[Dilema] Qual a melhor forma de acesso ao Interbase???
Quanto ao outro tópico, ´componentes com ww´ , o infpower3000 e caro heimmm, ja começou a complicar. :x :x :x
[u:82b8e556ad] [/u:82b8e556ad]
Pessoal, comecei a desenvolver um sistema para aprender a trabalhar em delphi e percebi que tem umas 1000 formas diferentes de se fazer a mesma coisa, eis a minha duvida: comecei a usar aquele trio de componentes para acessar dados o [b:82b8e556ad]SqlDataset[/b:82b8e556ad], [b:82b8e556ad]DataSetProvider[/b:82b8e556ad] e o [b:82b8e556ad]cliente DataSet[/b:82b8e556ad]...dica da revista clube delphi...sistema DATACAR, feito isso comecei a conversar com amigos que trabalham a mais tempo e a maioria sugeriu usar apenas uma Query, agora estou em duvida, Qual a melhor forma???, usar os 3 primeiros componentes ou usar apenas uma query????
obs: tudo isso é pra adotar um padrão no meu sistema para entrada de dados com ´edit´ ou procedimentros de manutenção em tabelas.
abraços
[u:82b8e556ad] [/u:82b8e556ad]
Pessoal, comecei a desenvolver um sistema para aprender a trabalhar em delphi e percebi que tem umas 1000 formas diferentes de se fazer a mesma coisa, eis a minha duvida: comecei a usar aquele trio de componentes para acessar dados o [b:82b8e556ad]SqlDataset[/b:82b8e556ad], [b:82b8e556ad]DataSetProvider[/b:82b8e556ad] e o [b:82b8e556ad]cliente DataSet[/b:82b8e556ad]...dica da revista clube delphi...sistema DATACAR, feito isso comecei a conversar com amigos que trabalham a mais tempo e a maioria sugeriu usar apenas uma Query, agora estou em duvida, Qual a melhor forma???, usar os 3 primeiros componentes ou usar apenas uma query????
obs: tudo isso é pra adotar um padrão no meu sistema para entrada de dados com ´edit´ ou procedimentros de manutenção em tabelas.
abraços
Faustão
Curtidas 0
Respostas
Edineidaniel
08/08/2003
Bom-dia...
Acho q posso contribuir com a sua pesquisa...
Eu desenvolvo sistemas em Delphi e FireBird (que é como o InterBase)...
Eu já vi muita gente usando os mesmos componentes que vc está usando... Fiz um curso de FireBird, no mes passado e que me recomendaram é usar StoreProcedures, IBQuery, ... Para usar Edits e Não DBEdits, o DBEdit trabalha diretamente com o Banco de Dados...
Assim sendo, em edit depois de todos os campos estarem preenchidos vc manda via SQL, todos os dados de uma vez só para o Banco de Dados...Não sei c vc me entendeu...Mas eu tenho mais materiais sobre isso se te interessar...!!!!
Edinei
Programador Delphi / FireBird
Acho q posso contribuir com a sua pesquisa...
Eu desenvolvo sistemas em Delphi e FireBird (que é como o InterBase)...
Eu já vi muita gente usando os mesmos componentes que vc está usando... Fiz um curso de FireBird, no mes passado e que me recomendaram é usar StoreProcedures, IBQuery, ... Para usar Edits e Não DBEdits, o DBEdit trabalha diretamente com o Banco de Dados...
Assim sendo, em edit depois de todos os campos estarem preenchidos vc manda via SQL, todos os dados de uma vez só para o Banco de Dados...Não sei c vc me entendeu...Mas eu tenho mais materiais sobre isso se te interessar...!!!!
Edinei
Programador Delphi / FireBird
GOSTEI 0
Fred
08/08/2003
voce pode usar os tres componentes acima sem se preocupar com o que o amigo acima disse, pois o ClientDataSet armazena todo o banco em cache na maquina cliente e só depois de todos os campos preenchidos e gravados na cache voce escolhe se quer atualizar o banco dando um applyupdates no clientdataset. Eu acho que esta é a melhor maneira, pois 99,9¬ das revistas e livros que li sobre delphi utilizando DBExpress e Interbase o autor usa esse trio de componentes. 8)
GOSTEI 0
_nekinho_
08/08/2003
Já vi sistemas q usam somente edit e procedures. Não condeno d forma alguma. O q tem q haver é bom senso do desenvolvedor para saber adaptar os recursos. Por exemplo, se vc recisar navegar de registro em registro? Se estiver usando DBX Aconselho a usar o SQLClientDataSet e eliminar o DataSetProvider. Já pensaram em um caso em q o sistema vai ser usado em rede? se alguem tiver alterando um registro e o cara ir la e mudar. Veja bem as necesidades do seu sistema. avali as maquinas q iram rodar o sistema, caso sejam fracas demande mais procedimento para o servidor. Há milhares de possibilidades esse é o grande barato. Espero ter ajudado.
Nelson Lima
NecteK - ´Sistemas feito sob medida´
Nelson Lima
NecteK - ´Sistemas feito sob medida´
GOSTEI 0
Faustão
08/08/2003
Pessoal, só mais uma coisa neste tópico:
alguem pode me dizer qual a função de cada um desse tres componentes
ClenteDataSet , DataSetProvider , SqlDataSet.
abraços
alguem pode me dizer qual a função de cada um desse tres componentes
ClenteDataSet , DataSetProvider , SqlDataSet.
abraços
GOSTEI 0
Afarias
08/08/2003
|Se estiver usando DBX Aconselho a usar o SQLClientDataSet
Este componente não é mais recomendado e deve ser evitado, é mais lento, possui diversos bugs e deve ser removido do Delphi no futuro (só continua no D7 por questões de ´compatibilidade´).
|alguem pode me dizer qual a função de cada um desse tres
|componentes ClenteDataSet , DataSetProvider , SqlDataSet.
+/- isso:
SQLDataSet (DBX) - Acessa as funções do banco de dados por meio da execução de comandos SQL
DataSetProvider (MIDAS) - Acessa registros de um DataSet (como o acima) e envia para um ClientDataSet. Recebe o DELTA do ClientDataSet, cria os comandos SQL de atualização e envia ao banco de dados
ClientDataSet (MIDAS) - Um DataSet que trabalha com registros em MEMÓRIA (pode estar ou não associado a um DataSetProvider)
T+
Este componente não é mais recomendado e deve ser evitado, é mais lento, possui diversos bugs e deve ser removido do Delphi no futuro (só continua no D7 por questões de ´compatibilidade´).
|alguem pode me dizer qual a função de cada um desse tres
|componentes ClenteDataSet , DataSetProvider , SqlDataSet.
+/- isso:
SQLDataSet (DBX) - Acessa as funções do banco de dados por meio da execução de comandos SQL
DataSetProvider (MIDAS) - Acessa registros de um DataSet (como o acima) e envia para um ClientDataSet. Recebe o DELTA do ClientDataSet, cria os comandos SQL de atualização e envia ao banco de dados
ClientDataSet (MIDAS) - Um DataSet que trabalha com registros em MEMÓRIA (pode estar ou não associado a um DataSetProvider)
T+
GOSTEI 0