[Dica] Verificando classes e/ou mensagens de exceção no Delphi
Eu tive uma ideia aqui. Não seria legal se pegasse o erro genérico, em um método com os cases que verificam as classes e/ou mensagens da exceção, por exemplo:
Obs.: É só uma ideia que tive enquanto assistia a aula Aula 46 do curso de Delphi iniciantes e quis compartilhar.
procedure TrataErro(excecao: Exception);
begin
case ansiindexstr(excecao.ClassName, [´classeDeErro0´, ´classeDeErro1´, ´classeDeErro2´]) of
begin
0: showMessage(´Erro 0 ocorreu!´);
1: showMessage(´Erro 1 ocorreu!´);
2: showMessage(´Erro 2 ocorreu!´);
end;
end;Obs.: É só uma ideia que tive enquanto assistia a aula Aula 46 do curso de Delphi iniciantes e quis compartilhar.
Lucas Guimarães
Curtidas 0
Melhor post
Douglas Souza
15/08/2017
Opa, a ideia foi tão massa! Que você poderia reduzir ainda mais o seu o código :D
Obs: Só aproveitei a sua ideia e reduzi o código.
Um forte abraço.
Att, Douglas Claudio.
procedure TrataErro(excecao: Exception);
begin
Application.MessageBox(Pchar('Ocorreu um erro no contexto de classe: ' + excecao.ClassName), 'Erro', MB_OK + MB_ICONERROR);
end;
Obs: Só aproveitei a sua ideia e reduzi o código.
Um forte abraço.
Att, Douglas Claudio.
GOSTEI 3
Mais Respostas
Lucas Guimarães
15/08/2017
Bem legal cara! Queria deixar mais fácil pra o cliente as vezes também saber o que fazer pra o erro não acontecer. Esses dias tratei um erro de transações em duas estações simultâneas, aí acontecia de uma delas não cadastrava simplesmente persistindo em commitar a transação.
GOSTEI 0
Douglas Souza
15/08/2017
Bacana, Lucas.
A ideia é essa, facilitar a vida do cliente na identificaçao de erros na aplicação tratados de forma mais amigável por nós programadores, para que o mesmo possa saber o que fazer.
Precisando de alguma coisa estou por aqui.
Um abraço e sucesso nos códigos ;)
Att, Douglas Claudio
A ideia é essa, facilitar a vida do cliente na identificaçao de erros na aplicação tratados de forma mais amigável por nós programadores, para que o mesmo possa saber o que fazer.
Precisando de alguma coisa estou por aqui.
Um abraço e sucesso nos códigos ;)
Att, Douglas Claudio
GOSTEI 2
Gladstone Matos
15/08/2017
irado! :D
GOSTEI 1