Distribuicao do FireBird

Firebird

04/06/2004

Boa tarde pessoal, terminei meu projeto usando o FireBird... ma como iniciante, me deparei com a seguinte questao: como distribuir minhas aplicacao?

Vamos la: pro meu cliente, tenho que instalar o Server do firebird, ou somente enviar a DLL utilizada pelo delphi?

Desde ja agradeco,
Fellipe...

Titanius

Titanius

Curtidas 0

Respostas

Vinicius2k

Vinicius2k

04/06/2004

Colega,

Firebird :
----------
Na máquina servidora de seu cliente vc terá q instalar o Firebird Server e ele deve ser um serviço da máquina (NT,XP,2K) ou iniciar junto com o Windows (9X/ME)... marque a opção para utilização do Guardian...

Nas estações vc precisa instalar o Firebird Client...

Em ambas as instalações, se for versão 1.5 e vc estiver usando IBX, deixe marcada a opção no final do setup que diz ´fazer uma copia da fbclient.dll como gds32.dll para compatibilidade´... se vc estiver usando dbExpress só será necessária se seu TSQLConnection estiver setado para usar a gds32.dll... se estiver setado para fbclient.dll não precisa desta copia..

Apenas isso, mais nada...

Aplicação :
------------
Se vc está usando dbexpress vc precisa distribuir a dbexpint.dll (driver do do dbx para Interbase/Firebird) e provavelmente midas.dll (para TClientDataSets)... Se estiver usando IBX não precisa distribuir nenhuma DLL extra...
Nas estações vc precisa configurar o caminho do banco de dados no servidor, lembre-se q este caminho deve ser inserido no IBDatabase (IBX) ou no TSQLConnection (dbExpress), então sugiro que vc utilize um arquivo .ini para isso...
A configuração é => IP do servidor:caminho fisico do banco no servidor
Ex: 192.168.0.1:c:\sistema\dados\banco.fdb
ou vc pode utilizar áliases (Firebird 1.5 -- aliases.conf) apontando IP:nome_do_alias

Visite http://www.firebase.com.br , lá vc encontrará vários artigos que podem lhe ajudar ainda mais...

Espero ter ajudado...

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

04/06/2004

Valeu vinicius.... me esclareu minha duvida...

[]s
Fellipe

GOSTEI 0
Pezzin

Pezzin

04/06/2004

Estou tendo problema com alguns clientes em rede.

Nos terminais da erro como se não achasse o IP fixo do servidor.
Estou usando IBX via TCP e mesmo com o FB Client dá o erro.

GOSTEI 0
POSTAR