Direto no SQL

Firebird

19/07/2004

Olá grupo, existe um comando no Oracle, que achei muito interessante. Este comando chama-se DECODE. Geralmente quando queremos tratar a descricao de um campo em front-end, usamos recursos como enventos getText, ou outra solução qualquer...
Este comando DECODE simplifica o trabalho, pois o própio SELECT, faz a referência com a descrição do campo. Ex:

Suponha que em uma tabela de clientes, você tenha um campo pessoa do tipo char(01), indicando 0 - pessoa física, e 1 - pessoa jurídica. Atente para o fato que no banco estou gravando apenas 0 ou 1. Agora imagine que queira trazer no grid a descrição ´pessoa física´, ´pessoa jurídica´ ([b:53e0f6032f]não [/b:53e0f6032f]estou considerando a existência de uma tabela de TipodePessoa). Ora, no grid de consulta aparecerá 0 /1. Usando o DECODE, seria assim:

decode(pessoa, ´0´, ´Pessoa Física´, ´1´, ´Pessoa Jurídica´). Uso também o IB6. Gostaria de saber se existe um comando similar no IB6

Obrigado.

Amfsouza

Amfsouza

Curtidas 0

Respostas

Rodolpho123

Rodolpho123

19/07/2004

Rapaz, até onde eu sei, acho que não existe essa opção no IB6 nem no FB.

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

19/07/2004

No Firebird, somente a partir do 1.5 há o case. No IB, eu não sei, mas no 6 não tem.

GOSTEI 0
POSTAR