Dica de modelagem

Delphi

26/09/2009

Olá Pessoal, boa tarde.

tenho a seguinte situação, tenho um pedido de venda que gera a minha nota fiscal, só que surgiu a seguinte dúvida, Exemplo:

quando eu gero a NF com as informações do pedido, preciso ter um vínculo entre o pedido e a nota Fiscal, pra saber que a nota fiscal X foi gerado do pedido Y.

Pergunta, vcs colocam o numero do pedido na nota Fiscal pra identificar o pedido na nota. ou fazem o contrário, gravam o numero da Nota no pedido ?

Obrigado.


João carvalho


Jgscarvalho

Jgscarvalho

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

26/09/2009

Olhando assim... sem levar em conta os diversos aspectos envolvidos no problema (requisitos) então TANTO FAZ.

Na minha experiência, geralmente, o número do pedido na NF. Mas os requisitos é q mandam... ex: E se uma nota pode ser resultado de mais de 1 pedido? ou, e se 1 pedido pode gerar mais de 1 nota? Para cada resposta muda a modelagam.


T+


GOSTEI 0
Jgscarvalho

Jgscarvalho

26/09/2009

Blz Afarias ?

Então, no meu caso um pedido gera apenas uma Nota, eu tb já usava gravar o pedido na Nota, daí se no futuro precisar gerar mais de uma nota por pedido, já fica tranquilo.


Outra questão, eu costumo usar duas tabelas pra gravar as Notas Fiscais de compra e de venda, já muita gente usando apenas uma tabela e identificar a nota por um tipo de nota (ENTRADA/SAIDA).

Como vcs costumam usar ?

Obrigado.

[]´s

João Carvalho


GOSTEI 0
Afarias

Afarias

26/09/2009

Outra questão, eu costumo usar duas tabelas pra gravar as Notas Fiscais de compra e de venda, já muita gente usando apenas uma tabela e identificar a nota por um tipo de nota (ENTRADA/SAIDA). Como vcs costumam usar ?


Se os requisitos não justificarem uma ou outra escolha, então as 2 servem do mesmo jeito.

Em geral, particularmente, opto por apenas 1 tabela.


T+


GOSTEI 0
Jgscarvalho

Jgscarvalho

26/09/2009

Legal Afarias, é mais ou menos isso mesmo, sempre usei uma tabela, mais é sempre bom ver como os colegas estão fazendo.

Outra questão importante é, a tabela de parâmetros do sistema.

vcs usam os campos como coluna, ou como registro ?

Exemplo:

Como Coluna:
 CD_CLIENTEPADRAO
 CD_VENDEDORPADRAO
 PC_JUROSDIARIO
 PC_MORA
 NM_IMPRESSORA_NF
 ...



Como registro:
  ID  NM_COLUNA          VL_COLUNA
  01  CD_CLIENTE          123456
  02  CD_VENDEDOR      00001
  03  PC_JUROSDIARIO  10¬
  ...


Como vcs usam, e porque, quais as vantagens e desvantagens na sua opinião.


Obrigado.

[]´s

João Carvalho


[/code]


GOSTEI 0
Jgscarvalho

Jgscarvalho

26/09/2009

Ops, corrigindo o que digitei acima, eu sempre usei duas tabelas, troquei as coisas. rsrs


GOSTEI 0
Afarias

Afarias

26/09/2009

|Outra questão importante é, a tabela de parâmetros do sistema.
|vcs usam os campos como coluna, ou como registro ?

Como registro. Vantagem: fácil adicionar/modificar parâmetros



T+


GOSTEI 0
Jgscarvalho

Jgscarvalho

26/09/2009

hunn, pode ser a melhor forma, mais pensando no meu caso aqui.

em um sistema n-tier, ficar buscando essas informações no server toda vez que precisar dos parâmetros no cliente é meio complicado. tenho que filtrar no server toda vez isso ?!

pensei em criar uma classe do tipo Singleton e inicializa-la no inicio de cada módulo com seus parãmetros, assim buscaria os parâmetros na classe.

vcs acham que é uma boa prática ?

[]´s


João Carvalho


GOSTEI 0
Afarias

Afarias

26/09/2009

|em um sistema n-tier, ficar buscando essas informações no server toda vez
|que precisar dos parâmetros no cliente é meio complicado. tenho que filtrar
|no server toda vez isso ?!

Vc pode carregar tudo na inicialização da aplicação e manter em memória (no seu singleton por exemplo)... *OU* ler o parâmetro por demanda sempre q precisar

A forma como modela no banco não tem a ver com essa escolha, de qualquer forma vc tem as 2 opções de acordo com o q for mais adequado com o seu sistema.


T+


GOSTEI 0
POSTAR