Usuarios Offline
21/08/2012
tambem tenho essa duvida, gostaria muito de saber a opiniao do pessoal aki do forum!
GOSTEI 0
Gabriel Marques
21/08/2012
Pessoal eu utilizo o NetBeans, áté pq aprendi na faculdade e tal, nunca cheguei a usar o Eclipse não :(..
Uso netbeans em uns projetinhos pequenos, como um de locadora que to fazendo para o meu primo.
Até mais..
GOSTEI 0
Fernando Rocha
21/08/2012
Eu nunca cheguei a usar o netbeans, sempre usei o eclipse, e gosto bastante dele por sinal.
Mas uma coisa que eu ouvia muito no curso era que o Eclipse, além de ser mais leve, gerava um código mais limpo, sem interface gráfica. o que te obriga a escrever todo o código na unha.
Isso é bom pelo fato de vc ter que escrever pra kct rs mas é bom pq quando vc gera um componente por interface gráfica, ele sempre vem com códigos desnecessários que acabam sujando o código.
Mas assim, basicamente a diferença é que:
Eclipse: Não possui ajuda de interface gráfica na criação de componentes
NetBeans: Possui a ajuda de interface gráfica na criação dos componentes.
Vai muito de gosto, ambas são ide's muito boas.
GOSTEI 0
Wesley Yamazack
21/08/2012
[quote="rosbon"]algumas diferenças são mais na parte da estrutura das IDE's pois o eclipse é montado a base de plugins tanto que cada linguagem que o eclipse da suporte já é um plugin permitindo que o próprio desenvolvedor possa customizar a IDE para que seja como deseja. eu por exemplo ja tive um eclipse para desenvolver java para web e outro eclipse para JME.
Quanto ao NetBeans ele aborda o conceito de ambiente integrado sem a necessidade de ficar sempre tendo que procurar plugins constantemente, permitindo um ambiente mais pratico e de facil desenvolvimento.
Ambas as IDE's podem ser usadas para ambientes academicos quanto comercias. realmente depende muito de qual IDE usar podendo ser gosto pessoal de cada desenvolvedor ou instrutor e no caso de ambientes comerciais depende do que os arquitetos deciderem.
pois para mim ambas as IDE's são excelentes basta escolher qual se encaixa melhor para o projeto a ser desenvolvido.
Opa Robson, qual é o mais usado pelas grandes empresas? É o Eclipse ou NetBeans?
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
Um antigo professor meu disse uma vez que o netbeans criavam programadores "burros", por causa das ajudas gráficas e códigos sujos que ele gerava :arrow:
GOSTEI 0
Wesley Yamazack
21/08/2012
[quote="ricoarrigoni"]Eu nunca cheguei a usar o netbeans, sempre usei o eclipse, e gosto bastante dele por sinal.
Mas uma coisa que eu ouvia muito no curso era que o Eclipse, além de ser mais leve, gerava um código mais limpo, sem interface gráfica. o que te obriga a escrever todo o código na unha.
Isso é bom pelo fato de vc ter que escrever pra kct rs mas é bom pq quando vc gera um componente por interface gráfica, ele sempre vem com códigos desnecessários que acabam sujando o código.
Opa Ricardo então o NetBeans é mais fácil pra quem está começando, por ter a facilidade de já ter componentes prontos etc...
Vlw pela dica!! Alguem tem mais algo que possa me ajudar?
Um abraço
GOSTEI 0
Wesley Yamazack
21/08/2012
[quote="Jessica-riberio"]Um antigo professor meu disse uma vez que o netbeans criavam programadores "burros", por causa das ajudas gráficas e códigos sujos que ele gerava :arrow:
Oi Jessica, não sei se é bem assim não, a facilidade é a alma do negócio, se a IDE te deixa mais produtivo ela não necessariamente te deixa burro. Estou errado pessoal?
Um abraço
GOSTEI 0
Fernando Rocha
21/08/2012
[quote="yamazack"][quote="ricoarrigoni"]Eu nunca cheguei a usar o netbeans, sempre usei o eclipse, e gosto bastante dele por sinal.
Opa Ricardo então o NetBeans é mais fácil pra quem está começando, por ter a facilidade de já ter componentes prontos etc...
Vlw pela dica!! Alguem tem mais algo que possa me ajudar?
Um abraço
Mais fácil, porém perigoso exatamente pelo que a Jessica disse.
Muitas vezes esses componentes prontos atrapalham o aprendizado.
Por exemplo aqui no rj, nenhuma entrevista de java vai te dar um computador e mandar vc fazer.. vai te dar um papel e caneta, gerar os getters and setters tudo na mão no papel e caneta. por isso é extremamente importante vc saber criar todos os componentes na unha, independente de usar um componente pronto ou não.
abs
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
[quote="yamazack"][quote="Jessica-riberio"]Um antigo professor meu disse uma vez que o netbeans criavam programadores "burros", por causa das ajudas gráficas e códigos sujos que ele gerava :arrow:
Oi Jessica, não sei se é bem assim não, a facilidade é a alma do negócio, se a IDE te deixa mais produtivo ela não necessariamente te deixa burro. Estou errado pessoal?
Um abraço
Eu concordo com você, quanto mais fácil melhor.
Mas é como o rico disse, é importante saber criar os componentes direto no código, sem ajuda de nenhuma interface gráfica, principalmente nessa fase de estudos.
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
Opa Ricardo, a questão é saber o melhor no dia-a-dia... numa entrevista você parte do principio que o candidato saiba a sintaxe etc.. não necessariamente o netbeans é pior por isso, na verdade ao meu ver ele é melhor por facilitar e agilizar o trabalho, o que acha?
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
[quote="Jessica-riberio"][quote="yamazack"][quote="Jessica-riberio"]Um antigo professor meu disse uma vez que o netbeans criavam programadores "burros", por causa das ajudas gráficas e códigos sujos que ele gerava :arrow:
Um abraço
Eu concordo com você, quanto mais fácil melhor.
Mas é como o rico disse, é importante saber criar os componentes direto no código, sem ajuda de nenhuma interface gráfica, principalmente nessa fase de estudos.
Blz então Jessica, ainda bem que tivemos o mesmo pensamento, achei que eu estava com uma visão errada!
Obrigado pela opinião!
Vou ficar com o NetBeans pra facilitar o trabalho, rsrsrs.
Mas se alguem quiser me ajudar a decidir, com mais argumentos e tal, vou ficar grato!
Um abraço
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
[quote="yamazack"]Opa Ricardo, a questão é saber o melhor no dia-a-dia... numa entrevista você parte do principio que o candidato saiba a sintaxe etc.. não necessariamente o netbeans é pior por isso, na verdade ao meu ver ele é melhor por facilitar e agilizar o trabalho, o que acha?
É tudo bem relativo, independente da ide, se vc tiver um conhecimento bom, o seu tempo de desenvolvimento vai ser reduzido.
É claro que componentes prontos fazem o desenvolvimento ficar mais rápido, mas as vzes um cara com mais conhecimento desenvolve a mesma coisa, mais rápida, usando uma ide sem componentes prontos.
É tudo muito relativo.. aconselho a usar as duas ide's e tirar as próprias conclusões, pra ai sim escolher a melhor ide pra vc.
O que é bom pra mim, pode ser ruim pra vc e vice-versa. :))
GOSTEI 0
Thiago Palmeir
21/08/2012
O NetBeans tem tudo pronto o problema maior é quando você precisar migrar para uma outra IDE (Eclipse) que não ofereça essas "regalias".
O bom é começar do modo mais completo para depois saber como funciona o processo das instalações de plugins e configuração de ambiente entre outros.
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
Falou e disse ricardo.
concordo que componentes prontos muitas vezes para estudos não são bem recomendados mas para facilitar o desenvolvimento são extremamente utéis. como eu tinha falado varia bastante o gosto do desenvolvedor ou da equipe.
att
robson
GOSTEI 0
Gladstone Gomes
21/08/2012
O netBeans é mais utilizado no meio academico.... Por q serah? :)
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
[quote="danielpet"]O netBeans é mais utilizado no meio academico.... Por q serah? :)
Será que é pq estudantes costumam ser, digamos que, preguiçosos? :arrow:
GOSTEI 0
Wesley Yamazack
21/08/2012
[quote="rosbon"]Falou e disse ricardo.
concordo que componentes prontos muitas vezes para estudos não são bem recomendados mas para facilitar o desenvolvimento são extremamente utéis. como eu tinha falado varia bastante o gosto do desenvolvedor ou da equipe.
att
robson
Entendi Rosbon, obrigado pela opinião!!!
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
[quote="ricoarrigoni"][quote="danielpet"]O netBeans é mais utilizado no meio academico.... Por q serah? :)
Será que é pq estudantes costumam ser, digamos que, preguiçosos? :arrow:
Ricardo não sei se são preguiçosos mas creio que academicamente seria mais simples pra você nivelar por baixo a turma de alunos :)
Um abraço
GOSTEI 0
Wesley Yamazack
21/08/2012
[quote="thiagovpalmeir"]O NetBeans tem tudo pronto o problema maior é quando você precisar migrar para uma outra IDE (Eclipse) que não ofereça essas "regalias".
O bom é começar do modo mais completo para depois saber como funciona o processo das instalações de plugins e configuração de ambiente entre outros.
Thiago eu achei que quando fosse migrar pra um outro projeto fosse simples, era só pegar o código fonte e abrir na outra IDE :).. mas blz, vlw pela dica.
GOSTEI 0
Thiago Palmeira
21/08/2012
yamazack nao é tão simples assim, muitas vezes gera erros nos plugins que são usados e ate mesmo na estrutura que umas IDE´s criam arquivos de propriedades específicas para tal.
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
como assim tiago não comprieendi o que você que dizer.
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
Acho que o principal problema que pode ser causado de uma mudança de ide seja a mudança de plugin e tal.
GOSTEI 0
Thiago Palmeir
21/08/2012
Gera muito problema para quem trabalha com Java Swing, na parte da exportação para um eclipse, sofrem com as identações que são diferentes e tem que configurar o build path.
GOSTEI 0
Jonas Mayer
21/08/2012
[quote="Jessica-riberio"]Um antigo professor meu disse uma vez que o netbeans criavam programadores "burros", por causa das ajudas gráficas e códigos sujos que ele gerava :arrow:
O NetBeans não, o habito de usar formulário sim. Eu programo no 'braço' com NetBeans porque o código fica mais limpo e do meu jeito e posso usar uma resolução mais dinâmica.
GOSTEI 0
Cristiano Bezerra
21/08/2012
minha humilde opinião é que, para aprender ou para se aperfeiçoar em programação deve-se fugir de códigos prontos e pseudo-facilidades as quais nos fazem deixar de aprender certas coisas que seriam muito úteis se estivessem fixadas em nossa mente.
GOSTEI 0
Thiago Palmeira
21/08/2012
Um programador sem o CTRL+C, CTRL+V e o CTRL+Espaço está perdido!
:espanto:
GOSTEI 0
Cristiano
21/08/2012
[quote="thiagovpalmeir"]Um programador sem o CTRL+C, CTRL+V e o CTRL+Espaço está perdido!
Deus abençõe o crtl + espaço do eclipse rsrs
GOSTEI 0
Davi Salles
21/08/2012
[quote="ricoarrigoni"][quote="thiagovpalmeir"]Um programador sem o CTRL+C, CTRL+V e o CTRL+Espaço está perdido!
Deus lhe abençoe por compartilhar esse truque.
GOSTEI 0
Fernando Rocha
21/08/2012
[quote="SpotBr"][quote="ricoarrigoni"][quote="thiagovpalmeir"]Um programador sem o CTRL+C, CTRL+V e o CTRL+Espaço está perdido!
Deus lhe abençoe por compartilhar esse truque.
hehehe, tamo junto! :amigos:
GOSTEI 0
João Agostini
21/08/2012
Olá
Sou novato em Java e assim não posso falar nada de projetos e empresas.
Um instituto, que esqueci o nome, fez um levantamento no ano passado e mostrou que 70% das empresas usam Eclipse.
Eu nos meus estudos uso os dois: NetBeans e Eclipse. Em um faço uma coisa e no outro outra. Aprendo a usar os dois e até agora não notei diferenças de desempenho ou qualquer outra coisa. Cada um tem o seu modo de apresentar as correções e sugestões.
Quanto a aprender, honestamente, os dois tem me ajudado a saber o que procurar estudar. Não se iludam com as sugestões de correção, muitas vezes elas não corrigem nada e vc tem que ir buscar a solução na internet ou livros, se os tiver.
E quanto a escrever o código na unha ou usando uma receita de bolo pronta, como no caso de interface nativa de uma IDE, é uma questão de escolha, acho que se deve experimentar os dois enquanto se estuda. Mas, depois, em ritmo de produção, usar a receita de bolo e, quando necessário, se não gostar do bolo pronto, fazer a sua receita.
É apenas mais uma opinião.
GOSTEI 0
Mathews Motta
21/08/2012
(CTRL+1) + (CTRL+SPACE) = 50% menos tempo perdido digitando códigos repetidos.
NetBeans é bom para quem já aprendeu a fazer interface gráfica no Eclipse.
Eclipse é bom para quem não quer mais ter que escrever códigos por inteiro no NetBeans.
Cada um tem seu uso. Mas nada jamais vai superar a praticidade do Eclipse.
Quando você escrever seu primeiro "syso" e dar CTRL+Espaço no Eclipse você vai entender.
GOSTEI 0
Fernando Rocha
21/08/2012
[quote="MathewsMotta"]
Quando você escrever seu primeiro "syso" e dar CTRL+Espaço no Eclipse você vai entender.
UHASHUEAHUEHUAEHUASE that's what I'm talking about! kkkkkk
Ou então escreva main e dê o ctrl+espaço e veja a mágica acontecer :mrgreen:
GOSTEI 0
Robson Teixeira
21/08/2012
bem no netbeans basta escrever sout e pressionar tab. que ele faz o mesmo que o syso do eclipse
GOSTEI 0
Higor Medeiros
21/08/2012
O Netbeans é bom academicamente porque você está sempre com os trabalhos em cima da hora para entregar e como ele tem excelentes geradores você não precisa perder tempo com coisas que não fazem diferença. Por exemplo a interface gráfica citada, pra que eu vou desenvolver na mão toda uma interface gráfica se isso não é o objetivo do meu trabalho, meu trabalho é só fazer aquela lógica solicitada pelo professor, a interface é uma perfumaria pra deixar o trabalho mais elegantemente apresentável.
Já no meio corporativo o eclipse pegou, acho que já foram citadas várias razões mas também vejo muitas empresas trabalhando com Netbeans, ambas são excelentes.
GOSTEI 0
Mathews Motta
21/08/2012
[quote="rosbon"]bem no netbeans basta escrever sout e pressionar tab. que ele faz o mesmo que o syso do eclipse
Eu sei que o NetBeans tem o autocomplete também, mas nem de longe é tão bom quanto o do Eclipse.
Eu sei pq na faculdade tive que usar o Netbeans...
GOSTEI 0
Jonas Mayer
21/08/2012
NetBeans é melhor quando usado sabiamente.
O eclipse (favorito dos fãs de Crepusculino) tem uma interface nada intuitiva, ele é difícil de manusear e os processos e ferramentas são complicados. Ele torna a programação exaustiva e ineficiente.:sad:
Quanto a ao uso de formulários nunca os usei, porque faço tudo a mão . :cool:
GOSTEI 0
Jonas Mayer
21/08/2012
[quote="rosbon"]bem no netbeans basta escrever sout e pressionar tab. que ele faz o mesmo que o syso do eclipse
Lembrando que também pode personalizar as teclas de atalhos para esses tipos de saída.
GOSTEI 0
Diogo Souza
21/08/2012
Hehe, e aí adentramos numa questão bem controversa na história da programação... Inédito hoje, aqui no JavaFree, hehe
Inúmeros artigos já falaram sobre isso e daria até um filme... (jmayer13, gostei do [b]crepusculinho...[/b].
Meu voto vai para o Eclipse, por que o uso há muito tempo e mesmo o Netbeans tendo uma interface mais intuitiva o Eclipse é o que há no quesito atalhos, desacoplamento de instaladores e plugins, portabilidade, etc...
E isso se reflete no meio comum: é muito maior o número de profissionais e empresas que adotam o Eclipse como IDE ao Netbeans.
Como falei, tenho minha preferência, mas o mercado fala.. :)
GOSTEI 0
Cristiano
21/08/2012
uso o NetBeans, porém não utilizo os recursos de design de interface
porque gera muito código desnecessário e de dificil compreensão e que não pode ser manipulado via código
o Eclipse é muito bom devido a portabilidade e fácil manipulação das pespectivas de trabalho
tenho os dois aqui mas se fosse ter que escolher ficaria com o netbeans só por gosto mesmo afinal aprendi a programar nele! ;)
GOSTEI 0
Cristiano
21/08/2012
No episódio de hoje no JavaFree: jmayer13 diz que é fã de Crepúsculo
HUAHUSEHUASEUAHUEHUASE
GOSTEI 0
Paulo Pacheco
21/08/2012
Não concordo que ferramentas rad deixa as pessoas burras. Pelo contrário elas se tornam mais produtivas.
Já pensou se um mecânico precisasse criar uma chave de venda para afrochar um parafuso?
GOSTEI 0
Lucas Dallpizzol
21/08/2012
eu gosto de usar o netbeans só para trabalhar com GUI. Sim, tu pode instalar o plugin no eclipse, mas ainda prefiro o do netbeans. Minha opinião (:
GOSTEI 0
Paulo Pacheco
21/08/2012
[quote="lgrando3991"]eu gosto de usar o netbeans só para trabalhar com GUI. Sim, tu pode instalar o plugin no eclipse, mas ainda prefiro o do netbeans. Minha opinião (:
- Eu sou iniciante em java e comecei com eclipse porém perdi mais tempo tentando configurar o eclipse do que aprendendo java.
- Quando conheci o netbenas me apaixonei pela simplicidade em relação ao eclipse.
- Os exemplos funcionam enquanto no eclipse não pelo menos foi essa a experiencia que tive com ele.
GOSTEI 0
Paulo Pacheco
21/08/2012
[quote="paulosspacheco"][quote="lgrando3991"]eu gosto de usar o netbeans só para trabalhar com GUI. Sim, tu pode instalar o plugin no eclipse, mas ainda prefiro o do netbeans. Minha opinião (:
- Eu sou iniciante em java e comecei com eclipse porém perdi mais tempo tentando configurar o eclipse do que aprendendo java.
- Quando conheci o netbenas me apaixonei pela simplicidade em relação ao eclipse.
- Os exemplos funcionam no netbeans, enquanto no eclipse não, pelo menos foi essa a experiência que tive com o eclipse.
GOSTEI 0
Paulo Pacheco
21/08/2012
- No passado eu pensava como seu professor e levou-me construir um framework para delphi que só eu uso.
- Hoje penso que um programador deve pensar como qualquer mecânico de carro, pois os mesmo para trabalharem tem que ter a ferramenta certa para cada atividade que vão fazer.
- As ferramente devem ter código fonte aberto para o caso de descontinuidade; Neste caso, podemos manter nosssos projetos criados com a ferramenta.
GOSTEI 0