Dois programas se comunicando na msm máquina.Sem usar Socket

Delphi

24/01/2004

É o seguinte,

Estou tentando desenvolver dois programas, um se comunicando com o outro(na mesma máquina). Só que a comunicação entre eles não pode ser atraves de socket(nem TCP).

fiz um aqui usando DDE da paleta System, funcionou na moral, ficou bom, mas, sem muitas funções.

Queria saber se alguém já desenvolveu algo assim, o que usou e se deu certo( :roll: ),

ou

Se poderia dar algumas dicas.

Obs. eu sei que o dde é um meio um ´pouco´ ultrapassado, mas, foi o único meio (até agora) que consegui fazer.

Quem quiser ver como que esta mais ou menos o projeto(utilizando dde), pode baixa-lo em http://www.seek.srv.br/otto/Comunicacao-DDE.zip
(para usar, execute os dois aplicativos. Após executa-los, clique no botao Conectar em cada um deles e já poderá fazer a troca de mensagens.)

agradeço a colaboração e a paciência de todos...

um abraço... :wink:

Otto

Otto

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

24/01/2004

Use COM -- que é por sinal uma evolução (grande) do DDE

T+

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

24/01/2004

Colega,

Na mesma máquina pode ser feito de várias maneiras, inclusive, algumas muito simples. Vejo o exemplo de aplicação de TEF que se comunicam (trocam) informações por meio de arquivos texto que são criados, lidos e removidos em determinado diretório, outra forma simples, pode ser feito pelo Clipboard.

GOSTEI 0
Otto

Otto

24/01/2004

[quote:f70a7672f5=´Aroldo Zanela´]se comunicam (trocam) informações por meio de arquivos texto que são criados, lidos e removidos em determinado diretório[/quote:f70a7672f5]

tb não pode ser com arquivos....

vou dar uma pesquisar informações sobre [b:f70a7672f5]com/dcom[/b:f70a7672f5]...

outra forma simples, pode ser feito pelo Clipboard.

nao encontrei nada, mas, vou continuar pesquisando...

valeu pela ajuda...

um abraço....

GOSTEI 0
Comodelphi

Comodelphi

24/01/2004

Utilize Com ou IPC. Mas aconselho o Com e indico este livro como referencia:

Delphi6, Guia do desenvolvedor - Steve teixeira & Xavier Pacheco.
Editora Campus.

Não sei se tem uma edição mais atual, mas esse livro é melhor referência para delphi em português que já vi.

Obs.: IPC o próprio delphi tem um exemplo, mas dependendo do que vai fazer talvez não va te servir.

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

24/01/2004

Eu já usei todos os métodos de IPC do Windows, é bem fácil. Tem pipes, mailslots, memória compartinhada, são várias as opções.

Apenas NÃO use a areá de transferência. Imagine a frustação do usuário ao ver que a senha, url, etc que ele guardou lá dá lugar agora a um monte de bytes sem sentido. Esse recurso existe para conveniência do usuário, e o programa só mexe se o usuário pedir, ok.

GOSTEI 0
::d::a::m::m::i::t::

::d::a::m::m::i::t::

24/01/2004

dei uma olhada no exemplo IPC do delphi mas naum entendi ireito como funciona.... alguem sabe onde encontro uma apostila ou coisa parecida....

valew.....

GOSTEI 0
Otto

Otto

24/01/2004

Tipo,

em casa uso o win2000 pro, e a comunicação via dde funcionou beleza, mas, quando trouxe aqui pra empresa(que usa win98) nao funcionou nao. Novamente com os mesmo executaveis testei em casa e funcionou e aqui na empresa, nada....

não conhece bem esse meio de comunicação pois é muiito antigo(diz os coroas aqui da emrpesa). Mas, alguém aqui que ja usou esse método, teve esse problema?! Ou saberia o pq?

um abraço...

GOSTEI 0
POSTAR