Dúvida com um ListBox... Coisa Simples.
Pessoal.
Gostaria de Resolver esse seguinte problema:
Tenho 2 Listbox, ambos sao alimentados quando o form e criado, um com X opçoes de um usuário Y logado no sistema, e o segundo listbox está com as opçoes disposiveis pra esse usuário Y, caso ele queira colocar mais opçoes para ele mesmo.
Simples: Gostaria que no primeiro listbox, nao tivessem as opçoes que o mesmo ja escolheu, ou seja, que ja estao no segundo listbox (quando escolho uma opcao, ela e movida do primeiro listbox pro segundo, eu disse MOVIDA :D )
É coisa simples, eu sei.. mas tipo, to esquentando o cocao com isso.
Podem me ajudar ?
Gostaria de Resolver esse seguinte problema:
Tenho 2 Listbox, ambos sao alimentados quando o form e criado, um com X opçoes de um usuário Y logado no sistema, e o segundo listbox está com as opçoes disposiveis pra esse usuário Y, caso ele queira colocar mais opçoes para ele mesmo.
Simples: Gostaria que no primeiro listbox, nao tivessem as opçoes que o mesmo ja escolheu, ou seja, que ja estao no segundo listbox (quando escolho uma opcao, ela e movida do primeiro listbox pro segundo, eu disse MOVIDA :D )
É coisa simples, eu sei.. mas tipo, to esquentando o cocao com isso.
Podem me ajudar ?
Technos
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
13/06/2006
Colega,
Algo como?
[URL=http://img159.imageshack.us/my.php?image=listbox7mf.png][img:5b2ba2e8ed]http://img159.imageshack.us/img159/1457/listbox7mf.th.png[/img:5b2ba2e8ed][/URL]
Você pode fazer +/- assim:
Ainda dá para ´brincar´ um pouco mais, como permitir multi-seleção nos TListBox, por exemplo. Daí em diante segue-se a sua criatividade. Já me diverti um pouco fazendo isso. :)
Algo como?
[URL=http://img159.imageshack.us/my.php?image=listbox7mf.png][img:5b2ba2e8ed]http://img159.imageshack.us/img159/1457/listbox7mf.th.png[/img:5b2ba2e8ed][/URL]
Você pode fazer +/- assim:
...
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
var
I: Integer;
begin
for I := 1 to 20 do
ListBox1.Items.Add(´Opção ´ + Format(´¬3.3d´, [I]));
end;
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
// Botão ">"
if not (ListBox1.ItemIndex = -1) then
begin
ListBox2.Items.Add(ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex]);
ListBox1.DeleteSelected;
end;
end;
procedure TForm1.ListBox1DblClick(Sender: TObject);
begin
// Mesmo efeito do click no botão ">" para o duplo click
// no ítem do 1º ListBox. Isto pode ser feito no object
// inspector, mas está no código para exemplificar.
Button1Click(Self);
end;
procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
begin
// Botão "<"
if not (ListBox2.ItemIndex = -1) then
begin
ListBox1.Items.Add(ListBox2.Items[ListBox2.ItemIndex]);
ListBox2.DeleteSelected;
end;
end;
procedure TForm1.ListBox2DblClick(Sender: TObject);
begin
// Mesmo efeito do click no botão "<" para o duplo click
// no ítem do 2º ListBox. Isto pode ser feito no object
// inspector, mas está no código para exemplificar.
Button2Click(Self);
end;
procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject);
begin
// Botão ">>"
while ListBox1.Items.Count > 0 do
begin
ListBox1.ItemIndex := 0;
ListBox2.Items.Add(ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex]);
ListBox1.DeleteSelected;
end;
end;
procedure TForm1.Button4Click(Sender: TObject);
begin
// Botão "<<"
while ListBox2.Items.Count > 0 do
begin
ListBox2.ItemIndex := 0;
ListBox1.Items.Add(ListBox2.Items[ListBox2.ItemIndex]);
ListBox2.DeleteSelected;
end;
end;Ainda dá para ´brincar´ um pouco mais, como permitir multi-seleção nos TListBox, por exemplo. Daí em diante segue-se a sua criatividade. Já me diverti um pouco fazendo isso. :)
GOSTEI 0
Technos
13/06/2006
Já Resolvi o problema.
Não dessa forma, mas de outra que eu mesmo bolei.
Mas de toda forma, valeu.
Só que pintou mais uma questão:
Tem como eu, assim que arrastar e soltar um item de um listbox, ele automaticamente arrastar e soltar os itens de um listbox que está oculto na janela ?
Isso pq tem um listbox visivel, que vc pode arrastar e soltar (ordenar da maneira que voce quiser) sem problema nenhum, mas tenho um que e uma especie de copia dele, que fica oculto (esse oculto tem os fieldnames de um dataset qualquer... o visivel armazena o displayname), onde eu posso organizar da maneira que eu em querer.
Tem como me ajudar nessa tb?
Tem como eu, assim que arrastar e soltar um item de um listbox, ele automaticamente arrastar e soltar os itens de um listbox que está oculto na janela ?
Isso pq tem um listbox visivel, que vc pode arrastar e soltar (ordenar da maneira que voce quiser) sem problema nenhum, mas tenho um que e uma especie de copia dele, que fica oculto (esse oculto tem os fieldnames de um dataset qualquer... o visivel armazena o displayname), onde eu posso organizar da maneira que eu em querer.
GOSTEI 0
Adriano Santos
13/06/2006
Já Resolvi o problema.
[b:aea1c45899]Vinicius[/b:aea1c45899], posso me intrometer e melhorar seu algoritimo? :wink:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // Botão ">" if not (ListBox1.ItemIndex = -1) then begin ListBox2.Items.Add(ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex]); ListBox1.DeleteSelected; end; end;
Fica mais simples assim:
[quote:aea1c45899=´Adriano Santos´]
procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); begin //Já fica um mais simples e o ListBox se vira pra fazer o resto. ListBox1.MoveSelection(ListBox2); end;
[/quote:aea1c45899]
Para o caso do [b:aea1c45899]´Move´[/b:aea1c45899] com o mouse, fiz um exemplo basicão.
Veja os eventos. Fica bem loko assim:
[quote:aea1c45899=´onEndDrag do ListBox1´]
procedure TForm1.ListBox1EndDrag(Sender, Target: TObject; X, Y: Integer); begin if Target <> nil then // trata o fim de uma operacao que foi aceita ListBox1.MoveSelection(ListBox2); end;
[quote:aea1c45899=´onMouseDown do ListBox1´]
procedure TForm1.ListBox1MouseDown(Sender: TObject; Button: TMouseButton; Shift: TShiftState; X, Y: Integer); begin if (Sender = ListBox1) and (Button = mbLeft) then ListBox1.BeginDrag(False); // inicia a operacao end;
[quote:aea1c45899=´onDragDrop do ListBox2´]
procedure TForm1.ListBox2DragDrop(Sender, Source: TObject; X, Y: Integer); begin if Source = ListBox1 then ListBox1.EndDrag(True); // comanda o final da operacao end;
[quote:aea1c45899=´onDragOver do ListBox2´]
procedure TForm1.ListBox2DragOver(Sender, Source: TObject; X, Y: Integer; State: TDragState; var Accept: Boolean); begin if Source = ListBox1 then Accept := True; // aceita se vier da lista end;
GOSTEI 0
Vinicius2k
13/06/2006
[quote:ecb3728668=´Adriano Santos´][b:ecb3728668]Vinicius[/b:ecb3728668], posso me intrometer e melhorar seu algoritimo? :wink: [/quote:ecb3728668]
Sem problemas! Não liga não... vez por outra eu reinvento a roda :)
Se ligar o Multi-Select do TListBox, os botões ´>>´ e ´<<´ também podem receber apenas estes códigos, respecitvamente:
Eu não conhecia o método MoveSelection e, apenas a título de curiosidade, ele faz, basicamente o que eu havia proposto, porém de forma melhorada:
Implementei aqui, naquele exemplo e em ambos os TListBox, o que você propôs e ficou legal! ;)
Sem problemas! Não liga não... vez por outra eu reinvento a roda :)
Se ligar o Multi-Select do TListBox, os botões ´>>´ e ´<<´ também podem receber apenas estes códigos, respecitvamente:
ListBox1.SelectAll; ListBox1.MoveSelection(ListBox2);
ListBox2.SelectAll; ListBox2.MoveSelection(ListBox1);
Eu não conhecia o método MoveSelection e, apenas a título de curiosidade, ele faz, basicamente o que eu havia proposto, porém de forma melhorada:
// Implemenação do método MoveSelection de TCustomListControl procedure TCustomListControl.MoveSelection( Destination: TCustomListControl); begin CopySelection(Destination); DeleteSelected; end;
// Implementação do método CopySelection de TCustomListBox procedure TCustomListBox.CopySelection(Destination: TCustomListControl); var I: Integer; begin if MultiSelect then begin for I := 0 to Items.Count - 1 do if Selected[I] then Destination.AddItem(PChar(Items[I]), Items.Objects[I]); end else if ItemIndex <> -1 then Destination.AddItem(PChar(Items[ItemIndex]), Items.Objects[ItemIndex]); end;
Implementei aqui, naquele exemplo e em ambos os TListBox, o que você propôs e ficou legal! ;)
GOSTEI 0
Adriano Santos
13/06/2006
É isso ai Vinicius, uma mão lava a outra... :wink:
GOSTEI 0