Delphi e Windows 8

Delphi

23/08/2013

Saudações a todos!

Vou contar uma experiência que estou passando neste momento, espero que sirva para alguém que venha a ter o mesmo problema possa talvez encontrar alguma solução, que ainda não encontrei.

Trabalho com o Delphi 7.
Utilizava o Windows XP e não havia problemas nenhum, forma muitos anos sem nenhum problema quanto a instalação do Delphi ou de componentes para ele.

A aproximadamente uns 2 meses atrás atualizei para o Windows 8, na verdade foi uma nova instalação do zero mesmo, antes procurei me informar sobre incompatibilidade e não encontrei nenhum problema sério, então fui em frente.

Trabalhei com o Delphi com os mesmos componentes que utilizava antes, no XP, e não tive nenhum problema durante dois meses.
No dia 21/08/2013, ao fechar o Delphi ele apresentou uma pergunta como se estivesse abrindo ele e não fechando, e detalhe executando como Administrador, o que não foi necessário.

Ontem, 22/08/2013, ele passou a abrir executando como Administrador, ficou aquele escudo ao lado do ícone, e ao abrir o Delphi ele acusou alguns erros que não conseguia abrir os arquivos .bpl que ficam na pasta Project do Delphi (C:\Program Files\Borland\Delphi7\Projects\Bpl), os arquivos estavam no local mas o Delphi insistia em dizer o contrário, a mensagem era a seguinte:
Can't load package C:\Program Files\Borland\Delphi7\Projects\Bpl\JvAppFrmDesign70.bpl.
Não foi possível encontrar o procedimento especificado.

E esta mensagem se repetia com praticamente todos os componentes instalados de terceiros. (ACBR, JEDI, RXLIB, ZipMaster, etc).

Resolvi reinstalar o Delphi, pensei que poderia ser algum arquivo que corrompeu e estava causando estes problemas.
Reinstalei, o Delphi, testei e estava funcionando normalmente.

Comecei a reinstalar os componentes. Comecei com o JEDI, que funcionou. Depois removi o INDY que vem com o Delphi e Instalei o INDY 10, funcionou também. E fui instalando outros componentes, Quando instalei o ACBr, fechei e abri o Delphi ocorreu o mesmo problema.

Verifiquei que os arquivos não estavam realmente no diretório que deveriam estar.

Fiz uma busca pelo computador para encontrar o paradeiro desses e verifiquei que eles foram parar em uma especie de Armazenamento Virtual, uma pasta chamada VirtualStore onde existem pastas que estão na Raiz da unidade C, como Program Files e Windows. Dentro existem as pastas de programas como o Delphi, PSPad, etc. No caminho a seguir (C:\Users\Christiano.WSOFT\AppData\Local\VirtualStore\Program Files\Borland\Delphi7\Projects\Bpl) encontrei os arquivos bpl que o Delphi estava acusando a falta.

Para mim, tudo bem onde o Windows quer colocar os arquivos para funcionar melhor, mas o problema é que ele não repassa essa informação para o Delhi quando precisa carregar este arquivo.

Procurei na internet sobre como Remover essa configuração que faz um aplicativo sempre ser executado como Administrador, alterei as propriedades do atalho, do executável para não abrir como Administrador mas isso não fez diferença, continuou abrindo. Não encontrei nenhuma solução para isto.

Bem, continuando com as tentativas de resolver o problema: Entrei no menu Component, Install Packages, vi que os pacotes do ACBr estavam desmarcados, removi e adicionei todos eles novamente aprontando para o local onde encontrei os arquivos. Não deu muito resultado. Resolvi copiar para o local original(C:\Program Files\Borland\Delphi7\Projects\Bpl), voltei a pegar os pacotes do local original e então abriu o Delphi sem ocorrer os erros novamente.

Outros componentes também apresentaram esse erro então copiei todos os arquivos BPL do Armazenamento Virtual do Windows para a pasta original.

Hoje, quando fui voltar a trabalhar, começou a ocorrer o erro novamente, mas agora com os componentes JEDI, não todos.
Não posso garantir que o problema seja incompatibilidade entre o Delphi 7 e o Windows 8, funcionou sem nenhum problema por 2 meses.

Bem, continuo tentando resolver esses problemas, ainda sou novo com o Windows 8 e estou conhecendo ele aos poucos.

Aos que passarem por algo semelhante, compartilhe sua experiência, as vezes você não terá a solução, mas poderá ajudar muito em encontrar outras possibilidades para resolver problemas semelhantes.

Abraços a Todos!

Deus continue a nos abençoar!

Christiano R. Soares
www.bhdados.com.br
Christiano Soares

Christiano Soares

Curtidas 0

Respostas

Cleverson.

Cleverson.

23/08/2013

Qual versão do Windows vc usa? Eu trabalho com delphi xe, tive problemas ao instalar na versão Single Language, depois atualizei para a versão Pro e resolveu meu problema.
GOSTEI 0
Christiano Soares

Christiano Soares

23/08/2013

Faltou esse detalhe!

Utilizo o Windows 8 Pro, 32bits.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

23/08/2013

windows 7 é ok, mas windows 8, não sabia.
GOSTEI 0
Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

23/08/2013

Já vi problemas parecidos. O que eu faço pra evitar certos problemas de componentes no Windows 8, é sempre instalar em uma pasta própria. Nunca instalo os componentes na pasta Arquivos de Programas ou pastas de usuários, já que ela às vezes são protegidas pelo Windows. Isso vale para o Jedy e o ACBR. Sempre crio uma pasta Componentes, e dentro dela crio as pastas Jedy e ACBR. Confira se a Library Path está apontando para todos os componentes. Outro erro que pode resultar nisso é instalar mais de uma versão do Delphi.
GOSTEI 0
Thiago Henrique

Thiago Henrique

23/08/2013

Olá Christiano, tudo bem?

Quando você vai instalar componentes ou qualquer outro tipo de coisa, é aconselhável fazê-lo como administrador.

No caso no Windows 8, é uma situação que acho muito chata... Já sofri com isso que você está passando com o Delphi! Quando for abrir o Dlphi, clique com o botão direito do mouse e abra-o como Administrador, ai instale os componentes e extensões que desejar. Por que quando instala componentes ele salva arquivos em outros diretórios, etc... Então sem a permissão de Administrador o Delphi não consegue fazer este procedimento de copiar os arquivos...

O que eu fiz para resolver isso de vez foi:

1 - Fui no ".exe" do Delphi que está no diretório onde o Delphi foi instalado, cliquei com o direito do mouse e em "Propriedades".
2 - Depois fui na aba compatibilidade, e lá embaixo marquei a opção "Executar este programa como Administrador".

Então a partir disso, ele sempre vai abrir como administrador.... Espero ter ajudado!

Abras!
GOSTEI 0
Deivison Melo

Deivison Melo

23/08/2013

Boa tarde Christiano,

Tive um problema parecido no delphi 2007 com o windows 8, tive que adicionar o executável do delphi no DEP (Data Execution prevention) do windows.

Caso tenha dúvidas em acessar o DEP, segue link abaixo orientando:

[url]http://windows8themes.org/how-to-disable-data-execution-prevention-in-windows-8.html[/url]

PS. vi que vc é de belo horizonte, estou aqui a trabalho (Hospital Mater Dei)...

Cidade muito boa! Gostei!!!

Abração e bons códigos!!
GOSTEI 0
POSTAR