Duvida com Chave primária
Pessoal, alguém pode me tirar uma dúvida?. Se eu não definir na minha tabela uma chave primária tem algum problema?. Isso eu pergunto porque tenho uma tabela ITENSPEDIDO onde eu só somo 1 no campo CODITEM via código, mas nela tenho um campo CODPED, assim fica fácil de saber os itens do pedido. Mas então, tem algum problema eu fazer dessa forma?
vlww pessoal
Marcelo
vlww pessoal
Marcelo
Tchelllo
Curtidas 0
Respostas
Nigro
05/05/2004
Creio que você esteja trabalhando com Paradox, nesse caso pode ser mesmo que as coisas funcionem sem uma chave, mas aconselho a colocação de uma pois quando você for trabalahar com banco relacional será impossível trabalhar sem chave.
GOSTEI 0
Tchelllo
05/05/2004
não, é InterBase, mas então...e no meu caso, como faço para definir uma chave na minha tabela ITENSPEDIDO?, pelo CODITEM não pode ser porque e quando eu chegar no pedido 1000?, o CODITEM do primeiro item será o 1500? ou o 2000? ou qualquer outro numero?...entendeu a minha dúvida?...que jeito posso definir uma chave para esta situação?
vlwww
Marcelo
vlwww
Marcelo
GOSTEI 0
Nigro
05/05/2004
A chave primária é um valor que não se repete em mais de um registro, não precisa se ncessariamente um número sequencial
GOSTEI 0
Tchelllo
05/05/2004
Tá, isso eu sei, mas como faço então para definir uma chave nessa tabela onde os registros do campo CODITEM fiquem assim por exemplo (Pedido 50, CODITEM 1,2,3...Pedido 51, CODITEM 1,2,3,4,5)? , nesse caso o valor do campo CODITEM se repete várias vezes a cada pedido.
vlww Nigro..
vlww Nigro..
GOSTEI 0
Thiagodm
05/05/2004
No seu caso vc vai ter que definir como chaver primaria uma chave concatenada como o numero do Pedido e o Codigo do Produto...
GOSTEI 0
Repa
05/05/2004
Melhor vc criar um outro campo na tabela p/ ser a chave primária. Assim vc terá um poderá usar um código p/ cada pedido, item, que não irá se repetir.
GOSTEI 0
Tchelllo
05/05/2004
Então Thiago, no pedido que eu fiz o usuário pode escolher o mesmo produto no pedido, mas com data diferente de entrega, então definir uma chave composta tbm não vai dar certo, pois os registros podem se repetir, mas a idéia da Renata eu acho que resolve.
GOSTEI 0