Dilema de Delphi Reiniciante: Uso do ACCESS OU FIREBIRD???

Delphi

31/01/2005

Meus Amigos,

Me deculpem se incomodo vocês, mas tentei colocar esta mensagem antes e não fui bem esclarecido, por isso tento de novo. Faz anos que não trabalho com o Delphi e resolvi trabalhar em um sisteminha que me permita cadastrar meu orçamento doméstico (aplicação desktop). Embora seja um aplicativo desktop e pessoal estou colocando vários recursos e a tabela MDB vazia já está com 2MB. SObre que tabela usar, Estou na dúvida entre o ACCESS e o Firebird, principalmente porque não sei até quantos Megabytes de dados o Access suporta. Vocês poderiam me ajudar?

1) Gostaria de saber as limitações do Access e do Firebird, principalmente em tamnho, performance;
2) Se vocês conhecem algum site que tenha um tutorial que ensina passo a passo o uso do Firebird: instalação, instruções select, conexão no delphi, etc, também agradeço. Conheco o ABOUT.COM para ADO com Access (Excelente) e gostaria de encontrar algo semelhante para o Firebird;

Muito Obrigado,

Alex

Alexsandro

Alexsandro

Curtidas 0

Respostas

Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

31/01/2005

Colega,

Os dois bancos possuem limite teórico semelhante para tamanho do arquivo (2 GB - Salve engano é uma limitação para tamnho de arquivos no Windows), entretanto, existem relatos que o Firebird já possuir bases com mais de 200 GB e o Access, apesar da capacidade especificada, já acompanhei um projeto que tinha pouco mais de 1 (um) giga e era necessário colocar a aplicação na mesma máquina com o MDB para se conseguir manipular os dados.
Além disso, você pode utilizar o aprendizado com o Firebird para outros bancos de dados corporativos, reduzindo posterior a curva de aprendizado.

A maior fonte de referência para o Firebird na Web é o www.firebase.com.br e a nossa seção de Interbase/Firebird aqui no Fórum.

GOSTEI 0
Alexsandro

Alexsandro

31/01/2005

Obrigado pela Dica Aroldo.

Alex

GOSTEI 0
Deivison Melo

Deivison Melo

31/01/2005

Recomendo o firebird por ser um sgdb.
GOSTEI 0
Claudia Nogueira

Claudia Nogueira

31/01/2005

Mil vezes o firebird. Além de ser infinitamente melhor, ele é free.
GOSTEI 0
Alisson Santos

Alisson Santos

31/01/2005

Sem duvida o firebird, alem de ser gratuito ele é um ótimo bando de dados.
Ainda mais agora que vai ser lançado o 3.0
GOSTEI 0
Claudio Colares

Claudio Colares

31/01/2005

Lanço mais lenha!!!
MySQL 5.5 ou Firebird 2.5?
GOSTEI 0
William

William

31/01/2005

Iniciei com Access, mas atualmente posso afirmar que já está ultrapassado!!

Aconselho o Firebird, pois atualmente a arquitetura Client/Servidor é a mais usada.

Sem mencionar multi-camadas...
GOSTEI 0
Bruno Leandro

Bruno Leandro

31/01/2005

Entre os dois não tem nem duvida, o Firebird é muito superior.

O access tem um rendimento muito baixo quando acessado em rede.
O firebird tem facilidade na integração com delphi pois o firebird é baseado no interbase (antigo) que a borland abriu mão do projeto e liberou o código fonte para a comunidade, que utilizou-se deste para criar o firebird, hoje a embarcadero retomou o projeto e ja existem algumas diferenças, mas mesmo assim ainda é de facil utilização no delphi.

eu não consigo imaginar um sistema atual utilizando banco de dados com access.
GOSTEI 0
Claudia Nogueira

Claudia Nogueira

31/01/2005

Lanço mais lenha!!!
MySQL 5.5 ou Firebird 2.5?

MySQL pra web e Firebird pra Desktop.
GOSTEI 0
POSTAR