO em Delphi é q a ferramenta centra as classes do sistema nos Forms e nos componentes. Hmm... alguém saberia alguma maneira de gravar registros por meio do Delphi sem usar componentes de banco de dados?

GOSTEI 0
Bacalhau

Bacalhau

03/08/2004

tnaires, a questão é saber o que precisas e que não esteja nos componentes que já existem. Diz o que precisas a mais, para tentar dar a resposta.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/08/2004

O problema do OO em Delphi é q a ferramenta centra as classes do sistema nos Forms e nos componentes. Hmm... alguém saberia alguma maneira de gravar registros por meio do Delphi sem usar componentes de banco de dados?

No site que mencionei anteriormente é amplamente discutido a questão de persistência de dados com tiOPF, DePo, etc.

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

03/08/2004

tnaires, a questão é saber o que precisas e que não esteja nos componentes que já existem. Diz o que precisas a mais, para tentar dar a resposta.

Desculpe, bacalhau, não entendi...

GOSTEI 0
Edurocha

Edurocha

03/08/2004

Colegas como disse estou começando agora em OO e não está muito claro pra mim aonde devo utilizar OO na programação em Delphi. Será que alguém teria uma aplicação simples em Delphi que utilize OO, comprei 2 livros do assunto mas nenhum traz nos exemplos uma aplicação prática de OO, só mostra exemplos em Delphi de casa, cachorro, carro, etc.

Obrigado !

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

03/08/2004

Colegas,

As últimas edições da Clube Delphi trazem uma cobertura completa da utilização prática de OO com Delphi.

GOSTEI 0
POSTAR