delphi x interbase
Olá a todos!
Eu não tinha o Interbase 7 instalado no computador, peguei um arquivo chamado Teste.gdb em outra máquina e usei o BDE para conectá-lo funcionou tudo bem...(mesmo sem ter o interbase)
Instalei o Interbase 7... quando você entra no IBConsole ele automáticamente abre o IBServer num ícone perto do relógio...
fechei o IBserver e o IBConsole e fui testar a mesma aplicação usando o mesmo arquivo (Teste.gdb) com o BDE as seguintes mensagens de erro apareceram:
.Unknown user name or password.
.unavailable database.
.Alias: db_Teste.
Precisei conectar novamente o IBConsole e o IBServer para poder a aplicação funcionar novamente...
-Gostaria de saber se agora que instalei o Interbase tenho que ativar o IBserver toda vez que eu for utilizar algum arquivo criado pelo Interbase e não só o BDE(como antigamente)?
-E se eu enviar o ´Aplicativo´ para outra máquina que não tenha o Interbase vai funcionar?
Uso Windows 98 e D6.
Obrigado.
Eu não tinha o Interbase 7 instalado no computador, peguei um arquivo chamado Teste.gdb em outra máquina e usei o BDE para conectá-lo funcionou tudo bem...(mesmo sem ter o interbase)
Instalei o Interbase 7... quando você entra no IBConsole ele automáticamente abre o IBServer num ícone perto do relógio...
fechei o IBserver e o IBConsole e fui testar a mesma aplicação usando o mesmo arquivo (Teste.gdb) com o BDE as seguintes mensagens de erro apareceram:
.Unknown user name or password.
.unavailable database.
.Alias: db_Teste.
Precisei conectar novamente o IBConsole e o IBServer para poder a aplicação funcionar novamente...
-Gostaria de saber se agora que instalei o Interbase tenho que ativar o IBserver toda vez que eu for utilizar algum arquivo criado pelo Interbase e não só o BDE(como antigamente)?
-E se eu enviar o ´Aplicativo´ para outra máquina que não tenha o Interbase vai funcionar?
Uso Windows 98 e D6.
Obrigado.
Anonymous
Curtidas 0
Respostas
Anonymous
02/04/2003
>> Eu não tinha o Interbase 7 instalado no computador, peguei um
>> arquivo chamado Teste.gdb em outra máquina e usei o BDE para
>> conectá-lo funcionou tudo bem...(mesmo sem ter o interbase)
Acredito que vc esteja enganado. Não é possível para o BDE abrir um arquivo GDB sem ter o Interbase instalado. Deveria haver alguma versão do IB instalado.
>> Instalei o Interbase 7... quando você entra no IBConsole ele
>> automáticamente abre o IBServer num ícone perto do relógio...
>> fechei o IBserver e o IBConsole e fui testar a mesma aplicação
>> usando o mesmo arquivo (Teste.gdb) com o BDE as seguintes
>> mensagens de erro apareceram:
>> .Unknown user name or password.
>> .unavailable database.
>> .Alias: db_Teste.
Isto se dá pq vc terminou o Interbase Server. Assim não é possível acessar o arquivo GDB
>> Precisei conectar novamente o IBConsole e o IBServer para poder a
>> aplicação funcionar novamente...
Pois é!
>> -Gostaria de saber se agora que instalei o Interbase tenho que ativar
>> o IBserver toda vez que eu for utilizar algum arquivo criado pelo
>> Interbase
SIM!!
>> e não só o BDE(como antigamente)?
NÃO! como disse, vc está enganado. deveria haver ao menos o Interbase ´desktop´ instalado antes!
>> E se eu enviar o ´Aplicativo´ para outra máquina que não tenha o
>> Interbase vai funcionar?
NÃO!!
Abraço
>> arquivo chamado Teste.gdb em outra máquina e usei o BDE para
>> conectá-lo funcionou tudo bem...(mesmo sem ter o interbase)
Acredito que vc esteja enganado. Não é possível para o BDE abrir um arquivo GDB sem ter o Interbase instalado. Deveria haver alguma versão do IB instalado.
>> Instalei o Interbase 7... quando você entra no IBConsole ele
>> automáticamente abre o IBServer num ícone perto do relógio...
>> fechei o IBserver e o IBConsole e fui testar a mesma aplicação
>> usando o mesmo arquivo (Teste.gdb) com o BDE as seguintes
>> mensagens de erro apareceram:
>> .Unknown user name or password.
>> .unavailable database.
>> .Alias: db_Teste.
Isto se dá pq vc terminou o Interbase Server. Assim não é possível acessar o arquivo GDB
>> Precisei conectar novamente o IBConsole e o IBServer para poder a
>> aplicação funcionar novamente...
Pois é!
>> -Gostaria de saber se agora que instalei o Interbase tenho que ativar
>> o IBserver toda vez que eu for utilizar algum arquivo criado pelo
>> Interbase
SIM!!
>> e não só o BDE(como antigamente)?
NÃO! como disse, vc está enganado. deveria haver ao menos o Interbase ´desktop´ instalado antes!
>> E se eu enviar o ´Aplicativo´ para outra máquina que não tenha o
>> Interbase vai funcionar?
NÃO!!
Abraço
GOSTEI 0
Accsjee
02/04/2003
Desconheço alguma opção de acessar o GDB sem o InterbaseServe
O que pode ter acontecido é uma confusão...(menos vc ter acessado este arquivo).
quanto as mensagens de erro, a 1ª é que vc ñ informou o nome de usuário e senha(usuário=SYSDBA, senha=masterkey) a 2ª, não informou o nome do database.
O que pode ter acontecido é uma confusão...(menos vc ter acessado este arquivo).
quanto as mensagens de erro, a 1ª é que vc ñ informou o nome de usuário e senha(usuário=SYSDBA, senha=masterkey) a 2ª, não informou o nome do database.
GOSTEI 0
Zenner
02/04/2003
Também tive esse problema e matei a charada! O Interbase ou firebird é istalado, porém não é definido o usuario e senha pra ele. Ele fica perdido sem saber qual é o usuário master..
Vá no prompt de comando, entre na pasta raiz do Firebird ou Interbase e digite
C:\Arquivos de programas\Firebird> [b:440eeb86d9]SET ISC_USER=SYSDBA[/b:440eeb86d9]
C:\Arquivos de programas\Firebird> [b:440eeb86d9]SET ISC_PASSWORD=masterkey[/b:440eeb86d9]
Pronto... Acesse seu aplicativo, ou delphi ou ibexpwert ou qualquer coisa que agora funcionará..
Vá no prompt de comando, entre na pasta raiz do Firebird ou Interbase e digite
C:\Arquivos de programas\Firebird> [b:440eeb86d9]SET ISC_USER=SYSDBA[/b:440eeb86d9]
C:\Arquivos de programas\Firebird> [b:440eeb86d9]SET ISC_PASSWORD=masterkey[/b:440eeb86d9]
Pronto... Acesse seu aplicativo, ou delphi ou ibexpwert ou qualquer coisa que agora funcionará..
GOSTEI 0
Afarias
02/04/2003
|Também tive esse problema e matei a charada! O Interbase ou firebird
|é istalado, porém não é definido o usuario e senha pra ele. Ele fica
|perdido sem saber qual é o usuário master..
desculpe, mas isto nào está correto.
|Vá no prompt de comando, entre na pasta raiz do Firebird ou Interbase
|e digite
|C:\Arquivos de programas\Firebird> SET ISC_USER=SYSDBA
|C:\Arquivos de programas\Firebird> SET ISC_PASSWORD=masterkey
ISC_USER e ISC_PASSWORD são variáveis de ambiente que definem um usuário/senha padrão para ser utilizado pelas ferramentas do IB (as ferramentas de linha de comando)
|Pronto... Acesse seu aplicativo, ou delphi ou ibexpwert ou qualquer coisa
|que agora funcionará..
Isto não se extende a qualquer ferramenta do IB ou aplicação feita em qualquer linguagem que seja (mesmo q possa ser utilizado) e não define qual o ´usuário master´
T+
|é istalado, porém não é definido o usuario e senha pra ele. Ele fica
|perdido sem saber qual é o usuário master..
desculpe, mas isto nào está correto.
|Vá no prompt de comando, entre na pasta raiz do Firebird ou Interbase
|e digite
|C:\Arquivos de programas\Firebird> SET ISC_USER=SYSDBA
|C:\Arquivos de programas\Firebird> SET ISC_PASSWORD=masterkey
ISC_USER e ISC_PASSWORD são variáveis de ambiente que definem um usuário/senha padrão para ser utilizado pelas ferramentas do IB (as ferramentas de linha de comando)
|Pronto... Acesse seu aplicativo, ou delphi ou ibexpwert ou qualquer coisa
|que agora funcionará..
Isto não se extende a qualquer ferramenta do IB ou aplicação feita em qualquer linguagem que seja (mesmo q possa ser utilizado) e não define qual o ´usuário master´
T+
GOSTEI 0