Delphi Regiões do Brasil
amigos, queria saber como anda o Delphi não importando a versão, como anda na sua região em termos de reconhecimento profissional, se há instituições de ensino?
Rodrigo Oliveira
Curtidas 0
Melhor post
William
08/07/2014
Olá pessoal, sou apaixonado por Delphi e acabei fazendo a prova básica de certificação nessa ferramenta, mas infelizmente só conheço algumas empresas em Santa Catarina que vivem de desenvolvimento em Delphi e contratam programadores as vezes.
Na minha opinião a Embarcadero acertou muito de um lado mas errou demais em outros, talvez o principal erro seja ter se afastado das instituições de ensino coisa que a microsoft faz questão de fornecer parcerias, na faculdade tínhamos direito a baixar todas as ferramentas da microsoft com licença e tudo mais, eles fazem bem essa parte.
Recentemente conversando com pessoas ligadas a administração das ETECs em São Paulo fiquei sabendo que a embarcadero estava tentando uma aproximação, mas mesmo assim ela não possui um plano de ação como fornecer uma versão exemplo Delphi "Express", ou seja, para estudantes sem cobrança.
Fica minha opinião, em São Paulo a coisa está difícil com Delphi !!!
Na minha opinião a Embarcadero acertou muito de um lado mas errou demais em outros, talvez o principal erro seja ter se afastado das instituições de ensino coisa que a microsoft faz questão de fornecer parcerias, na faculdade tínhamos direito a baixar todas as ferramentas da microsoft com licença e tudo mais, eles fazem bem essa parte.
Recentemente conversando com pessoas ligadas a administração das ETECs em São Paulo fiquei sabendo que a embarcadero estava tentando uma aproximação, mas mesmo assim ela não possui um plano de ação como fornecer uma versão exemplo Delphi "Express", ou seja, para estudantes sem cobrança.
Fica minha opinião, em São Paulo a coisa está difícil com Delphi !!!
GOSTEI 1
Mais Respostas
Ricardo
06/07/2014
Comercialmente um pouquinho atrás de JAVA(infelizmente). Quanto a cursos técnicos diminuiu bastante em ensino superior nem se fala em Delphi.
GOSTEI 0
Eduardo Mendonça
06/07/2014
Comercialmente um pouquinho atrás de JAVA(infelizmente). Quanto a cursos técnicos diminuiu bastante em ensino superior nem se fala em Delphi.
isso mesmo java lidera. não sei o porque uma ferramenta tão facil de usar e bastante pratica como Delphi não ser divulgada no ensino superior
GOSTEI 0
Lucas Rocha
06/07/2014
Pelo menos aqui em SP .. Java,C#, ASP.Net dominam..
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
eu tenho quase certeza que sumiram totalmente. é dificil mesmo achar Delphi em instituições de ensino, superior ou não.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
talvez o principal erro seja ter se afastado das instituições de ensino
um fator importante que realmente fez se distanciar o Delphi de estudantes em geral.
GOSTEI 0
Guilherme
06/07/2014
Não acredito que seja isto. Primeiro as instituições de ensino optam por ferramentas free ou opensource, Java, C, C++ são boas tanto para aprender lógica de programação como uma linguagem de produção. Além que encima destas linguagens existem diversas ferramentas open source gratuitas como o eclipse que auxiliam em muito no desenvolvimento com estas linguagens. O pascal, usando RAD Studio (ou dito Delphi que não é linguagem embora se popularizou assim, o correto seria Object Pascal) é um software proprietário. Imagine um laboratório com dezenas de cópias do DELPHI qual seria o custo para estas instituições ? Assim, o aluno aprende em java, ou C, e quando vai ao mercado aprende com a ferramenta Delphi que é de produção rápida e a linha de aprendizagem é maior. O empregador com certeza terá pelo menos 10 mil para pagar por uma versão Architect ou outras denominações com suporte desta ferramenta.
Claro que existe o FreePascal e Lazarus que é open source e trabalha com Object Pascal, mas acho que é anidna uma ferramenta que não se compara por exemplo ao Eclipse por exemplo ou outras me mesmo porte. E olha que não gosto de Java ou C e sim Object Pascal, mas vejo as potencialidades de cada uma delas.
Acredito que por isso não se tornou tão popular nas instituições, porem é uma ferramenta excelente que muitas empresas utilizam pois embora o custo é alto na compra da licença mais recente, mas se ganha na produção.
Aprenda o que seu coração manda e profissionalize-se bem na ferramenta que escolheu, mas também procure aprender a trabalhar com outras. Vai existir situações que irá requerer conhecimento de uma ou outra, como por exemplo, na situação de interpretação de códigos e as migrações. Quanto mais souber, melhor se destaca e seu empregador irá te ver com outros olhos. Pode ter certeza disso, pois saber nunca é demais.
Abraços a todos.
Claro que existe o FreePascal e Lazarus que é open source e trabalha com Object Pascal, mas acho que é anidna uma ferramenta que não se compara por exemplo ao Eclipse por exemplo ou outras me mesmo porte. E olha que não gosto de Java ou C e sim Object Pascal, mas vejo as potencialidades de cada uma delas.
Acredito que por isso não se tornou tão popular nas instituições, porem é uma ferramenta excelente que muitas empresas utilizam pois embora o custo é alto na compra da licença mais recente, mas se ganha na produção.
Aprenda o que seu coração manda e profissionalize-se bem na ferramenta que escolheu, mas também procure aprender a trabalhar com outras. Vai existir situações que irá requerer conhecimento de uma ou outra, como por exemplo, na situação de interpretação de códigos e as migrações. Quanto mais souber, melhor se destaca e seu empregador irá te ver com outros olhos. Pode ter certeza disso, pois saber nunca é demais.
Abraços a todos.
GOSTEI 0
Wilton Júnior
06/07/2014
Aqui na região de São José do Rio Preto -SP é raro encontrar programador na área de delphi, o Java e C# dominam. Trabalho em um empresa de desenvolvimento de Software e utilizamos somente Delphi.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
Guilherme, blz? só não entendo uma questão, antes tinha o "Delphi" nas faculdades, as linceças eram bem mais em conta ou existia um desconto? pq até hoje não permanece?
e aew Wilton, é praticamente uma ilha isolada hein, quais versões do Delphi?
e aew Wilton, é praticamente uma ilha isolada hein, quais versões do Delphi?
GOSTEI 0
Wilton Júnior
06/07/2014
No meu trabalho eu uso delphi 2007 mas nos meu trabalhos pessoais uso o delphi XE6.
Nos meu trabalhos pessoais procuro sempre tah acompanhando as novas versão do delphi.
Nos meu trabalhos pessoais procuro sempre tah acompanhando as novas versão do delphi.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
mas na sua cidade e cidades vizinhas existe muito mercado então...na empresa em que trabalha, ninguem pensa em mudar de tecnologia?
GOSTEI 0
Wilton Júnior
06/07/2014
Ninguem pensa em mudar de tecnologia, pois a que estamos usando funciona bem e já estamos práticos e acostumado com a tecnologia, qualquer problema é mais facil resolver com que estamos lidando do que pegar uma nova tecnologia e ter que corrrer para resolver.
Mas ha um projeto para migrar os nossos fontes que hj é no 2007 para xe6.
Mas ha um projeto para migrar os nossos fontes que hj é no 2007 para xe6.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
nesse caso fica mais simples, só muda a versão. legal a empresa manter-se fiel ao Delphi.
GOSTEI 0
Claudio Ferreira
06/07/2014
Guilherme, blz? só não entendo uma questão, antes tinha o "Delphi" nas faculdades, as linceças eram bem mais em conta ou existia um desconto? pq até hoje não permanece?
No meu tempo de faculdade ainda não existia Delphi, existia o Turbo Pascal, Turbo C que tinha nas faculdades, eles eram bem mais baratos, tive aula com eles mas já trabalhava com Turbo Pascal até antes de entrar para a facul.
Não sei dizer se o Delphi entrou nas faculdades pois me formei e não tive informações, provavelmente entrou e ficou por algum tempo pois o Delphi 1.0 foi lançado em 1995 e o JAVA só chegou forte no Brasil por volta de 1999 com a febre dos sites .COM e Nasdaq.
e mais um pouco pra frente o PHP que também ganhou muito mercado e concorre hoje com Java.
Posso dizer que o Delphi na versão 1.0 já era um produto caro para o padrão da época, digo em comparação com softwares existentes e já era bem mais caro em relação ao Visual Studio que era com quem concorria diretamente.
mais o bicho era bom demais para a época !! (e ainda é hoje) nossa era sonho de consumo, Visual Studio não chegava aos pés dele.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
hehehehe, legal, rapaz vc é dos primordios, hehehe, historia interessante.
GOSTEI 1
Guilherme Wiethaus
06/07/2014
Desculpe não ter respondido a tempo. Me recordo agora que antigamente nas primeiríssimas versões tais como o 7 existia na faculdades, porem de lá para cá a política das empresas que desenvolveram o Delphi iam mudando de acordo com a empresa que se formava: Embarcadero, Code Gear, Borland, e por ai vai. Hoje a ferramenta é muito mais robusta, permitindo quase que uma boa integração com dispositivos moveis integrando tudo numa única ferramenta (embutir tudo num pacote só por assim dizer). Isto por sua vez demandou custo de projeto e suporte muito alto (fragmentar em várias ferramentas de acordo com a sua necessidade do desenvolvedor não mais se tornou interessante para a empresa ou para a comunidade) e por sua vez a politica de distribuição e preços. Acredito que deva ser um pouco disto.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
Eu acho que a empresa deveria rever alguns conceitos, principalmente para estudantes.
GOSTEI 0
Guilherme Wiethaus
06/07/2014
Sem dúvida poderia. Considerando-se alto custo do produto que não é para qualquer um, seja para um mero hobista, curioso ou um pequeno empresariado que estão iniciando um negócio. Além do mais que este país tem muita gente de talento e não são aproveitados devidamente. Até lá, como dizia "O Velho Deitado": ficamos chupando dedo!
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
O que a gente vê, a Microsoft, pelo contrario, investe nisso, com tudo: software, treinamento(online), um portal monstruoso com muita informação, não tenho muitas informações sobre a empresa que cuida do Delphi, mas realmente é de espantar como ainda está viva.
GOSTEI 0
Francisco Matos
06/07/2014
Sinceramente Falando em Delphi apesar de ta tentando entra na área já estou pensando e desistir no propio site da devimidia já esta tendo pouco temas de criações recentes. no meu perfil só tenho de 2009 basta olha no cursos de Delphi olhe vcs mesmo se ha criação em 2013, em diante ou seja esta ficando escaço o conteúdo sobre delph
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
Infelizmennte, considero isso um reflexo das politicas adotadas pela propria empresa, sem estimulos para comunidade. tipo: compre e se vire para desenvolver.
GOSTEI 0
Francisco Matos
06/07/2014
Olha Revendo meu perfil estou praticamente saindo do Delphi comecei a assistir umas videos aulas sobre java no entanto quando olhei o inicio do curso fiquei Triste Porque o mesmo Já vai Fazer um Ano é ainda não acabou se o aluno demora um ano para cria um aplicação em java ele Vai More de Fome.
estava tentando aprender com Delphi 7 comecei no princípio com o Banco de dados que nunca termina ou seja tem 4 meses rolando no Bancos de dados imagina quando termina não sei mas nada. Dai já da Para tira as conclusões
estava tentando aprender com Delphi 7 comecei no princípio com o Banco de dados que nunca termina ou seja tem 4 meses rolando no Bancos de dados imagina quando termina não sei mas nada. Dai já da Para tira as conclusões
GOSTEI 0
Claudio Ferreira
06/07/2014
O aprendizado em qualquer linguagem hoje em dia é demorado. Mas há algumas linguagens em que tempo de aprender é mais curto que outras, mas todas levam algum tempo para você se sentir confortável e ter a segurança em dizer que sabe programar tal linguagem e fazer um sistema sozinho por exemplo. Já ouviu falar em curva de aprendizado ? é isso.
E mesmo aqueles que sabem muito sobre uma linguagem, a cada dia aprendem um pouco mais, porque é impossível se saber TUDO de um framework, IDE, compilador, linguagem, etc..
Então o aprendizado é contínuo, nunca acaba e o ideal é experimentar logo tudo o que se aprende seja fazendo programas experimentais apenas para aprendizado e não se importar se no início as coisas não saem muito a contento, mas a busca incessante pelo resultado faz toda a diferença no aprendizado.
A pessoa que for ingressar nessa área e não se enquadrar com esse pensamento que estará sempre aprendendo e construindo coisas novas não está pronto para a área. Porque a estagnação é prima do fracasso e do atraso na área de desenvolvimento.
E mesmo aqueles que sabem muito sobre uma linguagem, a cada dia aprendem um pouco mais, porque é impossível se saber TUDO de um framework, IDE, compilador, linguagem, etc..
Então o aprendizado é contínuo, nunca acaba e o ideal é experimentar logo tudo o que se aprende seja fazendo programas experimentais apenas para aprendizado e não se importar se no início as coisas não saem muito a contento, mas a busca incessante pelo resultado faz toda a diferença no aprendizado.
A pessoa que for ingressar nessa área e não se enquadrar com esse pensamento que estará sempre aprendendo e construindo coisas novas não está pronto para a área. Porque a estagnação é prima do fracasso e do atraso na área de desenvolvimento.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
Olha Revendo meu perfil estou praticamente saindo do Delphi comecei a assistir umas videos aulas sobre java no entanto quando olhei o inicio do curso fiquei Triste Porque o mesmo Já vai Fazer um Ano é ainda não acabou se o aluno demora um ano para cria um aplicação em java ele Vai More de Fome.
Complicado.
GOSTEI 0
Rodrigo Oliveira
06/07/2014
O aprendizado em qualquer linguagem hoje em dia é demorado. Mas há algumas linguagens em que tempo de aprender é mais curto que outras, mas todas levam algum tempo para você se sentir confortável e ter a segurança em dizer que sabe programar tal linguagem e fazer um sistema sozinho por exemplo. Já ouviu falar em curva de aprendizado ? é isso.
Claudio, deve-se respirar aquilo que se deseja, principalmente tecnologia, desenvolvimento.
GOSTEI 0