Duvida em Conexao a Banco de Dados!

Delphi

12/02/2004

Caros amigos, estou com a seguinte duvida.

Estou desenvolvendo um sistema para uma rede de 40 micros e banco de dados
Interbase, e estou usando para acessar as informacoes o IBDataset. Mas queria
saber qual e a melhor forma de acessar estes dados, tipo o IbQuery ou o SqlConnection, queria
que alguem me explicasse se possivel a diferenca destas formas de acesso a dados.

Um abraco a todos!

Luiz.claudio.vieira

Luiz.claudio.vieira

Curtidas 0

Respostas

Gurgacz

Gurgacz

12/02/2004

Vixi, vc tem certeza que quer usar Interbase ? Não que ele seja ruim, mas é que com 40 usuários em rede acessando o banco ao mesmo tempo vc vai ter alguns problemas. Que tal usar FireBird ou se puder usar um banco pago use SQL Server. Quanto ao componente, migre para o Delphi 7 e utilize DBExpress, é um pouco chato usar esses componentes mas eles são muito rápidos para acessar o banco.

Se vc quiser saber porque de não usar o Interbase me envie uma pergunta que eu te ajudo, o mesmo para os componentes da paleta DBExpress.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

12/02/2004

Estou desenvolvendo um sistema para uma rede de 40 micros e banco de dadosInterbase

IB 6.0 não, ou usa o IB pago (6.5 ou 7.x), ou MS SQL Server ou é melhor usar o Firebird. Não se preocupe quanto ao número de usuários planeje bem a base e tome bastante cuidado sobrecargas na rede.

, e estou usando para acessar as informacoes o IBDataset. Mas queria saber qual e a melhor forma de acessar estes dados, tipo o IbQuery ou o SqlConnection, queria que alguem me explicasse se possivel a diferenca destas formas de acesso a dados.

Bem, o acesso aos dados é um dilema quase tão grande quanto a escolha do SGBD...
antes de mais nada vc precisa se decidir pelo SGDB depois analize da seguinte forma :

1 - IBX só for usar IB... ninguém garante futuras compatibilidades com o Firebird, ele só 100¬ compatível com o Firebird 1.0.

2 - MS SQL Server é melhor vc trabalhar com ADO, o driver DBExpress para SQL Server só foi introduzido no Delphi 7 e pelo q andei pesquisando está apresentando alguns problemas.

3 - Firebird vc pode usar DBExpress, com driver nativo se for 1.0 ou com driver de terceiros se for 1.5 ou superior... o driver da UIB é free (o 2.0 já está vindo por aí)... segundo me consta (não tenho experiência direta), o melhor mesmo é usar o Firebird com IBObjects (IBO), componente de terceiro pago, mas o custo/benefício compensa.

4 - MySQL (lembre-se de que não é free para uso comercial) a ZeosLib é a melhor forma de acesso (segundo relatos, não uso MySQL comercialmente). Acredito que uns de 90¬ do pessoal que trabalha com MySQL usa a Zeos.

e sobre a rede...
Para 40 usuários nem cogite a hipótese de um ´servidorzinho´ montado vc vai precisar de um servidor mesmo... HP/Compaq, IBM ou Dell e Switches 3Com. Se o admistrador de da rede falar com seu cliente qualquer um resolve, questione muito porque quem vai sofrer depois vai ser vc... quanto ao Sistema Operacional da rede gosto muito do 2000 Server, mas há quem diga q o Linux é superior... nisso não posso opinar com certeza... quanto às estações 2000 Pro ou XP de preferência...

Deixo claro aos outros colegas q são opiniões pessoais...
Espero ter ajudado...

GOSTEI 0
POSTAR