Discussão: Windows vs Linux?

Off Topic

25/01/2014

amigos, vamos discutir, mas de forma moderada, a questão dos s.o´s do mercado, que no meu ponto de vista são: Windows e Linux(todas as distribuições).
para vc´s, ambas estão evoluindo de forma interessante ou desinteressante?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Respostas

Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

25/01/2014

pergunta interessante,

vamos lá, ainda fico com o Windows, mas isso não significa que estou totalmente satisfeito, acho que o linux pode e tem capacidade de melhorar bastante(usuario final).
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

25/01/2014

Roniere e suas perguntas, rsrsrsrs

bom, concordo com o Aluisio.
mas acho que ambas devem melhorar mais.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

25/01/2014

concordo com vc´s dois, em genero, numero e grau. tive umas experiencias com Linux, e foi até legal(como usuario final), achei bem rapido.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

25/01/2014

ainda que todo mundo está cooperando para uma discussão boa. sem radicalismos gente!!!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

25/01/2014

ainda bem mesmo Fernanda.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

25/01/2014

prefiro o windows, apesar dos pezares...windows.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

Ola Pessoas, bom dia!!!

Gostei das observacoes referentes a comentarios mais "brandos" com relacao aos dois SOs.

Eu particularmente gosto dos dois, uso os dois, eh claro que um uso bem pequeno de linux em comparacao com linux.

Ja optei por trabalhara com ele(Linux) 100% da minha estacao, e consegui fazer praticamente 100% do meu trabalho nele, mas como praticamente tudo dele eh muito trabalhoso, demorado, dificil material de leitura, cooperacao ruim(usuarios de forum normalmente te tratam com um eximio usuario ou um idiota total), entre outras caracteristicas do SO que dificultam o uso do usuario final que tenha um nivel mais para avancado no uso.

Enquanto o Windows vc tem praticamente tudo a mao, de forma facil, conteudo vasto a respeito dele, usuarios mais propicios ao auxilio, etc.

Eh claro que devido essa grande facilidade apresentara mais problemas(windows), e essa busca por facilitar a vida do usuario final(Linux), comeca a apresentar problemas tbm, como o bom e velho travamento, que ate alguns anos atraz era dito com algo impossivel de acontecer com Linux, e eu ja vi varios travamentos de linux com perfis de equipamentos diferentes.

Mas uma coisa que precisa ficar clara eh que sao SOs completamente distintos e por isso nao podemos fazer alguns niveis de comparacoes, ou querer que em um eu consiga fazer o que faco no outro, etc, etc., pq o criterio de funcionamento e de operacao muda e muda drasticamente.

Eu particularmente gosto dos dois SOs, ja usei linux de versoes que alguns talvez nunca ouviram falar, uso Windows desde a versao 3.1, ja usei muito o MS-DOS que acreditem era o SOs daquela epoca, o Windows 3.1 era o gerenciador de Janelas e nao um SO, ate que chegou o Windows 95 que tinha a proposta de ser um SO, mas mesmo assim ainda nao o era, pq muitos controles eram feitos pelo bom e velho DOS, depois disso veio o tiro no pe da Microsoft, o famigerado ME que trouxe alguns controles mais no ambiente grafico, depois veio o Windows XP onde tudo mudou, mas o DOS ainda estava ali, depois veio o Vista onde os controles estavam ainda mais no ambiente grafico e o inicio tbm estava sendo controlado graficamente mas tbm foi um fiasco, e depois o Windows 7, abencoado seja, esse foi o sistema operacional de todos os tempos, bom, rapido, estavel, etc, etc, etc.

Mas nao podemos deixar de lembrar que mesmo as versoes ruins do windows trouxeram inovacoes e com elas problemas, e nao seguintes, versoes ainda melhores, etc.

E o linux, antes era para quem era muito bom, costumavamos dizer que se vc encontrasse um cara que mexesse com linux, vc deveria tomar cuidado, pq esses caras eram "perigosos", pq alguns diziam tanto que o windows era ruim e que se conseguia invadir commuita facilidade etc, etc, que a gente achava que os caras eram de outro mundo.

Mas precisamos entender uma coisa, o Linux eh basicamente, a grosso modo, controlado por arquivos textos e a sua programacao e base C, e com isso ajuda a ser rapido e leve, e ate hoje ele carrega a necessidade de conhecimento avancado de suas configuracoes e utilizacao em ambiente texto, e ainda muita coisa no modo grafico nao lhe da controle, e se vc dizer no modo texto vc encontra mais formas ou consegue fazer mudancas melhores e tal.

Eu particularmente, como disse antes, gosto dos dois, ja trabalhei 100% com um de cada vez, ja utilizei os dois ao mesmo tempo, ja fiz algumas coisas em compativo, mas optei pelo windows, basicamente por uma questao de familiaridade e identificacao mesmo, gosto do windows, gosto daquilo que eles me oferecem, mas mais que digam que "eles" querem nos controlar, particularmente rio muito destas teorias conspiracionais, mas respeito que as tem, ate tenho as minhas, mas sao minhas... rsrsr

Espero ter contrubuido e nao ter sido tendencioso, so um pouquinnho, rsrsr

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

25/01/2014

Bom dia Amigos do Fórum,

Eu concordo com a maioria dos comentários deixados aqui, acho que é notória a evolução tanto de um como de outro, talvez as pessoas que nunca mexeram com o Windows 3.1 ou com uma versão 95, como a gente amigo Alex, podem ate dizer que o Windows é como o Gol ou seja, muda uma coisinha ali outra aqui, e lançam uma nova versão, mais claro que isso fica somente na ficção, já que o Windows evoluiu de mais de um para outro, prova disso é o Windows 8 que serve perfeitamente para ambientes totalmente distintos que é o mobile, e ou desktop.

Por fim, eu acredito que os dois são totalmente bons para o que são destinados, infelizmente hoje, e ainda vai continuar por um bom tempo, o Linux não é um sistema voltado a usuários finais, claro, dai vao dizer a eu uso, certamente que assim como qualquer produto, as pessoas que são do ramo, e gostam do assunto, tem mais facilidade de uso do que as pessoas “leigas” vamos chamar assim, por favor isso não se trata de uma ofensa.

Mais o que eu quero dizer, é que ambos tem vantagens e desvantagens, acertos e erros em suas versões inclusive nas recentes versões, como dizem, não tem como agradar a todos os gostos, porem o Windows sai um pouco na frente, certamente pela grande experiência de criação desde os primórdios da hera da informática.

O grande diferencial como citei a cima, é que o Linux ainda é um sistema restrito a grande massa de pessoas que entendem de ou são simpatizantes da tecnologia, já o Windows, é voltado totalmente para usuário final, prova disso é que para o pessoal mais de infra sempre é lançado uma versão voltada a Serviços (servidores), pois bem a versão comum, é totalmente intuitiva, e como sabemos, é o único que abrange praticamente todas as linguagens, ou seja o sistema é extremamente mult linguagem, então ele atinge esse mercado por se tratar de um sistema muito menos complexo no que se diz respeito a utilização diária de pessoa que não tem o mesmo conhecimento de uma pessoa que trabalha com Windows.

Bom como sempre falo , esta é somente a minha opinião.

Forte abraços aos amigos do fórum
Att,
Chiodini
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

Ola Leandro, boa tarde!!!

Gostei do que foi dito, complementou e bem a discussao.

Parabens, como sempre, comentarios bem ditos e coerentes.

So a parte do Windows 3.1 e 95 que me fez sentir-se como um "dinossauro". kkkkkkkkkkkkkk brincadeira.

Como disse seu comentario complementa bem aquilo que ja foi dito, mais uma vez parabens.

Sempre havera defensores de um e ofencores de outro, o importante eh serenidade para analisar e entender os pontos de vistas e caracteristicas.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Leandro Chiodini

Leandro Chiodini

25/01/2014

Show de bola.

hauhahuahuhau
Realmente, eu procuro nao falar sobre o 3.1 por ai, pra nao ficar deprimido também (rs)
kakakakakakaka

:D

Att,
Chiodini
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

Show de bola.

hauhahuahuhau
Realmente, eu procuro nao falar sobre o 3.1 por ai, pra nao ficar deprimido também (rs)
kakakakakakaka

:D

Att,
Chiodini

Blz...

Idade = Experiencia... rsrsr

Nao para todos ne?? mas... rsrs
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

25/01/2014

eita Alex, quase um livro...hehehe...brincadeira...
rapaz, eu acho legal o linux, mas teve uma vez que fui fazer as duas maquina no meu antigo notebook...pra que? dor de cabeça...
quase perco tudo.(não estou botando a culpa no linux) hehehe
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

25/01/2014

Leandro e Alex, obrigado pelos esclarecimentos...com certeza será levado em consideração por mim. posso testar qualquer dia desses.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

eita Alex, quase um livro...hehehe...brincadeira...
rapaz, eu acho legal o linux, mas teve uma vez que fui fazer as duas maquina no meu antigo notebook...pra que? dor de cabeça...
quase perco tudo.(não estou botando a culpa no linux) hehehe

kkkkkkkkkkkkk

normal cara...

so lembrese que vc qdo for usar maquinas dual boot, windows e linux, a ordem de instalacao eh sempre windows em sequida linux...

e se desistir do linux vc tera que formatar tudo de novo entao nao se esqueca de fazer os backups direitinho e tal...

e o Windows nao ve as perticoes linux mas o linux ve as particoes windows... entao a possibilidade de fazer alguma m... no windows usando o linux eh muito grande...

neste caso todo cuidado eh pouco... rsrsr

um pouquinho de exagero meu... mas tudo bem... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

25/01/2014

to ligado dessas infos, mas na epoca, fazendo curso de suporte, que era abordado as duas tecnologias. ja fazia um tempão que tava com o windows instalado, utilzei um programa para criar partições...e o resto vc ja sabe...hehehe
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

25/01/2014

Alex, qual a melhor forma de fazer dual boot?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

to ligado dessas infos, mas na epoca, fazendo curso de suporte, que era abordado as duas tecnologias. ja fazia um tempão que tava com o windows instalado, utilzei um programa para criar partições...e o resto vc ja sabe...hehehe

kkkk... normal...

dependendo do que se faz... da BO com certeza... rsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

Alex, qual a melhor forma de fazer dual boot?

Oi Alan,

Eu nao entendi bem, mas existem algumas maneiras de fazer dual boot, vc pode fazer com dois HDs, bem complicado e trabalhoso de montar, qdo fiz tive que pedir ajuda um amigo Linuxista, e ainda assim deu uma dor de cabeca fenomenal, e particionando o HD, bem simples de fazer e tranquilo.

Basicamente a unica precausao que deve ser tomada eh instalar o Windows primeiro, criar as particoes e qdo for instalar o Linux escolher a particao correta para a instalar o boot o linux ja reconhece que tem outro sistema e lhe da a opcao de instalacao lado a lado e ja faz as configuracoes do boot e o do tempo de espera, que se nao me engano eh de 5 ou 15 segundos.

No meu caso recomendo dual boot com um hd so, ou no caso no mesmo hd.

nao sei se expliquei o que vc estava pensando.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

25/01/2014

BO???
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

25/01/2014

no meu seria somente 1 HD mesmo, pensei que fosse a mesa coisa com dois HD´s.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

BO???

B.O. (Boletim de Ocorrencia) isso na delegasia... mas aqui tbm eh giria... rsrsr

BO = Problema aqui em SP.. giria local... rsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

no meu seria somente 1 HD mesmo, pensei que fosse a mesa coisa com dois HD´s.

Da um pouco mais de trabalho, na epoca que instalaei foi extremamente trabalhoso.

Pode ser que hoje em dia seja mais simples, pq evoluiu bastante nos ultimos anos.

Se nao me engano vc ate consegue instalar lado a lado, mas da trabalho para iniciar no SO certo.

Mas dependendo do que vc quiser, vc pode desativar o hd de um para iniciar no outro e vice versa, assim o unico incomodo seria ficar entrando no setup, que para mim ja eh incomodo demais. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

25/01/2014

BO???

B.O. (Boletim de Ocorrencia) isso na delegasia... mas aqui tbm eh giria... rsrsr

BO = Problema aqui em SP.. giria local... rsrsr

aqui em Fortaleza problema = bucho

kkkkkkkkkkkk
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

25/01/2014

sem duvida...nem fale...
atualmente devem ter resolvido isso não é possivel.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

kkkkkkk

na minha cidade natal Bucho eh estomago... e se o cara ta com o bucho cheio quer dizer que comeu muito... kkkkkkkk

bucho aqui em SP acho que eh a mesma coisa que estomago. rssr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

sem duvida...nem fale...

cara.. eu acho possivel sim viu... rssr

vc pode ate fazer um teste se guiser... com um VM primeiro, se der certo vc faz com a maquina de verdade... rsrsr

nao digo que faco o teste, pq eu vou acabar esquecendo e nao fazendo... rsrsr

To parecendo a Dory.... rsrsrsrsrs
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

25/01/2014

kkkkkkk

na minha cidade natal Bucho eh estomago... e se o cara ta com o bucho cheio quer dizer que comeu muito... kkkkkkkk

bucho aqui em SP acho que eh a mesma coisa que estomago. rssr

aqui é mais complexo, kkkkkkkkkkk
bucho = gravidez...kkkkk
toma que o filho é teu...tipo isso, entende?
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

25/01/2014

sem duvida...nem fale...

cara.. eu acho possivel sim viu... rssr

vc pode ate fazer um teste se guiser... com um VM primeiro, se der certo vc faz com a maquina de verdade... rsrsr

nao digo que faco o teste, pq eu vou acabar esquecendo e nao fazendo... rsrsr

To parecendo a Dory.... rsrsrsrsrs

o problema é que não tenho dois hd´s.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

to ligado Roniere,

Bucho ja ouvi falar nesse sentido tbm.. inclusive na minha cidade natal... falava-se fulana embuchou... rssrsr

esses regionalismos sao da hora... rsrsr

particularidades de um pais continental... amo isso... rsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

Oi Alan,

Eu acho que com um HD so eh melhor de fazer, eh mais facil... pq vc so precisa seguir a ordem de instalacao, primeiro windows depois linux, e escolher com cuidado a opcao de instalacao lado a lado...

basicamente eh isso...

mas eu aconselharia vc fazer testes em VM primeiro ate vc estar bem acostumado a fazer. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

25/01/2014

to ligado Roniere,

Bucho ja ouvi falar nesse sentido tbm.. inclusive na minha cidade natal... falava-se fulana embuchou... rssrsr

Varias Culturas...
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

25/01/2014

Oi Alan,

Eu acho que com um HD so eh melhor de fazer, eh mais facil... pq vc so precisa seguir a ordem de instalacao, primeiro windows depois linux, e escolher com cuidado a opcao de instalacao lado a lado...

basicamente eh isso...

mas eu aconselharia vc fazer testes em VM primeiro ate vc estar bem acostumado a fazer. rsrsr

Abraco.

tentarei, aprender!!!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

to ligado Roniere,

Varias Culturas...

sim...

muito mesmo...

inclusive algumas exteriores que acaba sendo mescladas as regionais. rrs
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

Oi Alan,

basicamente eh isso...

Abraco.

tentarei, aprender!!!

Alan,

eh bem tranquilo.. vai com paciencia queda tudo certo.rsrs
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

25/01/2014

certo Alex, vou tentar.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

Oi Alan, bom dia!!!

Blz...

qqr duvida da um toque ou abre um topico... aquilo que eu puder ajudar, estou sempre por aqui.

Abraco.

Alex - Lekao
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

25/01/2014

fechado Alex. quando for brincar, aviso. kkkkk
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/01/2014

fechado Alex. quando for brincar, aviso. kkkkk