Dúvida Aps.Net , Java, html

Off Topic

06/05/2014

Fala galera, tudo bem?

Bom, atualmente eu estou tendo muita dúvidas sobre Aps.Net e Java, não na parte de codificação e sim em... Objetivo ? Bom, o que acontece é o seguinte. Estou no 5º período da faculdade e este semestre já iniciamos o TCC, eu já fiz a documentação do meu que será um site, porém até este semestre eu não conhecia JavaEE e Aps.Net.. Quando vi que ambas tecnologias permitiam criar conteúdo web, me surgiu a dúvida que é, se construo o meu site (que é um site que basicamente faz controle de eventos (festas,reuniões,palestras,etc) com html,css e php normal, ou (caso seja possível) tento aprender e a construí-lo com alguma dessas duas tecnologias.

Alguém poderia acender esta luz pra mim ? =/
Fábio Carvalho

Fábio Carvalho

Curtidas 0

Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

06/05/2014

Olá, tudo bem?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é uma divisão de tecnologias que existe quando tratamos de desenvolvimento web. HTML, CSS e JavaScript são as chamadas linguagens/tecnologias FRONT-END ou CLIENT-SIDE, elas servem para estruturar e formatar o conteúdo que será visualizado pelo usuário final. Já linguagens como PHP, ASP.NET e Java são as chamads BACK-END ou SERVER-SIDE, que são codificadas para serem executadas por um servidor, e ficam responsáveis pela programação dinâmica do site (em tarefas como o acesso a bancos de dados e envio de emails, por exemplo).

Ao desenvolver um web site em PHP, ASP.NET ou Java, você também utilizará HTML, CSS e JavaScript, cada um com um objetivo diferente, e adequado a certas funções.

Com relação a qual delas escolher, considerando que já é um projeto de TCC, eu lhe aconselho a considerar algumas questões como:

1) PHP atende todas as suas necessidades (considerando que você já conhece essa linguagem)? Se sim, eu utilizaria optaria por utilizá-la, pois não iria requerer que você investisse tempo, que talvez esteja apertado, para estudar uma nova linguagem.

2) Você tem muito tempo disponível para estudar ASP.NET e Java antes de entregar o TCC? Se sim, sempre vale a pena estudar coisas novas, e durante os estudos você mesmo iria decidir qual dessas duas linguagens utilizar em seu projeto. Porém, se você notar que está demorando muito para evoluir, a ponto de poder desenvolver toda sua aplicação, talvez possa ser interessante deixar os estudos em stand by e desenvolver em PHP, pelo menos para garantir a entrega do seu projeto.

Espero ter ajudado na sua tomada de decisão. Qualquer coisa, estamos por aqui.

Abraço e bons códigos.
GOSTEI 0
Fábio Carvalho

Fábio Carvalho

06/05/2014

Olá, tudo bem?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é uma divisão de tecnologias que existe quando tratamos de desenvolvimento web. HTML, CSS e JavaScript são as chamadas linguagens/tecnologias FRONT-END ou CLIENT-SIDE, elas servem para estruturar e formatar o conteúdo que será visualizado pelo usuário final. Já linguagens como PHP, ASP.NET e Java são as chamads BACK-END ou SERVER-SIDE, que são codificadas para serem executadas por um servidor, e ficam responsáveis pela programação dinâmica do site (em tarefas como o acesso a bancos de dados e envio de emails, por exemplo).

Ao desenvolver um web site em PHP, ASP.NET ou Java, você também utilizará HTML, CSS e JavaScript, cada um com um objetivo diferente, e adequado a certas funções.

Com relação a qual delas escolher, considerando que já é um projeto de TCC, eu lhe aconselho a considerar algumas questões como:

1) PHP atende todas as suas necessidades (considerando que você já conhece essa linguagem)? Se sim, eu utilizaria optaria por utilizá-la, pois não iria requerer que você investisse tempo, que talvez esteja apertado, para estudar uma nova linguagem.

2) Você tem muito tempo disponível para estudar ASP.NET e Java antes de entregar o TCC? Se sim, sempre vale a pena estudar coisas novas, e durante os estudos você mesmo iria decidir qual dessas duas linguagens utilizar em seu projeto. Porém, se você notar que está demorando muito para evoluir, a ponto de poder desenvolver toda sua aplicação, talvez possa ser interessante deixar os estudos em stand by e desenvolver em PHP, pelo menos para garantir a entrega do seu projeto.

Espero ter ajudado na sua tomada de decisão. Qualquer coisa, estamos por aqui.

Abraço e bons códigos.

Joel, boa tarde.

Joel, muito obrigado pela explicação realmente foi de grande ajuda e clareza. Bom, em termos de "tempo" eu realmente não tenho muito, digamos que eu tenho três meses para começar o desenvolvimento (término deste semestre e inicio do próximo), pois no próximo semestre já daremos início ao projeto. Eu tenho conhecimento php, css, html e javascript o que seria mais "tranquilo" vamos dizer assim caso eu escolhesse para desenvolver o projeto.

Porem por eu ter uma última dúvida que não mencionei anteriormente exatamente para esperar uma resposta sobre as tecnologias primeiro, é a seguinte, no mercado atualmente eu tenho visto mais vagas para desenvolvedores de Aps.Net e Java (Na minha região Aps.Net e C# dominam o mercado, porem Java paga melhor), do que Web, que ao menos por aqui é a mais "judiada" , digamos assim, por este motivo eu fico com "medo" de escolher uma tecnologia que o retorno não vai ser tão bom em relação as outras.

OBS: Realmente, estou tentando com Java e já vi que é muito conteúdo, atualmente estou indo para o 3º capitulo da formação básica de Java aqui do portal.
GOSTEI 0
POSTAR