Dúvida em Delphi.

Delphi

30/06/2015

Galera já pesquisei no google mas não estou encontrando nada que sane minhas dúvidas.
Gostaria da ajuda de vocês.

Poderiam me dizer por onde começar a programar em Delphi ? Bom, pelo que li a IDE RAD Studio é paga, correto ?
Tem como desenvolver apenas para aprendizado sem gastar com licença e tals ?

Poderiam me recomendar alguns livros/apostilas para iniciante na linguagem ?

Vi aqui que o curso de iniciante utiliza o XE2, seria mais interessante aprender algo já a partir do XE7, ou seja, não assistir esse curso e focar em algo mais atual. O que acham ? São perguntas bobas, mas não tenho ideia do que seria ao certo XE2 ou XE7..
Já vi que saiu o XE8..

Resumindo, pago para desenvolver para aprendizado, melhores livros/apostila para ajudar a aprender ?
Thiago Uchiha

Thiago Uchiha

Curtidas 1

Mais Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

30/06/2015

Olá.

Desconheço uma versão gratuita do Delphi, mesmo para estudantes. A versão gratuita que se tem é o Lazarus, que é um "primo do Delphi" gratuito, mas nem de longe se compara ao IDE principal.

Para aprender os conceitos da linguagem você pode começar por um curso com uma versão anterior, sem problemas, pois a maior parte da linguagem se mantém, apenas recebe novas capacidades e principalmente o que mais muda é o IDE e suas funcionalidades.
GOSTEI 0
Thiago Uchiha

Thiago Uchiha

30/06/2015

Obrigado
GOSTEI 0
Dorivan Sousa

Dorivan Sousa

30/06/2015

infelizmente a embarcadero ainda nao acordou pra essa realidade, se a linguagem nao tiver novos programadores ela vai cair em desuso (que é o caso do delphi). faltam parcerias com faculdades, falta uma versao student da ferramenta, a versao Delphi Starter que é paga e nao se aprende o que tem de melhor do delphi.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

30/06/2015

Muito bem colocado, Dorivan.

Nesse ponto a Microsoft está bem à frente dos demais, pois ela fornece diversos recursos gratuitos para incentivar o uso de suas ferramentas. O Visual Studio Community Edition é um dos maiores exemplos disso. Temos um VS completo totalmente gratuito.
GOSTEI 0
POSTAR