Duas Condições com o IF
Boa Tarde, Meu Nome é Aldo, e estou iniciando no Fórum. Quero saber se alguem pode me ajudar.
Exemplo: Tenho uma Tabela (apenas Uma) que controla: Numero do cliente e o que eles compraram, valor do produto, dia, mes, ano etc.
Quero saber se com a estrutura IF THEN ELSE consigo mandar imprimir (RAVE) somente o que um determinado cliente comprou no mes de MARÇO (Tabela do Paradox7)
:?:
Grato,
Aldo Pinatti Junior
Exemplo: Tenho uma Tabela (apenas Uma) que controla: Numero do cliente e o que eles compraram, valor do produto, dia, mes, ano etc.
Quero saber se com a estrutura IF THEN ELSE consigo mandar imprimir (RAVE) somente o que um determinado cliente comprou no mes de MARÇO (Tabela do Paradox7)
Grato,
Aldo Pinatti Junior
Aldo.junior1
Curtidas 0
Respostas
Martins
09/04/2008
Boa Tarde, Meu Nome é Aldo, e estou iniciando no Fórum. Quero saber se alguem pode me ajudar.
Grato,
Aldo Pinatti Junior
Poder, pode, mas se fosse vc usaria Query, ficaria melhor.
O campo mês é inteiro?
Algo mais ou menos assim pode te ajudar.
Query1.Close; Query1.SQL.Clear; Query1.SQL.Add(´Select * From Sua_Tabela where Mes = :pmes´); Query1.Params.ParamByName(´pmes´).AsInteger := StrToInt(EdMes.Text); Query1.Open;
Qualquer coisa, retorne ao fórum.
GOSTEI 0
Aldo.junior1
09/04/2008
Grato pela resposta, MAS ...... sou meio BURRÃO
Sim o Campo do Mes está escrito [b:43d6c8f21c]MARÇO[/b:43d6c8f21c] (mes_compra) É UMA STRING
Pelo que entendi, com estes parametros com Query+SQL, se referem apenas ao mes, me desculpe se eu NÃO entendi bem. Mas eh o seguinte: vou fazer um exemplo, porque tem varios clientes, segue
Campo: [b:43d6c8f21c]COD_CLI[/b:43d6c8f21c] = 100
[b:43d6c8f21c]Nome_CLI[/b:43d6c8f21c] = Paulo
[b:43d6c8f21c]MES_COMPRA[/b:43d6c8f21c]: comprou todos os meses Janeiro, Fevereiro Março e continua a comprar em Abril, mas o Cliente Paulo (COD_CLI=100), teve uma duvida no valor nas compras de março (campo: [b:43d6c8f21c]MES_COMPRA[/b:43d6c8f21c])
Quero Imprimir somente as compras que ele([b:43d6c8f21c]COD_CLI[/b:43d6c8f21c] ) realizou no Mes de MARÇO([b:43d6c8f21c]MES_COMPRA[/b:43d6c8f21c])
Grato,
Delphi 7 + RAVE
Sim o Campo do Mes está escrito [b:43d6c8f21c]MARÇO[/b:43d6c8f21c] (mes_compra) É UMA STRING
Pelo que entendi, com estes parametros com Query+SQL, se referem apenas ao mes, me desculpe se eu NÃO entendi bem. Mas eh o seguinte: vou fazer um exemplo, porque tem varios clientes, segue
Campo: [b:43d6c8f21c]COD_CLI[/b:43d6c8f21c] = 100
[b:43d6c8f21c]Nome_CLI[/b:43d6c8f21c] = Paulo
[b:43d6c8f21c]MES_COMPRA[/b:43d6c8f21c]: comprou todos os meses Janeiro, Fevereiro Março e continua a comprar em Abril, mas o Cliente Paulo (COD_CLI=100), teve uma duvida no valor nas compras de março (campo: [b:43d6c8f21c]MES_COMPRA[/b:43d6c8f21c])
Quero Imprimir somente as compras que ele([b:43d6c8f21c]COD_CLI[/b:43d6c8f21c] ) realizou no Mes de MARÇO([b:43d6c8f21c]MES_COMPRA[/b:43d6c8f21c])
Grato,
Delphi 7 + RAVE
GOSTEI 0
Luiz Henrique
09/04/2008
Boa noite aldo
Nao é questao de ser burrao, o Martins te deu um exemplo , ...so faltou o ....AND cliente = ´selecionar´..., de uma execucao padrao SQL...apos esta execucao, vc dispararia o teu relatorio. Resumindo vc seleciona e imprime...nao sei bem como o Rave funciona mas seria mais ou menos isso.
Um abraço....T+
Nao é questao de ser burrao, o Martins te deu um exemplo , ...so faltou o ....AND cliente = ´selecionar´..., de uma execucao padrao SQL...apos esta execucao, vc dispararia o teu relatorio. Resumindo vc seleciona e imprime...nao sei bem como o Rave funciona mas seria mais ou menos isso.
Um abraço....T+
GOSTEI 0
Aldo.junior1
09/04/2008
AHAHAHAHA, vc não sabe o quanto sou novato!!!!
para mim apenas a instrução:
IF TABLE1.FIELBYNAME(´COD_CLI´).AsInteger=´100´ and TABLE1.FIELBYNAME(´MES_COMPRA´).AsString=´MARÇO´ then........bastaria para resolver o meu problema.
Não sei muito (praticamente nada, sei que preciso estudar mais) das instruções QUERY.SQL. E com as linhas de comando do Martins onde eu encaixaria o AND ??? . em que linha??? Ainda não tenho a mesma Lógica que Vcs.
Sou mesmo meio BURRÃO
Tenho o Programa praticamente pronto, estou com dificuldades nestas coisas de Consulta e Impressão.
Por favor me explique, se posso usar expressões tipo IF, While, Case ou outro comando.
Muito Obrigado Cara !!!
Fale comigo como um Novato Mesmo
Grato T+
Aldo
para mim apenas a instrução:
IF TABLE1.FIELBYNAME(´COD_CLI´).AsInteger=´100´ and TABLE1.FIELBYNAME(´MES_COMPRA´).AsString=´MARÇO´ then........bastaria para resolver o meu problema.
Não sei muito (praticamente nada, sei que preciso estudar mais) das instruções QUERY.SQL. E com as linhas de comando do Martins onde eu encaixaria o AND ??? . em que linha??? Ainda não tenho a mesma Lógica que Vcs.
Sou mesmo meio BURRÃO
Tenho o Programa praticamente pronto, estou com dificuldades nestas coisas de Consulta e Impressão.
Por favor me explique, se posso usar expressões tipo IF, While, Case ou outro comando.
Muito Obrigado Cara !!!
Fale comigo como um Novato Mesmo
Grato T+
Aldo
GOSTEI 0
Joaoshi
09/04/2008
Colega, no SQL a instrução para retornar o que você sugeriu como TABLE1 seria:
SELECT * FROM TABLE1 WHERE COD_CLI = 100 [b:7bc91ae424]AND[/b:7bc91ae424]
MES_COMPRA = ´MARÇO´
TABLE1.FIELBYNAME(´COD_CLI´).AsInteger=´100´ and TABLE1.FIELBYNAME(´MES_COMPRA´).AsString=´MARÇO´
SELECT * FROM TABLE1 WHERE COD_CLI = 100 [b:7bc91ae424]AND[/b:7bc91ae424]
MES_COMPRA = ´MARÇO´
TABLE1.FIELBYNAME(´COD_CLI´).AsInteger=´100´ and TABLE1.FIELBYNAME(´MES_COMPRA´).AsString=´MARÇO´
GOSTEI 0
Aldo.junior1
09/04/2008
Legal Colega Joãoshi
Muito Obrigado!!!, mas tenho um problema. Onde eu Coloco estas instruções ??? Em todo o lugar que eu coloco me ERRO.
Preciso inserir um Componente QUERY no Form ???
as Instruções vão entre Begin End; ???
em que PROCEDURE ??? BOTTONCLICK ???
as Instruções vão nas propriedades do Componente QUERY ???
onde Coloco isto??? Esta está sendo minha dúvida e ninguem me responde
Muito Obrigado
Aldo
Muito Obrigado!!!, mas tenho um problema. Onde eu Coloco estas instruções ??? Em todo o lugar que eu coloco me ERRO.
Preciso inserir um Componente QUERY no Form ???
as Instruções vão entre Begin End; ???
em que PROCEDURE ??? BOTTONCLICK ???
as Instruções vão nas propriedades do Componente QUERY ???
onde Coloco isto??? Esta está sendo minha dúvida e ninguem me responde
Muito Obrigado
Aldo
GOSTEI 0
Joaoshi
09/04/2008
Colega, as instruções vão na propriedade [b:e33a5df6e6]SQL[/b:e33a5df6e6] da Query.
Então no evento OnClick de um button você colocaria:
Query1.Close;
Query1.Sql.Clear;
Query1.Sql.add(´SELECT * FROM TABLE1 WHERE COD_CLI = 100 AND
MES_COMPRA = ´ + QuotedStr(´MARÇO´) );
Query1.Open;
Como o colega [b:e33a5df6e6]Martins[/b:e33a5df6e6] havia informado no post anterior.
Espero ter ajudado.
Query1.Close;
Query1.Sql.Clear;
Query1.Open;
Como o colega [b:e33a5df6e6]Martins[/b:e33a5df6e6] havia informado no post anterior.
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Martins
09/04/2008
Colega, as instruções vão na propriedade [b:cd33aeb820]SQL[/b:cd33aeb820] da Query.
Query1.Close;
Query1.Sql.Clear;
Query1.Open;
Como o colega [b:cd33aeb820]Martins[/b:cd33aeb820] havia informado no post anterior.
Espero ter ajudado.
Lembrando q vc poderá trocar o nome Março por um parametro para ficar mais flexível OK!
Valew pela complementação do código Galera!!
Modificando um pouco aqui, testa aí.
Lembrando q vc deve fazer isso na query q vai ser usada no seu relatório, e vc deverá se acostumar a usar SQL, vc ainda vai precisar muito.
Query1.Close; Query1.SQL.Clear; Query1.SQL.Add(´SELECT * FROM Sua_Tabela WHERE CODCLI = : PCODOCLI AND MES LIKE :pMES´); Query1.Params.ParamByName(´PCODCLI´).AsInteger := StrToInt(Edcodcli.Text); Query1.Params.ParamByName(´pMES´).AsString := EdMes.Text +´¬´; Query1.Open;
GOSTEI 0
Aldo.junior1
09/04/2008
OK, Obrigado a todos os Colegas, Pelas Respostas
Agora Sim, me deram uma Luz, as informações estavam meio em pedaços
Vou fazer conforme as orientações dos colegas, qualquer coisa volto ao Fórum.
A!! e desculpe alguma coisa e ao Administrador pela duplicidade, mas as informações estavam meio desencontradas e fiquei ancioso.
OBRIGADO PELA AJUDA RAPAZIADA !!!! VALEU
Aldo
Agora Sim, me deram uma Luz, as informações estavam meio em pedaços
Vou fazer conforme as orientações dos colegas, qualquer coisa volto ao Fórum.
A!! e desculpe alguma coisa e ao Administrador pela duplicidade, mas as informações estavam meio desencontradas e fiquei ancioso.
OBRIGADO PELA AJUDA RAPAZIADA !!!! VALEU
Aldo
GOSTEI 0