Desativar um Botao caso a tabela estaja vazia
Coloquei um botão chamado ´Excluir´ para fazer a exclusão de registros de uma tabela, mas se eu clicar nele e a tabela não contiver nenhum registro, da um erro. Tem como desativar este botão em tempo de excução quando a tabela estiver sem nehum registro.
Vispo
Curtidas 0
Respostas
Debug
17/04/2004
procedure TMasterCad.ToolBar_Botoes( Inserindo : Boolean = True); begin TBNovo .Enabled := not Inserindo; TBEditar.Enabled := (not Inserindo) and (not TabelaMaster.IsEmpty); TBCancelar.Enabled := Inserindo; TBApagar.Enabled := (not Inserindo) and (not TabelaMaster.IsEmpty); TBSalvar.Enabled := Inserindo; TBLocalizar.Enabled := not Inserindo; TBFechar.Enabled := not Inserindo; end; procedure TMasterCad.DSTabelaMasterStateChange(Sender: TObject); begin inherited; ToolBar_Botoes(State_Insert(TabelaMaster)); end;
GOSTEI 0
Maxadens
17/04/2004
A alternatica seria não desabilitar o botão e sim, exibir uma mensagem
Coloque o seguinte comando no botão excluir
if TABELA.recordcount=0 then
application.messagebox(´Não existe registro para excluir!´,´Aviso´,mb_Iconexclamation)
else
TABELA.delete;
obs: Não sei se todas as palavras estão escritar corretamente pois estou se Delphi aqui no momento. Mas tenho certeza que é isso ai e funciona.
Coloque o seguinte comando no botão excluir
if TABELA.recordcount=0 then
application.messagebox(´Não existe registro para excluir!´,´Aviso´,mb_Iconexclamation)
else
TABELA.delete;
obs: Não sei se todas as palavras estão escritar corretamente pois estou se Delphi aqui no momento. Mas tenho certeza que é isso ai e funciona.
GOSTEI 0
Lucas Silva
17/04/2004
Ao inves de usar TABELA.recordcount = 0 eu acho melhor usar TABELA.IsEmpty.
fica bem mais rápido, seu programa.
fica bem mais rápido, seu programa.
GOSTEI 0
Lindomir
17/04/2004
if tabela.isEmpty them
botao.Enabled := false;
botao.Enabled := false;
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
17/04/2004
botao.enabled := not tabela.isempty;