Divisão por ZERO
estou usando tb. paradox onde tenho um campo do tipo ´N´
e no form estou dividindo valores com zero. Mas delphi gera um erro
mais ou menos assim ´floating point division by zero´
PRECISO RESOLVER ISSO, POR FAVOR
e no form estou dividindo valores com zero. Mas delphi gera um erro
mais ou menos assim ´floating point division by zero´
PRECISO RESOLVER ISSO, POR FAVOR
Rafael Santana
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
19/06/2004
Colega,
Não se divide por zero. No entanto, você pode tratar a exceção levantada pelo Delphi. Exemplo:
Não se divide por zero. No entanto, você pode tratar a exceção levantada pelo Delphi. Exemplo:
try Valor := Total / Divisor; // Sendo que o divisor pode ser zero except Valor := 0; // Ou seja, se o total for divido por zero, então atribui zero para a variável valor; end;
GOSTEI 0
Jasig Aurumalfa
19/06/2004
[quote:8e26b29166=´Aroldo Zanela´]Colega,
[/quote:8e26b29166]
Só por segurança, isso não forçaria muito a variável não?
Anularia o processo de divisão, num é?
try Valor := Total / Divisor; // Sendo que o divisor pode ser zero except Valor := 0; // Ou seja, se o total for divido por zero, então atribui zero para a variável valor; end;
Só por segurança, isso não forçaria muito a variável não?
Anularia o processo de divisão, num é?
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
19/06/2004
Colega,
A primeira pergunta eu não entendi;
A segunda, a resposta é: Sim, pois como eu disse, - não existe divisão por zero, então a exemplo de outras linguagens (como Clipper), faço a atribuição de zero, porém, pode ser avaliado outros desvios condicionais.
A primeira pergunta eu não entendi;
A segunda, a resposta é: Sim, pois como eu disse, - não existe divisão por zero, então a exemplo de outras linguagens (como Clipper), faço a atribuição de zero, porém, pode ser avaliado outros desvios condicionais.
GOSTEI 0