duvida clientdataset e firebird
Estou começando a usar dbExpress e Firebird 1.5.
Preciso evitar que o usuario cadastre um registro repetido, minha tabela tem o campo código como chave primaria, fiz o seguinte,no evento OnPostError do clientdataset coloquei o seguinte codigo:
if (copy(e.Message,1,13))=´KEY VIOLATION´ then
begin
action:=DaAbort;
showmessage(´Já existe Operador com este Código - Favor Corrigir´);
mas quando coloco um registro repetido ele não funciona e aparece a seguinte mensagem
´violation of PRIMARY or UNIQUE KEY constraint ´INTEG_2´ on table ´OPERADOR´.
não estou sabendo como fazer, se alguem souber como tratar isso por favor me mande.
Obrigado
Preciso evitar que o usuario cadastre um registro repetido, minha tabela tem o campo código como chave primaria, fiz o seguinte,no evento OnPostError do clientdataset coloquei o seguinte codigo:
if (copy(e.Message,1,13))=´KEY VIOLATION´ then
begin
action:=DaAbort;
showmessage(´Já existe Operador com este Código - Favor Corrigir´);
mas quando coloco um registro repetido ele não funciona e aparece a seguinte mensagem
´violation of PRIMARY or UNIQUE KEY constraint ´INTEG_2´ on table ´OPERADOR´.
não estou sabendo como fazer, se alguem souber como tratar isso por favor me mande.
Obrigado
Gameiro
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
02/07/2004
Colega,
Se vc pretende tratar a exceção desta maneira precisa comparar o E.Message com a mensagem que é retornada do banco... ´Key Violation´ eh parte do retorno da mensagem usando paradox... para IB/FB a mensagem é diferente, como vc mesmo citou...
Espero ter ajudado...
T+
if (copy(e.Message,1,13))=[color=red:6f9c3b1229]´KEY VIOLATION[/color:6f9c3b1229]´ then...
[color=red:6f9c3b1229]violation of PRIMARY or UNIQUE KEY [/color:6f9c3b1229]constraint ´INTEG_2´ on table ´OPERADOR´.