Disponibilidade de Software!!
Olá pessoal do fórum. Não sei se o termo ´DISPONIBILIADE DE SOFTWARE´ seria o correto, mas é o seguinte: Tenho uma aplicação em delphi com sql server 2000 usando ADO. A disponibilidade do meu software é 100¬, ou seja, basta o sql cliente esteja instalado na maquina do cliente e o servidor esteja instalado com o banco, e o software já funciona sem ter que instalar ou copiar DLLS para pastas do SO. Pois bem, atualmente estou desenvolvendo em Firebird 2.0.1 com DbExpress usando o Driver ´Interbase´, existe um grande incomodo em instalar o sofware nas estações, tem que copiar DLLS dentre outros arquivos, isso pra quem não tem uma equipe de suporte é terrível, no caso, queria saber se tem como eu tornar meu sistema com mais disponibiliade de instalação, ou seja, ADOXFirebird, ou outro tipo de conexão que não precise copiar nenhum arquivo extra para o sistema funcionar. Somente fazer a conexão via arquivo INI ou diretamente no DataModule manual ou puxando algum parâmetro de um .INI .... assim tornaria minha aplicação mais fácil de os proprios funcionarios atualizarem ou instalarem na empresa.
Detalhe: Gostaria que a solução dada pelos colegas já tenha sido testada anteriormente e funcional, pois nossa empresa possui cerca de 100 estações de trabalho em funcionamento, e necessita de confiabilidade no acesso aos dados...
Grato a todos!!
Detalhe: Gostaria que a solução dada pelos colegas já tenha sido testada anteriormente e funcional, pois nossa empresa possui cerca de 100 estações de trabalho em funcionamento, e necessita de confiabilidade no acesso aos dados...
Grato a todos!!
Maxymus
Curtidas 0
Respostas
Afarias
01/10/2009
|Olá pessoal do fórum. Não sei se o termo ´DISPONIBILIADE DE
|SOFTWARE´ seria o correto, mas é o seguinte: Tenho uma aplicação em
|delphi com sql server 2000 usando ADO. A disponibilidade do meu
|software é 100¬, ou seja, basta o sql cliente esteja instalado na maquina
|do cliente e o servidor esteja instalado com o banco, e o software já
|funciona sem ter que instalar ou copiar DLLS para pastas do SO.
O termo está incorreto. Disponibilidade diz respeito ao AMBIENTE de software e hardware. É um fator determinado pelo tempo q seu software/sistema está funcionando em relação as paradas (por quebra de equipamento, ou manutenção/atualização dos programas, etc)
|Pois bem, atualmente estou desenvolvendo em Firebird 2.0.1 com
|DbExpress usando o Driver ´Interbase´, existe um grande incomodo em
|instalar o sofware nas estações, tem que copiar DLLS dentre outros
|arquivos, isso pra quem não tem uma equipe de suporte é terrível, no
|caso, queria saber se tem como eu tornar meu sistema com mais
|disponibiliade de instalação, ou seja, ADOXFirebird, ou outro tipo de
|conexão que não precise copiar nenhum arquivo extra para o sistema
|funcionar.
Existem uma solução muito fácil pra isso: faça um INSTALADOR! Qualquer usuário consegue instalar usando um instalador.
Mas se ainda assim não serve para vc, então o melhor que vc pode fazer é programar seu sistema usando componentes de acesso ao FB que comuniquem-se diretamente com o cliente (gds32.dll ou fbclient.dll), ex: IBX, FIB Plus, IBO e UIB
Ainda assim, vc SEMPRE terá q instalar o cliente FB na máquina onde está sua aplicação.
T+
|SOFTWARE´ seria o correto, mas é o seguinte: Tenho uma aplicação em
|delphi com sql server 2000 usando ADO. A disponibilidade do meu
|software é 100¬, ou seja, basta o sql cliente esteja instalado na maquina
|do cliente e o servidor esteja instalado com o banco, e o software já
|funciona sem ter que instalar ou copiar DLLS para pastas do SO.
O termo está incorreto. Disponibilidade diz respeito ao AMBIENTE de software e hardware. É um fator determinado pelo tempo q seu software/sistema está funcionando em relação as paradas (por quebra de equipamento, ou manutenção/atualização dos programas, etc)
|Pois bem, atualmente estou desenvolvendo em Firebird 2.0.1 com
|DbExpress usando o Driver ´Interbase´, existe um grande incomodo em
|instalar o sofware nas estações, tem que copiar DLLS dentre outros
|arquivos, isso pra quem não tem uma equipe de suporte é terrível, no
|caso, queria saber se tem como eu tornar meu sistema com mais
|disponibiliade de instalação, ou seja, ADOXFirebird, ou outro tipo de
|conexão que não precise copiar nenhum arquivo extra para o sistema
|funcionar.
Existem uma solução muito fácil pra isso: faça um INSTALADOR! Qualquer usuário consegue instalar usando um instalador.
Mas se ainda assim não serve para vc, então o melhor que vc pode fazer é programar seu sistema usando componentes de acesso ao FB que comuniquem-se diretamente com o cliente (gds32.dll ou fbclient.dll), ex: IBX, FIB Plus, IBO e UIB
Ainda assim, vc SEMPRE terá q instalar o cliente FB na máquina onde está sua aplicação.
T+
GOSTEI 0