Destacar o aniversário de um aluno ao abrir programa
Olá! eu estou tentando fazer um programa em que registro alunos e suas datas de aniversário num campo date, mas eu gostaria de que quando eu iniciasse o programa fosse destacado quem está de aniversário naquele dia. é possivel fazer isso? E como pode ser feito. pode ser feito com banco de dados paradox? Agradeço qualquer ajuda. Obrigado!
Jorgerock
Curtidas 0
Respostas
Slack
28/05/2004
claro q pode veio.. eh facil .. eu nunca mexi com paradox.. uso access.. mas vc cria uma tabela.. com 2 campos.. Nome e Data.. dae na hr q inicar o programa tu faz um codigo . pra v c no registro tem algum dia q eh igual a hj.. tipo algum dia e mes.. :-)
GOSTEI 0
Jorgerock
28/05/2004
Obrigado, mas não ajudou muito. eu queria saber como seria esse código. mas valeu pela ajuda! alguem pode me ajudar com esse código?
GOSTEI 0
Macario
28/05/2004
Ola programador, bom dia.
A diversas maneiras de se fazer isso, tudo ira depender da utilidade a qual destinara as informações.
vou lhe passar duas formas:
[b:5c889efb61]1º Modo (o mais facil).[/b:5c889efb61]
2º Modo
Insira um componente TTable (paleta BDE), no seu DM.
e no evento onShow do form no qual ira mostrar as informações inclua este codigo
espero que ajude
qualquer duvida estamos aqui.
A diversas maneiras de se fazer isso, tudo ira depender da utilidade a qual destinara as informações.
vou lhe passar duas formas:
[b:5c889efb61]1º Modo (o mais facil).[/b:5c889efb61]
[color=green:5c889efb61]
Insira um componente TQuery (paleta BDE), no seu DM.
Na propriedade SQL inclua o seguinte codigo
Select * from nome_da_tabela
Where Data_nascimento = Date[/color:5c889efb61]
2º Modo
Insira um componente TTable (paleta BDE), no seu DM.
e no evento onShow do form no qual ira mostrar as informações inclua este codigo
[color=green:5c889efb61]
Dm.TbClientes.First;
while not Dm.TbClientes.Eof do
begin
if Dm.TbClientes.FieldByName(´DatNiver´).AsString = date then
begin
TbTemp.Append;
TbTemp.FieldByName(´codigo´).AsInteger := Dm.TbClientes.FieldByName(´codigo´).AsInteger;
TbTemp.FieldByName(´nome´).AsString := Dm.TbClientes.FieldByName(´Nome´).AsString;
{e os demais campos.....}
TbTemp.Post;
end;
Dm.TbClientes.Next;
end;[/color:5c889efb61]
espero que ajude
qualquer duvida estamos aqui.
GOSTEI 0
Edilcimar
28/05/2004
coloque no form principal a table de cadastro de pessoas e ou criar este form coloque a tabela filtered := true e no onfilterrecord coloque
accept := dataset[´nascimento´] = date() -> isto se o campo nascimento estiver como data
depois mostre um stringgrid ou dbgrid e lá estarão os anivesariantes com nascimento igual a data atual
accept := dataset[´nascimento´] = date() -> isto se o campo nascimento estiver como data
depois mostre um stringgrid ou dbgrid e lá estarão os anivesariantes com nascimento igual a data atual
GOSTEI 0