Dúvida com Licença
Olá amigos estou com uma pequena dúvida. Por exemplo se eu tiver um sistema feito em delphi utilizando um banco de dados free, eu tenho que pagar pra esse sistema rodar em uma empresa ou só se eu tiver na empresa o DELPHI instalado também. Obrigado a todos!
Cláudiogyn
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
04/02/2004
colega,
A empresa não precisa ter, mas vc precisa ter uma licença professional ou superior do Delphi.
Quanto ao banco de dados se ele for free nem vc, nem a empresa precisam de licença... mas cuidado com o MySQL pq ele não é ´tão free assim´... para utilizá-lo comercialmente vc precisa ter uma licença comercial dele.
T+
A empresa não precisa ter, mas vc precisa ter uma licença professional ou superior do Delphi.
Quanto ao banco de dados se ele for free nem vc, nem a empresa precisam de licença... mas cuidado com o MySQL pq ele não é ´tão free assim´... para utilizá-lo comercialmente vc precisa ter uma licença comercial dele.
T+
GOSTEI 0
Cláudiogyn
04/02/2004
Como assim licença profissional?
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
04/02/2004
Colega,
Atualmente o Delphi possui, além do controle de versões, uma diferença de edições, a saber:
- Personal (freeware para uso não-comercial);
- Professional;
- Enterprise;
- Architect.
Atualmente o Delphi possui, além do controle de versões, uma diferença de edições, a saber:
- Personal (freeware para uso não-comercial);
- Professional;
- Enterprise;
- Architect.
GOSTEI 0
Cláudiogyn
04/02/2004
O que eu estou querendo saber é o seguinte:
Se eu fizer um sistema em casa e instalar ele em uma empresa esse sistema deverá ter algum tipo de licença?
Se eu fizer um sistema em casa e instalar ele em uma empresa esse sistema deverá ter algum tipo de licença?
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
04/02/2004
Colega,
É isto que estamos lhe dizendo. Basta ter uma versão comercial do Delphi devidamente licenciada para produzir, caso contrário, poderá ser envolvido num crime de pirataria (Lei 9609 de 19/01/1998). No entanto, não é obrigatório efetuar registro no INPI para comercializar seus produtos, basta utilizar produtos legalmente.
É isto que estamos lhe dizendo. Basta ter uma versão comercial do Delphi devidamente licenciada para produzir, caso contrário, poderá ser envolvido num crime de pirataria (Lei 9609 de 19/01/1998). No entanto, não é obrigatório efetuar registro no INPI para comercializar seus produtos, basta utilizar produtos legalmente.
GOSTEI 0
Cláudiogyn
04/02/2004
Deixa eu explicar melhor cada executavel e o banco de dados tem que ser licenciado ou só o software que eu uso pra desenvolver o sistema?
E quanto será essa versão licenciada, e cada sistema que eu criar eu terei que ter essa versão licenciada.
E quanto será essa versão licenciada, e cada sistema que eu criar eu terei que ter essa versão licenciada.
GOSTEI 0
Vinicius2k
04/02/2004
Resumindo : se seu Delphi é pirata, vc não pode vender o seu trabalho.
T+
T+
GOSTEI 0
Cláudiogyn
04/02/2004
E se não for pirata eu posso criar tantos sistemas eu quiser e sair vendendo certo?
GOSTEI 0
Vinicius2k
04/02/2004
cada executavel e o banco de dados tem que ser licenciado ou só o software que eu uso pra desenvolver o sistema?
só o software que vc usar para desenvolver, no nosso caso o Delphi.
quanto ao banco de dados, isso vai depender de qual vc vai usar... o Interbase 6 e o Firebird, são totalmente livres... já o Oracle, MS SQL Server, MySQL, etc, cada empresa para o qual vc vender seu sofware terá q ter uma licença dele.
não. vc tendo o Delphi licenciado pode fazer quantos sistemas quiser.
T+
GOSTEI 0