Delphi multiplataforma?!

Delphi

21/10/2005

Ola, a todos.
Sou programador delphi à uns anitos, e acompanho aqui o forum.
O que que quero saber, apesar de ser um assunto já muito discutido, é o seguinte:

1º O delphi será no futuro uma linguagem multiplataforma (windows e linux)?

2º Se sim, que tecnologia usar para ser multiplataforma, .NET (mono), kylix+delphi ou outra?

3º Em relação aos relatorio, qual a ferramente a apostar? pois no delphi 5 era o Quick report, no delphi 6 o Rave Report, no Delphi 2005 o Cristal Report, a borland tem alguma estratégia?

4º Outra questão é: partindo do o princípio que o delphi será multiplataforma qual o gestor de relatórios a usar para ser multiplataforma?

5º Depois de todas estas mudanças na escolha do gestor de relatórios,
e como parece não saber qual o rumo a seguir, não seria interessante
por o gestor de relatórios como opcional? Pois apesar de pagar o gestor de relatórios incluído a partir da versão profissional, não o uso, uso um gestor de outra empresa, pago também é claro.

6º Será por estas e por outras, que o delphi está tão caro em relação à concorrencia?

7ª Os componentes para ligação ADO, para quem usa o profissional tambem tem que se comprar à parte?

8ª Não seria interessante, o delphi trazer suporte a Postgresql, como traz para outras base de dados? pois também aqui a borland parece um tanto perdida, abre o código do Interbase na versão 6, depois fecha!!!!!!!!!!!!

9ª Como posso fazer para este email chegar a alguém na borland e ter respostas? nota: posso traduzir para ingklês antes de mandar.

Pergunta: O que é que eu pertendo com este conjunto de perguntas e outras que ficaram por fazer?
Resposta: Mostrar a minha profunda desilusão em relação à borland e a sua falta de estratégia.
Outra Resposta: Desabafar.
Outra ainda: Saber se alguém me pode esclarecer.