Deve guardar Imagem no Banco de Dados ?? Opniao

Delphi

08/10/2003

Estou fazendo um sistema para supermercado. Retaguarda e Frente de Loja (PDV), no cadastro de produtos estou armazenando as fotos (JPG) no banco de dados FireBird.

As fotos tem em media 30k, armazenadas no banco de dados para na hora que o produto for ser vendido no PDV nos caixas a imagem delas sejam apresnetadas.

O servidor é um Pentium IV 2.53 com 1GB de RAM
as estações Celeron 2000 com 256 Mb de ram

Gostaria de uma opnião mais concreta, pois estou iniciando no delphi/FireBird, estou vindo do Clipper/Dbase

Junior (Emery)

Emery

Emery

Curtidas 0

Respostas

Xspiderx

Xspiderx

08/10/2003

Caro Ermery,

Eu não faria desta forma, embora tenha um servidor bastante eficiente, mas isso iria depender bastante do tráfico da rede. Neste caso teria que ter uma rede altamente configurada.
Bom, deixa de encher lenguiça e vamos para o que interessa..
Seria interessante utilizar um esquema em que vc venha gravar no banco de dados somente o PATH da imagem e sua aplicação faça o resto. Nas minhas aplicações que contém imagens utilizo sempre este recurso. Tenho bastante cliente com micros não muito robustos e não tenho tido dor de cabeça.

Boa Sorte.

GOSTEI 0
Rafaelunp

Rafaelunp

08/10/2003

Amigos,

Estou com o mesmo problema, sendo que a aplicação é bem menor....

Tenho um simples cadastro de alunos, somente para controle pessoal de um funcionário de uma escola... Ele quer armazenar as fotos desses alunos. Estou na duvida se coloco no banco ou numa pasta e salvo apenas o nome do arquivo no banco.
No caso o programa teria apenas umas 3 tabelas (é pequeno mesmo), e estou fazendo com Interbase. Imagino que o computador do usuário também não seja lá essas coisas...
o que os senhores acham??

GOSTEI 0
Werlon Goulart

Werlon Goulart

08/10/2003

Eu, particularmente, colocaria no Banco mesmo as imagens dos produtos.

Ate pq seriam muitas imagens mas de um tamanho bem reduzido, o q iria comprometer seria se Muitas imagens fossem transferidas pro caixa ao mesmo tempo, e como isto nao vai acontecer pois vai passar um produto por vez (Claro q em varios caixas...), da pra fazer.

No banco fica ate mais seguro pois quando fizer backup todas as imagens vao junto e vc nao vai precisar fazer backup´s separados do Banco e das Imagens.
E depois se o problema é trafegar as imagens pro caixa, gravadas no banco ou nao, elas terao q passar na rede pra chegar no caixa, a nao se q vc coloque TODAS as imagens localmente. Entao no Banco tem mais vantagens e menos Desvantagens...

Vc vai ter um crescimento maior q o normal no banco pelo fato de usar as imagens, mas vai ter mais confianca. (é minha opinião...).

Eu tenho um sistema Agropecuario onde as imagens dos Animais sao gravados no banco, mas como apenas um registro pode ser editado por vez, o form é super rapido..... E olha q pode ate usar BMP....

Mas o melhor é vc fazer testes ai na SUA rede, com Seus dados e com Suas maquinas, assim vc tira qquer duvida.

Um Abraço
Werlon Goulart

GOSTEI 0
POSTAR