diferenciar maiuscula de minuscula
Fala Galera.
Eu tenho um banco de Dados que não está padronizado como somente maiuscula e com isso tenho uma busca usando LIKE que quando eu coloco a palavra para fazer a consulta ele pega somente do jeito que escrevi eu queria tipo escrever em MAIUSCULA e ele não diferenciasse e achasse tando MAIUSCULA quanto minuscula.
Exemplo eu consulto ´ carro ´ e ele acha CARRO e Consulto CARRO e ele acha carro .
Será que alguem saberia me dizer como fazer isso.
Estou usando SQLDataSet, SQLClienteDataset, SQLProvider e Banco de Dados Firebird 2.0
Segue abaixo a minha consulta:
DM.ClientDataSet_PRODUTO_visual.Close;
DM.SQLDataSet_PRODUTO_visual.Close;
DM.SQLDataSet_PRODUTO_visual.CommandText := ´select * from TABELA_PRODUTO´;
DM.SQLDataSet_PRODUTO_visual.CommandText := DM.SQLDataSet_PRODUTO_visual.CommandText + Expressao + ´ DESCRICAO LIKE ´ + QuotedStr(´¬´ + descricao.Text + ´¬´);
DM.ClientDataSet_PRODUTO_visual.Open;
Eu tenho um banco de Dados que não está padronizado como somente maiuscula e com isso tenho uma busca usando LIKE que quando eu coloco a palavra para fazer a consulta ele pega somente do jeito que escrevi eu queria tipo escrever em MAIUSCULA e ele não diferenciasse e achasse tando MAIUSCULA quanto minuscula.
Exemplo eu consulto ´ carro ´ e ele acha CARRO e Consulto CARRO e ele acha carro .
Será que alguem saberia me dizer como fazer isso.
Estou usando SQLDataSet, SQLClienteDataset, SQLProvider e Banco de Dados Firebird 2.0
Segue abaixo a minha consulta:
DM.ClientDataSet_PRODUTO_visual.Close;
DM.SQLDataSet_PRODUTO_visual.Close;
DM.SQLDataSet_PRODUTO_visual.CommandText := ´select * from TABELA_PRODUTO´;
DM.SQLDataSet_PRODUTO_visual.CommandText := DM.SQLDataSet_PRODUTO_visual.CommandText + Expressao + ´ DESCRICAO LIKE ´ + QuotedStr(´¬´ + descricao.Text + ´¬´);
DM.ClientDataSet_PRODUTO_visual.Open;
Cleiflavio
Curtidas 0
Respostas
.lg.
05/02/2009
Em alguns banco de dados existe a função:
Ela pega a informação da coluna que vc quer e transforma tudo em maiusculo.
no caso vc pode fazer assim:
É so um exemplo... faça um teste no seu banco e veja se isso resolve o seu problema. Qualquer coisa basta postar aí.
Abraços.
UPPER()
Ela pega a informação da coluna que vc quer e transforma tudo em maiusculo.
no caso vc pode fazer assim:
SELECT * FROM TABLE WHERE UPPER(CDPESSOA) LIKE UPPER(:P_CDPESSOA)
É so um exemplo... faça um teste no seu banco e veja se isso resolve o seu problema. Qualquer coisa basta postar aí.
Abraços.
GOSTEI 0
Pestana_
05/02/2009
de uma olhada neste [url=http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?t=40485&highlight=collate]tópico[/url] talves ajude
GOSTEI 0