descobrindo o tipo do arquivo sem olhar a extensão

Delphi

21/08/2003

Alguém sabe como descobrir o tipo de um arquivo sem olhar a extensão dele ? existe algum componente ou função que faça isso ?
existe alguma forma de fazer isso ?

Eu não quero olhar a extensão para prever eventuais renomeações indevidas ...

obrigado

Silvermask

Silvermask

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

21/08/2003

se vc está querendo saber um tipo de arquivo específico, basta conhecer sua ´construção´ q poderá implementar uma rotina para ´reconhecimento´

de outra forma, não existe uma função q ´descubra´ qual o tipo de qualquer aquivo existente.

T+

GOSTEI 0
Rômulo Barros

Rômulo Barros

21/08/2003

Utilize a função:

ExtractFileExt();

GOSTEI 0
Cebikyn

Cebikyn

21/08/2003

Alguém sabe como descobrir o tipo de um arquivo [b:8aaa7c0ee4]sem olhar a extensão dele?[/b:8aaa7c0ee4]

[quote:8aaa7c0ee4=´Undeclared Identifier´]Utilize a função:

ExtractFileExt();[/quote:8aaa7c0ee4]

ExtractFileExt() => Retorna uma [i:8aaa7c0ee4]string[/i:8aaa7c0ee4] com a extensão do arquivo... :!:

GOSTEI 0
Basilio.sp

Basilio.sp

21/08/2003

Caro silvermask,

Complementando a resposta de afarias, aqui vão alguns exemplos:

- arquivos ´zipados´ começam com o string ´PK´#0304;
- arquivos Bitmap começam com o string ´BM´;
- arquivos AVI começcam com o string ´RIFF´ (geralmente quando compactados de alguma forma);
- arquivos jpeg começam como string ´ ´139´ ´162´ ´16´JFIF´

O problema é que ninguém pode me garantir que esses padrões sejam fixos pois sua aplicação (ou qualquer outra) poderia criptografar estas informações ou ainda, nada impediria que um arquivo teste iniciasse com o string ´BM´ alguma coisa.

Seria possível, de fato, criar uma rotina deste tipo, se você conseguisse seguramente determinar qual o tipo de arquivo você está lendo.

Creio que, neste caso, você estaria reinventando a roda, mas, de qualquer maneira, boa pesquisa.

GOSTEI 0
POSTAR