Delphi para Linux

Delphi

13/09/2012

Oi, galera, olha eu aqui novamente.
Pelo que pesquisei, o Kylix era a ferramenta 'irmã' do Delphi para desenvolver em Pascal para Linux, certo? Mas vi também que parece que ele foi descontinuado.
Com base nisso, qual a solução atualmente para desenvolver para Linux?

Grata.
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Curtidas 0

Respostas

William Costa

William Costa

13/09/2012

o Lazarus...
GOSTEI 0
Deivison Melo

Deivison Melo

13/09/2012

O Lazarus é um projeto que começou pequeno e hoje já tem uma enorme proporção, inclusive vc pode desenvolver também para o windows utilizando ele...

Ele é o sucessor do free-pascal...

Qualquer dúvida, por favor , poste aqui que ajuderemos vc da melhor forma!
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

13/09/2012

Tem uma aplicação aqui na empresa deita em Delphi (atualmente no Delphi XE2), mas precisamos atingir outras plataformas, primeiramente o Linux. Teria como "aproveitar" tudo que já está feito e passar para esse Lazarus?

Grata.
GOSTEI 0
William Costa

William Costa

13/09/2012

Olá Rachel.

Dependendo dos recursos que são usados no XE2, não é assim tão simples essa migração.

Por exemplo, é necessário mudar a forma como é acessado os banco de dados, porque não tem DBEXPRESS no Lazarus...
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

13/09/2012

Poxa, pelo jeito me parece complicado e talvez inviável. Acho que a solução mais prática nesse momento é usar uma máquina virtual com Windows no Linux e rodar os programas originais. Isso dá certo, né?
GOSTEI 0
Bruno Leandro

Bruno Leandro

13/09/2012

Da sim, outra possibilidade seria no linux tentar utilizar um emulador tipo Wine, mas nas proximas versões do delphi já deverá sair o compilador para gerar o executavel linux, pois já esta no roadmap da embarcadero
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

13/09/2012

Nossa, lega. Vou pesquisar sobre como fazer isso com esse Wine (eu realmente não tenho afinidade com o Linux). Obrigada pela dica.
Bom saber que futuramente poderemos ter o Delphi compilando também para Linux.
Obrigada a todos.
GOSTEI 0
POSTAR