Dúvida com Report Builder
Boa tarde pessoal, estou com uma duvida no report builder.
Eu estou fazendo um relatório de entrada e saida de caixa.
O relatório tem a descricão da entrada, a operação (crédito ou débito) e o valor.
Eu só estou com o seguinte problema, no final da folha eu quero adicionar três valores: Débito, que é a soma de todos os lançamentos com operação igual a débito, Crédito, que é a mesma coisa só que para Crédito e "Em Caixa" que é o calculo de entrada - saida, isso seria útil para saber quanto devo ter no meu caixa.
Agradeço se ajudarem.
Eu estou fazendo um relatório de entrada e saida de caixa.
O relatório tem a descricão da entrada, a operação (crédito ou débito) e o valor.
Eu só estou com o seguinte problema, no final da folha eu quero adicionar três valores: Débito, que é a soma de todos os lançamentos com operação igual a débito, Crédito, que é a mesma coisa só que para Crédito e "Em Caixa" que é o calculo de entrada - saida, isso seria útil para saber quanto devo ter no meu caixa.
Agradeço se ajudarem.
Marlon Minotti
Curtidas 0
Respostas
Claudio Andrade
19/03/2014
Diga Marlon, tudo joia??
Bem, para o cálculo do débito e crédito utilize o componente Campo Calculado (coloque ele no roda pé ou sumário do seu relatório conforme sua necessidade). Sete o campo que você deseja somar e clique em cima do componente com o botão direito do mouse, escolha Cálculos e em Tipo de Cálculo selecione Somar.... os totais já estão prontos.
Para calcular a diferença, coloque um componente Variável, defina ele como Monetário. Na parte superior do relatório vá para a aba Cálculo, escolha a banda onde você colocou o componente Variável, clique nele e é só colocar seu cálculo com base nos componentes que você utilizou para somar os valores débito e crédito.
Deve ficar assim: Value := entrada - saida
Depois clique na área do código com o botão direito do mouse e compile para ver se esta tudo ok.
Qualquer coisa é só chamar.
Abraço.
Bem, para o cálculo do débito e crédito utilize o componente Campo Calculado (coloque ele no roda pé ou sumário do seu relatório conforme sua necessidade). Sete o campo que você deseja somar e clique em cima do componente com o botão direito do mouse, escolha Cálculos e em Tipo de Cálculo selecione Somar.... os totais já estão prontos.
Para calcular a diferença, coloque um componente Variável, defina ele como Monetário. Na parte superior do relatório vá para a aba Cálculo, escolha a banda onde você colocou o componente Variável, clique nele e é só colocar seu cálculo com base nos componentes que você utilizou para somar os valores débito e crédito.
Deve ficar assim: Value := entrada - saida
Depois clique na área do código com o botão direito do mouse e compile para ver se esta tudo ok.
Qualquer coisa é só chamar.
Abraço.
GOSTEI 0
Marlon Minotti
19/03/2014
Boa tarde Cláudio, eu fiz como disse só que com alguns poréns. Como defino ele como monetário? Eu fui na aba calc e criei o código "Value := DBCalc1 - DBCalc2", mas ele não estava fazendo o calculo, simplesmente aparecia 0.
Lembrando, uso Report Builder em inglês.
Lembrando, uso Report Builder em inglês.
GOSTEI 0
Marlon Minotti
19/03/2014
Consegui colocar como Monetário. Mas o valor 0 ainda continua. Ele nao consegue fazer o calculo de DBCalc1 - DBCalc2
GOSTEI 0
Claudio Andrade
19/03/2014
Vamos tentar de outra forma então...
Apague esse código que você colocou em Calc, dê um clique simples na band onde se encontra o componente Variável e pressione a tecla F11 (vai chamar o object inspector), vá para a aba Events e dê um duplo clique em BeforePrint.
Provavelmente o nome do componente Variável deve ser ppVariable1, caso não for veja qual o nome correto e coloque o cálculo nessa procedure.
ppVariable1.value := DBCalc1.value - DBCalc2.value;
Qualquer coisa pode chamar.
Abraço.
Apague esse código que você colocou em Calc, dê um clique simples na band onde se encontra o componente Variável e pressione a tecla F11 (vai chamar o object inspector), vá para a aba Events e dê um duplo clique em BeforePrint.
Provavelmente o nome do componente Variável deve ser ppVariable1, caso não for veja qual o nome correto e coloque o cálculo nessa procedure.
ppVariable1.value := DBCalc1.value - DBCalc2.value;
Qualquer coisa pode chamar.
Abraço.
GOSTEI 0
Cleibson Oliveira
19/03/2014
Olá pessoal, instalei a versão 18 do Report Builder, utilizo Delphi7.
No código abaixo eu chamo a impressão da etiqueta.
procedure Tfrm_liberar_rhp_venda.BitBtn2Click(Sender: TObject);
begin
rptEtqProd.Print;
end;
Ele mostra o preview da etiqueta, mas quando mando imprimir da o seguinte erro.
'Property ExplicitTop does not exist'
Já procurei em vários post's mas não consegui resolver meu problema.
No código abaixo eu chamo a impressão da etiqueta.
procedure Tfrm_liberar_rhp_venda.BitBtn2Click(Sender: TObject);
begin
rptEtqProd.Print;
end;
Ele mostra o preview da etiqueta, mas quando mando imprimir da o seguinte erro.
'Property ExplicitTop does not exist'
Já procurei em vários post's mas não consegui resolver meu problema.
GOSTEI 0