Duvida na configuracao do SQLConnection.
Olá!
Gostaria de pedir se alguem poderia me ajudar nesta dúvida q já tenho a uns 3 meses.
To desenvolvendo um projeto q usa sqlconnection,sqldataset, datasetprovider e clientdataset com firebird 1.5.Eu to usando delphi 2006.
Em minha casa eu configuro tudo certinho e funciona, clicando duas vezes no sqlconnection e setando a propriedade databse.Mas aconbtece q quando levo pro cliente nao funciona pois la nao tem o mesmo caminho q no meu computador.Se eu criar manualmente o caminho igual ao do meu computador em casa tudo funciona, mas acontece q quando instalo geralmente vai pra onde o usuario escolher.
Eu gostaria de deixar o usuario configurar o caminho do banco pra caso ele queira por em rede.
Alguem poderia me ajduar com este problema?
Gostaria de pedir se alguem poderia me ajudar nesta dúvida q já tenho a uns 3 meses.
To desenvolvendo um projeto q usa sqlconnection,sqldataset, datasetprovider e clientdataset com firebird 1.5.Eu to usando delphi 2006.
Em minha casa eu configuro tudo certinho e funciona, clicando duas vezes no sqlconnection e setando a propriedade databse.Mas aconbtece q quando levo pro cliente nao funciona pois la nao tem o mesmo caminho q no meu computador.Se eu criar manualmente o caminho igual ao do meu computador em casa tudo funciona, mas acontece q quando instalo geralmente vai pra onde o usuario escolher.
Eu gostaria de deixar o usuario configurar o caminho do banco pra caso ele queira por em rede.
Alguem poderia me ajduar com este problema?
Ecptavares
Curtidas 0
Respostas
Paullsoftware
04/07/2006
o DBExpress usa um arquivo ini para guardar as configurações das conexões existentes, então nesse caso o que vc pode fazer é:
crie um arquivo ini com essa estrutura:
> Onde CROLAN é o nome da minha conexão
> Onde DataBase é o caminho da base de dados...
na hora da abertura do seu programa basta vc fazer a importação da configuração para o seu SqlConnection assim;
espero ter ajudado :wink:
qualquer coisa, vc pode procurar aqui mesmo no fórum como trabalhar com arquivos ini e no proprio portal da ClubeDelphi existe vários artigos relacionados sobre esse assunto!
crie um arquivo ini com essa estrutura:
[CroLan]
DriverName=Interbase
Database=LOCALHOST:D:\Delphi\Projetos\CroLan\Servidor\Banco\CroBanco.fdb
RoleName=RoleName
User_Name=sysdba
Password=masterkey
ServerCharSet=WIN1252
SQLDialect=3
BlobSize=-1
CommitRetain=False
WaitOnLocks=True
ErrorResourceFile=
LocaleCode=0000
Interbase TransIsolation=ReadCommited
Trim Char=False
> Onde CROLAN é o nome da minha conexão
> Onde DataBase é o caminho da base de dados...
na hora da abertura do seu programa basta vc fazer a importação da configuração para o seu SqlConnection assim;
SQLConnection1.LoadParamsFromIniFile(´NOME_ARQUIVO.INI´);
qualquer coisa, vc pode procurar aqui mesmo no fórum como trabalhar com arquivos ini e no proprio portal da ClubeDelphi existe vários artigos relacionados sobre esse assunto!
GOSTEI 0
Ecptavares
04/07/2006
Eu tentei aqui na hora q eu rodo da uma mensagem Connection Name Missing.
Eu tenho q deixar a propriedade Connection Name do SQLConnection preenchida ou vazia?
obrigado
Eu tenho q deixar a propriedade Connection Name do SQLConnection preenchida ou vazia?
obrigado
GOSTEI 0
Paullsoftware
04/07/2006
tanto faz, o que vc tem que fazer é deixar a conexão fechada e onde tem [CROLAN] vc usa o nome da conexão que vc criou, tipo quando vc clica duas vezes no componente sqlconnection e vai no botão nova conexão e dá um nome pra ela, então vc vai colocar esse nome...
as outras configurações vc pode deixar como estão configuradas no seu banco...
DriverName=Interbase
antes de dar o Load, certifique-se de que a conexão está realmente fechada... dando um close antes...
as outras configurações vc pode deixar como estão configuradas no seu banco...
DriverName=Interbase
User_Name=sysdba //usuario
Password=masterkey //senha
ServerCharSet=WIN1252 //charset
SQLDialect=3 //dialect
antes de dar o Load, certifique-se de que a conexão está realmente fechada... dando um close antes...
GOSTEI 0