Dúvida em editbox
Estou com problema na seguinte situação:
Gostaria que em uma editbox, apenas números fossem aceitos, quando o usuário digitar uma letra, ou qq outro caracter que não seja um número, e o mesmo não fosse incluído no texto da editbox.
Optei por usar o keypress, e criei um ´if´ para verificar se o caracter estava entre ´0´ e ´9´, e isso dentro do evento ´change´ ,mas não deu certo.
alguém poderia me dar uma ajuda?
Agradeço qualquer ajuda !
Abraço à todos do fórum!
Gostaria que em uma editbox, apenas números fossem aceitos, quando o usuário digitar uma letra, ou qq outro caracter que não seja um número, e o mesmo não fosse incluído no texto da editbox.
Optei por usar o keypress, e criei um ´if´ para verificar se o caracter estava entre ´0´ e ´9´, e isso dentro do evento ´change´ ,mas não deu certo.
alguém poderia me dar uma ajuda?
Agradeço qualquer ajuda !
Abraço à todos do fórum!
Henry Schutz
Curtidas 0
Respostas
Betodeveloper
03/10/2003
Bom.. .vc usou o envento change certo ? ja tentou usar o If dentro do evento Keypress? tipo:
If edit1.text=´A´ or edit1.text=´b´ then
key:=#0
creio que seja algo assim, queria abrir o delphi pra testar isso antes de postar mas na maquina que estou nao tem delphi.. mas... de cabeça.. acho que deve ser isso sim....
grande abraço! espero ter ajudado....
If edit1.text=´A´ or edit1.text=´b´ then
key:=#0
creio que seja algo assim, queria abrir o delphi pra testar isso antes de postar mas na maquina que estou nao tem delphi.. mas... de cabeça.. acho que deve ser isso sim....
grande abraço! espero ter ajudado....
GOSTEI 0
Andrey
03/10/2003
Pode colocar no keypress do edit mesmo, o seguinte código:
if not(key in [´0´..´9´,#8]) then
key:=0;
O 8 se refere à tecla backspace, portanto o edit só irá aceitar os números de 0 a 9 e a tecla backspace.
Falou!!!
if not(key in [´0´..´9´,#8]) then
key:=0;
O 8 se refere à tecla backspace, portanto o edit só irá aceitar os números de 0 a 9 e a tecla backspace.
Falou!!!
GOSTEI 0
Henry Schutz
03/10/2003
Olá !
bem... eu tentei usar o evento keypress, mas tb não fui feliz. Quanto ao exemplo do Andrey, irei testar nesse momento!
hehehe
já já postarei o resultado do exemplo!
valeu !
bem... eu tentei usar o evento keypress, mas tb não fui feliz. Quanto ao exemplo do Andrey, irei testar nesse momento!
hehehe
já já postarei o resultado do exemplo!
valeu !
GOSTEI 0
Henry Schutz
03/10/2003
Olá, pessoal!
Valeu pela ajuda ! Consegui fazer o que queria !
O exemplo do andrey se encaixou exatamente no que eu queria.
Obrigado pela atenção !
abraços !
Valeu pela ajuda ! Consegui fazer o que queria !
O exemplo do andrey se encaixou exatamente no que eu queria.
Obrigado pela atenção !
abraços !
GOSTEI 0