Dica sobre qual BD usar...

Delphi

23/03/2007

Olá amigos, agora estou meio perdido... estou para iniciar um projeto grande... para uma clínica médica... porém não sei qual seria a melhor solução em Banco de Dados, tenho as seguintes opções:

- Firebird 2.0
- SQL Server

Todos nas suas versões gratuitas....

O sistema terá um movimento enorme: Algo em torno de 5000 consultas por dia, fora receitas, arquivos magnéticos (chapas, xerox e etc..), acesso via internet, dentre outros.. de inicio seria esta a especificação...

e então... qual banco de dados aguentaria isso? Com proposta para aumentar em 5 vezes o número de movimento em 6 meses....

Desde já agradeço.

[]s

Ps.: Não coloquei DB2 nem o Oracle, pois nunca trabalhei com eles, e não sei as limitações das versões gratuitas...

Titanius

Titanius

Curtidas 0

Respostas

Massuda

Massuda

23/03/2007

SQL Server gratuito tem limitações que prejudicariam o uso dele no seu projeto.

Não se esqueça do PostgreSQL.

GOSTEI 0
Mahdak

Mahdak

23/03/2007

titânius, leve em consideração que o Sql Server 2005 possui limitação no espaço do banco de dados, se nao me engano 4 GB.
O MSDE(versao anterior do SQL SERVER 2005) de 2 GB por banco e apenas 25 conexoes simultâneas

Ja o firebird na sua versão 2.0 até a limitação de 32 GB por tabela foi removida, e segundo um artigo da edição 81(se nao me falha a memoria) da revista clubedelphi, o firebird foi testado com um numero absurdo de usuarios se conectando a ele simultaneamente(isso tem no youtube), bla bla bla, ou seja, o firebird ja não é mais aquela criança que alguns pensam ainda ser...

meu papel aqui é gerar polêmica, pois tambem me interesso nesse assunto... uhauhauha

abração!

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

23/03/2007

Olá amigos, justamente... é gerar polêmica mesmo, pois acredito ser de grande utilidade este tópico para muitos..

[b:953169b252]Massuda[/b:953169b252]
O PostgreSQL ele é gratuito para windows? Tem suporte bom para esta quantidade de movimento?

[b:953169b252]mahdak[/b:953169b252]
Reconheço que o firebird está muito bom... e minha preocupação não está necessariamente direcionada ao tamanho do banco, e sim no processamento deste....

explicando melhor... depois de 6 meses, com um movimento de 5000 consultas diárias, totalizando um total de 900.000 registros, e isso somente com os médicos de agora, mas a previsão de multiplicar isso por 5... como o firebird ou outro banco suportaria isso... a velocidade de processamento de um SQL e tals... [b:953169b252]sei que isso varia de acordo com o select, indice e tals[/b:953169b252], mas falando de um modo geral, entendem? Meu medo é por num banco que não aguente a pressão e fique muito lento...

[]s

GOSTEI 0
Mahdak

Mahdak

23/03/2007

explicando melhor... depois de 6 meses, com um movimento de 5000 consultas diárias, totalizando um total de 900.000 registros, e isso somente com os médicos de agora, mas a previsão de multiplicar isso por 5... como o firebird ou outro banco suportaria isso... a velocidade de processamento de um SQL e tals... [b:cd1d7f1616]sei que isso varia de acordo com o select, indice e tals[/b:cd1d7f1616], mas falando de um modo geral, entendem? Meu medo é por num banco que não aguente a pressão e fique muito lento... []s

como voce mesmo disse, isso depende do modo como voce vai programar o sistema. eu tambem ja pensei em migrar uma plaicação minha win32 para Sql Server, porem a questãoda limitação fez desistir no ato.
MySql é outra polêmica, pois segundo a GPL ele nao é desde que nao seja para fins comerciais, ou seja, para comercializar ele, ou voce paga, ou libera os fontes do seu sistema junto.

PostgreSQL nao conheço muito bem, acho que massuda seria mais indicado para falar sobre.

na minha enorme ignorância, penso que uma saida seria voce desenvolver a arquitetura do seu sistema para multi-camadas, prevendo o uso de mais de um banco de dados. teoricamente isso daria um pouco mais de trabalho, porém caso houvesse a necessidade da migração de banco, bastaria a manutenção nos SQL do servidor de aplicação (contando que o seu aplicativo cliente só envia parâmetros para o servidor de aplicação)...

se eu tiver viajando, por favor, me corrija...

um abração!

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

23/03/2007

Com certeza.. a aplicação será multi-camadas... mas não queria fazer para vários banco, somente mesmo para um... para utilizar as trigger e tals.. :wink: facilita o trabalho... rsrs...

Massuda, estou a espera do PostgreSQL... o DBX, tem suporte à ele?

[]s

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

23/03/2007

O PostgreSQL ele é gratuito para windows? Tem suporte bom para esta quantidade de movimento?
Ele é totalmente gratuito.

Quanto ao desempenho do PgSQL, não posso dizer muito :oops: ... usei (pouco) e para desenvolvimento apenas, mas a fama dele é de ser um BD rápido e robusto.

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

23/03/2007

[quote:7a43a5c5bf=´titanius´]O PostgreSQL ele é gratuito para windows? Tem suporte bom para esta quantidade de movimento?
Ele é totalmente gratuito.

Quanto ao desempenho do PgSQL, não posso dizer muito :oops: ... usei (pouco) e para desenvolvimento apenas, mas a fama dele é de ser um BD rápido e robusto.[/quote:7a43a5c5bf]

Massuda, com sua experiencia em Firebird... o que me diz de usa-lo... acha que aguenta?

[]s

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

23/03/2007

Minha experiência com BDs no dia a dia é pequena... tem colegas aqui no fórum que tem mais condições de responder.

GOSTEI 0
Ffabiop

Ffabiop

23/03/2007

E a infraestrutura como vai ser? Servidor, velocidade da rede, cópias de segurança. Não podemos esquecer do que vai garantir o funcionamento de seu BD.
Agora, com um movimento desses não vale a pena investir na aquisição de um SGBD?

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

23/03/2007

E a infraestrutura como vai ser? Servidor, velocidade da rede, cópias de segurança. Não podemos esquecer do que vai garantir o funcionamento de seu BD. Agora, com um movimento desses não vale a pena investir na aquisição de um SGBD?

Olá Fábio, investir na compra do SGBD, no momento eles não querem (já propus). A estrutura será a seguinte:

Servidor Único, rodando Windows Server (provavelmente 2000 Server ou 2003 Server).

Rede será normal mesmo 10/100, com Switch centralizando os dados. Em um prédio, não sei lhe dizer o tamanho :shock: , mas cada médico deverá ter no mínimo 3 máquinas acessando (1 - Secretária, 1- PC Médico, 1 - Notebook médico).

Para internet - Link dedicado.

Sistema - Multi-Camadas usando BSS.

Backup - Diário ([b:9c0ad9c866]sem a possibilidade de retirar os usuários online[/b:9c0ad9c866]).

Agora a pergunta que não quer calar, mesmo [b:9c0ad9c866]pagando[/b:9c0ad9c866], qual seria o melhor banco de dados?

[]s

GOSTEI 0
Jujan

Jujan

23/03/2007

Se for em Banco de dados pago não existe nada melhor do que o Oracle e depois o SQL server 2005 pelo menos na minha opnião, porém se vc quer um banco free e estável utilize o Firebird ele suporta muito bem o grande volume de trafego das informações e se encaixa perfeitamente com o Delphi, tudo depende de como vc estrutura a sua aplicação e se vc vai usar multicamadas o banco de dados fica sendo simplesmente um repositório de dados.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

23/03/2007

Ja o firebird na sua versão 2.0 até a limitação de 32 GB por tabela foi removida, e segundo um artigo da edição 81(se nao me falha a memoria) da revista clubedelphi, o firebird foi testado com um numero absurdo de usuarios se conectando a ele simultaneamente(isso tem no youtube), bla bla bla, ou seja, o firebird ja não é mais aquela criança que alguns pensam ainda ser...

Há um artigo no site do Firebase que é mantido pelo Cantu que fala sobre tamanho de banco e quantidade de registros. Está abaixo.

[quote:2042180612=´Testes no Firebird´]
Jiri Cincura e Ivan Prenosil resolveram fazer alguns testes práticos para determinar quantos registros o Firebird suportaria em uma tabela. Eles acabaram tendo um banco de 158GB e 5.604.000.000, ou seja, mais de 5 bilhões de registros! Veja mais informações no blog do Jiri.
Fonte: [url=http://www.firebase.com.br/fb/noticias.php?id=1674]Artigo sobre testes no Firebird no site do Firebase[/url]
[/quote:2042180612]

MySql é outra polêmica, pois segundo a GPL ele nao é desde que nao seja para fins comerciais, ou seja, para comercializar ele, ou voce paga, ou libera os fontes do seu sistema junto.

É isso ai mesmo [b:2042180612]mahdak[/b:2042180612] há limitações quanto ao uso comercial do MySQL e particularmente não recomendo para aplicações desktop, prefiro usá-lo para WEB onde tenho total confiança em relação a rapidez, integridade e talz.

na minha enorme ignorância, penso que uma saida seria voce desenvolver a arquitetura do seu sistema para multi-camadas, prevendo o uso de mais de um banco de dados. teoricamente isso daria um pouco mais de trabalho, porém caso houvesse a necessidade da migração de banco, bastaria a manutenção nos SQL do servidor de aplicação (contando que o seu aplicativo cliente só envia parâmetros para o servidor de aplicação)...

Certíssimo, melhor coisa. Uma boa dica seria seguir um pequeno exemplo que coloquei no site da ClubeDelphi, veja meus artigos, tem um deles que fala sobre multi-banco com DBX. Porém a técnica que ´desenvolvi´ pra me atender ainda não é das mais recomendáveis. Existem várias técnicas e dicas a respeito do assunto.
[url=https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=2245]Como preparar o sistema para mais de um banco de dados[/url]

Quanto ao desempenho do PgSQL, não posso dizer muito Embarassed ... usei (pouco) e para desenvolvimento apenas, mas a fama dele é de ser um BD rápido e robusto.

Bom, há aqueles que dizem que pode ser comparado com um Oracle, mas só vendo mesmo.

Agora a pergunta que não quer calar, mesmo pagando, qual seria o melhor banco de dados?

Oracle? Pero que si, pero que no. A fama do Oracle é muito boa, não sei se seria uma boa colocar, pois poderia estar usando um tanque de guerra pra matar uma barata (no seu caso uma barata x-man claro), mas mesmo assim. :D

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

23/03/2007

[quote:25336770a3=´Adriano Santos´]
Jiri Cincura e Ivan Prenosil resolveram fazer alguns testes práticos para determinar quantos registros o Firebird suportaria em uma tabela. Eles acabaram tendo um banco de 158GB e 5.604.000.000, ou seja, mais de 5 bilhões de registros! Veja mais informações no blog do Jiri.
Fonte: [url=http://www.firebase.com.br/fb/noticias.php?id=1674]Artigo sobre testes no Firebird no site do Firebase[/url]
[/quote:25336770a3]

Pow... com isso aí, desidi ficar no Firebird mesmo... to mais acostumado... :D se chegar nesse ponto, eles vão ter dinheiro pra comprar um SGBD que aguente mais, concordam?

Oracle? Pero que si, pero que no. A fama do Oracle é muito boa, não sei se seria uma boa colocar, pois poderia estar usando um tanque de guerra pra matar uma barata (no seu caso uma barata x-man claro), mas mesmo assim. :D

rsrs... x-man foi show! :lol: :lol: :lol:

[]s

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

23/03/2007

Pow... com isso aí, desidi ficar no Firebird mesmo... to mais acostumado... :D se chegar nesse ponto, eles vão ter dinheiro pra comprar um SGBD que aguente mais, concordam?

Realmente, eu programo há quase 10 anos e já passei por Paradox, FlashFiler, ADS/ADT, Oracle, MSSQL, Interbase, MySQL, SyBase e Firebird. De todos o que vi e tive a oportunidade de mexer legal, o melhor, mais estável foi realmente o Firebird.
Agora falando em banco pago. Estive conversando com um colega da CodeGear e o mesmo me relatou que o Interbase está muito bom, muito bom mesmo.

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

23/03/2007

Realmente, o interbase tá o bicho... mas vou fazer mesmo no Firebird... se chegar a estourar, aí eles vão querer pagar, ou melhor terão... 8)

[]s

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

23/03/2007

[quote:50a12f7736=´Adriano Santos´]

Realmente, eu programo há quase 10 anos e já passei por Paradox, FlashFiler, ADS/ADT, Oracle, MSSQL, Interbase, MySQL, SyBase e Firebird. De todos o que vi e tive a oportunidade de mexer legal, o melhor, mais estável foi realmente o Firebird.
Agora falando em banco pago. Estive conversando com um colega da CodeGear e o mesmo me relatou que o Interbase está muito bom, muito bom mesmo.[/quote:50a12f7736]
Só uma resssalva no que eu mesmo disse: De todos os bancos retirando claro Oracle e Sql que não se questiona performance, robusdez, confiabilidade e tal eu fico com o Firebird.

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

23/03/2007

[quote:310f94a19e=´Adriano Santos´]eu programo há quase 10 anos e já passei por Paradox, FlashFiler, ADS/ADT, Oracle, MSSQL, Interbase, MySQL, SyBase e Firebird. De todos o que vi e tive a oportunidade de mexer legal, o melhor, mais estável foi realmente o Firebird.[/quote:310f94a19e]
Não deixe de ver também o PostgreSQL, por experiência própria acho a melhor opção comparado a MySQL, Interbase ou Firebird.

http://www.infowester.com/postgremysql.php
http://br.tecnologia.yahoo.com/061121/55/1ben4.html
http://benchw.sourceforge.net/benchw_results_open3.html

GOSTEI 0
POSTAR