DÚVIDA: MVC e ASP.NET

.NET

08/02/2013

Quando usar um e quando usar outro?

me falaram que para projetos pequenos é melhro asp.net, porque é mais rapido.


Pode isso Arnaldo?!
Caio Uechi

Caio Uechi

Curtidas 0

Respostas

Robson Alves

Robson Alves

08/02/2013

Isso vai gerar uma grande discussão rsrs...

Eu não trabalho com mvc, mas tive experiências e gostei muito.
Com Web Forms eu consigo ter maior produtividade, pois já temos os controles largamente utilizado e prontos, integrando facilmente o server-side.
Sobre ser para pequenos projetos... isso é relativo. O que é um pequeno projeto?

Já tive projetos onde eu tive que criar um Form, mas o escopo do projeto era enorme, ele tinha muitas atividades por trás.
Acredito que a escolha parta mais para a praticidade, afinal de contas tudo é dinheiro.
O MVC para qm não vive nele, acredita que ele seja complexo, mas hoje existem também controles prontos para ele, o que facilita a vida também, em fim, o motivo da escolha deve ser feito de olho na equipe.

O time está pronto para programar em mvc?
Vocês tem tempo para aprender?

Minha opinião :D

GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

08/02/2013

Primeiramente uma observação: a diferença aqui discutida é entre WEB FORMS e MVC, pois ambos são tipos de projeto ASP.net.

Então, muito boas as últimas observações do Robson.
Se você tem PRESSA, Web Forms é a melhor saída, pois é "praticamente" arrastar e soltar os componentes na tela.
Você quer seguir padrões de projeto, divisão em camadas, etc, quer aprender o mais atual, aquilo que é tido como mais "correto"? Então comece a estudar MVC.

Porém, antes de partir para o template MVC do ASP.net, é preciso entender como funciona o modelo MVC.

Boa sorte e compartilhe conosco suas decisões e experiências.
Abraço.
GOSTEI 0
Caio Uechi

Caio Uechi

08/02/2013

certo!!

eu sempre utilizei web forms...

porém para a certificação, vai cair mvc 2.0...
dai estou sendo forçado a estudar mvc.

tava vendo alguns videos do devmedia do Rafael... e mencionou esse ponto: "Para projetos pequenos, é mais facil utilizar asp.net".



GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

08/02/2013

Bom, com relação ao termo, depende de cada um, mas Web Forms e MVC são tipos de projetos/templates do ASP.net.
Mas enfim, voltando à questão, como vai cair na certificação, o jeito é você estudar. Mas tem certeza que é a versão 2.0?
GOSTEI 0
Robson Alves

Robson Alves

08/02/2013

Na certificação eles vão pegar em detalhes e não em como utilizar, portanto você vai ter que estudar e se aprofundar na divisão do framework para MVC.

GOSTEI 0
Caio Uechi

Caio Uechi

08/02/2013

sim joel, é MVC 2.0 =(

....veeesh maria!
GOSTEI 0
Rodrigo Odasaki

Rodrigo Odasaki

08/02/2013

hehehe, há alguns anos atrás eu pensava que sabia AJAX quando utilizava controle UpdatePanel do vs. Hoje utilizando ASP.NET MVC, eu posso dizer que sei trabalhar melhor com o AJAX puro, não que no ASP.NET Web Forms não se podia, mas ele já vinha com aquelas mão na roda pronta para se trabalhar.

Em meus últimos projetos, eu realizava a manutenção de um sistema feito em web forms, e posso garantir, que esses controles UpdatePanel & familia quando utilizados em excesso, deixavam a página muito lenta.
GOSTEI 0
Allan Perez

Allan Perez

08/02/2013

Li que uma das vantagens do MVC é o teste mais apurado. Utilizando o padrão MVP aplicado no Web form não poderia conseguir o mesmo resultado ou perto disso?

Por que a microsoft não disponibilizou controles padrões no asp.net mvc? Eu conheço telerik, DevExpress e outros só que são pagas. Alguém conhece uma solução free?
GOSTEI 0
José

José

08/02/2013

Tópico concluído.
GOSTEI 0
Renato Groffe

Renato Groffe

08/02/2013

Caio,

Sei que o tópico foi dado como concluído, mas se você vai fazer a prova do ASP.NET 4.0, a parte de MVC não é tão difícil. Fiz esse exame ainda em 2011 (final do ano) e caíram questões tranquilas no meu exame. Se você gastar tempo montando um CRUD básico já vai assimilar a maioria dos conceitos cobrados na prova.

Agora se for o exame da versão 4.5, ele é totalmente baseado em MVC 4. Aí realmente será preciso estudar bastante, já que a prova de ASP.NET agora é inteiramente focada nesse framework.


Renato
GOSTEI 0
Gabriel Simas

Gabriel Simas

08/02/2013

Caio,

Em minha experiência, que é pouca, eu uso o WebForms apenas para projetinhos baratos e bem simples, onde eu não preciso criar muitas camadas e com segurança razoável com prazo curto até porque o WebForms tem um comportamento muito parecido com os Sistemas Desktop que são baseados em ações que se refletem nos forms, com componentes prontos e afins.

Mas, caso você precise de uma aplicação Web, mais organizada de nível "Enterprise" com um maior controle e mais leve no server side e se utilizando de padrões de projetos e camadas mais complexas, te recomendo o ASP.NET MVC.

Forte Abraço
GOSTEI 0
POSTAR