Delphi Orientado Objetos
Desenvolvo em Delphi já algum tempo sistemas de médio porte de forma ESTRUTURADA, será que vou ter grandes ganhos se passar a utilizar a ORIENTAÇÃO A OBJETOS ?
Em termos de mercado de trabalho este paradigma será obrigatório num futuro próximo.
Como faço p/ começar na Orientação a Objetos, tenho procurado cursos e não encontro.
obrigado,
Eduardo[/b]
Em termos de mercado de trabalho este paradigma será obrigatório num futuro próximo.
Como faço p/ começar na Orientação a Objetos, tenho procurado cursos e não encontro.
obrigado,
Eduardo[/b]
Edurocha
Curtidas 0
Respostas
Casetek
11/11/2003
Faça um curso de Java.
Java é 100¬ orientado a objetos. Vc é obrigado a utilizar todos os conceitos: Herança, polimorfismo, classes...
Não tem como não aprender.
Para fazer um programa simples em Delphi, é perda de tempo, mas se
for um sistema com mais de uma pessoa programando, é muito útil.
Java é 100¬ orientado a objetos. Vc é obrigado a utilizar todos os conceitos: Herança, polimorfismo, classes...
Não tem como não aprender.
Para fazer um programa simples em Delphi, é perda de tempo, mas se
for um sistema com mais de uma pessoa programando, é muito útil.
GOSTEI 0
Labega
11/11/2003
Olha, já que vc nao aprendeu isso ate agora,
pq ir para Java? Continue em Delphi, e utilize o
Delphi.Net, vc vai usar TODOS os seus conhecimentos
existentes, e alem disso tera todo o poder que java tem com muito
+ facilidade e velocidade.
.NET é do kralho. Se vc quiser uma linguagem 100¬
OO, use o C#, vc vera que tem vários pontos comuns
com o Delphi, afinal, foi o mesmo kra que fez.
[]´s
pq ir para Java? Continue em Delphi, e utilize o
Delphi.Net, vc vai usar TODOS os seus conhecimentos
existentes, e alem disso tera todo o poder que java tem com muito
+ facilidade e velocidade.
.NET é do kralho. Se vc quiser uma linguagem 100¬
OO, use o C#, vc vera que tem vários pontos comuns
com o Delphi, afinal, foi o mesmo kra que fez.
[]´s
GOSTEI 0
Rfpsatin
11/11/2003
Desenvolvo em Delphi já algum tempo sistemas de médio porte de forma ESTRUTURADA, será que vou ter grandes ganhos se passar a utilizar a ORIENTAÇÃO A OBJETOS ?
obrigado,
Eduardo[/b]
[b:8337351b9c]Sábia Decisão.[/b:8337351b9c]
Vaiz ter um enorme ganho, tando de produtividade qto de qualidade. Vc vai poder tirar proveito de Reuso de Softwate e muito +.
Não previsa ir p/ Java p/ aprender OO em Delphi, A série A Bíblia do Cantù é apta a lhe ajudar a começar, depois é só ir postando as dúvidas aqui q a gente tenta ajudar no que puder.
Programar em Delphi Estruturadamente é não usar a plenitude do poder de desenvolvimento do Delphi?
Como vc desenvolve teus cadastros? cada um em separado? se usar OO em delphi vc vai poder usar Herança (neste sentido herança visual) p/ criar seus forms de cadastro com base num só. Passará a dar manutenção num só. isto é só um exemplo básico do q a OO é capaz.
Não tem como vc ficar de fora deste paradigma, estude OO e tente aplicar ao Delphi. Portar o q vc já tem feito vai ser um pouco complicado + podesse dar um jeito.
abraço.
GOSTEI 0
Edurocha
11/11/2003
blz, minha intenção é realmente continuar com o Delphi, só me resta uma dúvida trabalho com uma equipe de três pessoas desenvolvendo projetos de médio porte, devo continuar programando Estruturado ou seria mais interessante começar a mudar p/ Orientação a Objetos. Sou totalmente leigo em OO, é que falam tanto nela que as vezes acho que estou dezatualizado.
Obrigado
[]´
Obrigado
[]´
GOSTEI 0
Edurocha
11/11/2003
Ricardo, valeu pela dica já estava de olho neste livro. P/ começar a programar OO no delphi devo conhecer de Análise OO (UML) ou no caso aprenderei tudo de uma vez.
Outra coisa a plataforma .NET é melhor que o Delphi ?
abraços,
abraços,
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
11/11/2003
Colegas,
Sem querer entrar no mérito da salada de conceitos que foi feita nesta thread e respondendo a questão inicial, acredito que vc já deve estar utilizando alguns conceitos de OO. No entanto acho que a forma mais produtiva para você seria fazer o treinamento oficial (programação avançada).
Sem querer entrar no mérito da salada de conceitos que foi feita nesta thread e respondendo a questão inicial, acredito que vc já deve estar utilizando alguns conceitos de OO. No entanto acho que a forma mais produtiva para você seria fazer o treinamento oficial (programação avançada).
GOSTEI 0
Gbastos
11/11/2003
Realmente com OO vc aumenta muito a reusabilidade, sempre q vc começar um novo projeto vc não vai ter q sair do zero, sem contar que a manutenção fica muito mais fácil.
Agora, não sei se seria vantajoso tomar um curso, acho q tem material suficiente na Internet e as dúvidas vc pode tirar aqui.
Algumas sugestões de material:
[url]http://www.dca.fee.unicamp.br/courses/POOCPP/node3.html[/url]
[url]http://www.portugol.hpg.ig.com.br/artigos/oo.html[/url]
[url]http://www.ucb.br/ucbtic/bcc/GES/Lato/ConceitosOO_UCB_pos.pdf[/url]
Se vc souber inglês, recomendo uma lida no
[url=http://equipe.nce.ufrj.br/serra/programacao/Documents/delphi/oplg.pdf]Object Pascal Language Guide[/url], tem um capitulo so de classes e objetos.
Agora, não sei se seria vantajoso tomar um curso, acho q tem material suficiente na Internet e as dúvidas vc pode tirar aqui.
Algumas sugestões de material:
[url]http://www.dca.fee.unicamp.br/courses/POOCPP/node3.html[/url]
[url]http://www.portugol.hpg.ig.com.br/artigos/oo.html[/url]
[url]http://www.ucb.br/ucbtic/bcc/GES/Lato/ConceitosOO_UCB_pos.pdf[/url]
Se vc souber inglês, recomendo uma lida no
[url=http://equipe.nce.ufrj.br/serra/programacao/Documents/delphi/oplg.pdf]Object Pascal Language Guide[/url], tem um capitulo so de classes e objetos.
GOSTEI 0
Rfpsatin
11/11/2003
blz, minha intenção é realmente continuar com o Delphi, só me resta uma dúvida trabalho com uma equipe de três pessoas desenvolvendo projetos de médio porte, devo continuar programando Estruturado ou seria mais interessante começar a mudar p/ Orientação a Objetos. Sou totalmente leigo em OO, é que falam tanto nela que as vezes acho que estou dezatualizado.
Obrigado
[]´
Deves mudar, com certeza, agora, se sua equipe esta acostuma com o desenvovlimento de sistema apenas com UNIT (declarar as funções e procedimentos nela e criar unit´s globais) vai ser um pouco complicado.
A medida q vc´s forem aprendendo OO e começarem a usar o delphi como Builder vc poderá começar por converter suas Unit´s Globais em SuperClasses... classes... e ae vai.
Uma hora a coisa tem q começar, começe já.
abração.
GOSTEI 0
Rfpsatin
11/11/2003
Ricardo, valeu pela dica já estava de olho neste livro. P/ começar a programar OO no delphi devo conhecer de Análise OO (UML) ou no caso aprenderei tudo de uma vez.
abraços,
Análise OO e UML não são a mesma coisa se é q entendi q vc quiz dizer no teu post. UML é uma ´forma´ de vc ´expressar´ os conceitos de OO.
Uma boa é vc pegar a idéia de OO, tendo isso em mente (encapsulamento, herança, polimosfirsmo) ficará + fácil vc trabalhar.
o Delphi tem ferramentas q facilitam o trabalho p/ vc trabalhar com UML. Vc pode usar o Bold, Model Maker (E AGORA POSEIDON FOR UML TB ;-))
Para desenvolver seus diagramas UML e a partir deles gerar código Object Pascal. ë uma mão na roda. VC implementa a Classe nele e ele gera o código dela p/ vc.
PS. Um Bom livro de UML traz a gênese de OO p/ vc começar.
abraço
GOSTEI 0
Aledeol
11/11/2003
Galera,
tenho estudado, muito a orientação a objetos, para poder entender seus conceitos e acredito estar começando a visualizá-los. Mas o q está faltando é o seguinte, não consigo transformar o q aprendo com exemplos do tipo Tservivo é ancestral de Tanimal.
Gostaria de um exemplo real, do tipo um exemplo q empregasse OO em um cadastro de clientes ou qq coisa do gênero, pois eu trabalho é com Bd e não com o reino animal.
Alguem sabe onde eu possa encontrar um fonte de um cadastro de qq coisa feito 100¬ em delphi e tbm em OO?
Obrigado
tenho estudado, muito a orientação a objetos, para poder entender seus conceitos e acredito estar começando a visualizá-los. Mas o q está faltando é o seguinte, não consigo transformar o q aprendo com exemplos do tipo Tservivo é ancestral de Tanimal.
Gostaria de um exemplo real, do tipo um exemplo q empregasse OO em um cadastro de clientes ou qq coisa do gênero, pois eu trabalho é com Bd e não com o reino animal.
Alguem sabe onde eu possa encontrar um fonte de um cadastro de qq coisa feito 100¬ em delphi e tbm em OO?
Obrigado
GOSTEI 0