Duvida para montar tela

Delphi

28/12/2012

Bom dia pessoal, estou desenvolvendo um sistema para lava jato e estou com um dúvida que está martelando faz um tempo. Tenho o cadastro de clientes e veículos. Até ai tudo certo. O problema está em fazer a tela para abrir a comanda. Eu estou com essa lógica: fazer a busca pela placa, caso não tenha cadastrar. Asssim que seleciona a placa, abrir a tela da comanda, escolher o serviço à ser realizado e gravar. Um outro problema está em alterar ou excluir os itens da comanda, para isso precisaria localizar a mesma. Antes de tudo fiz uma tela que localiza a comanda. Preciso de uma ajuda para montar essas telas.

Obrigado.
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

Curtidas 0

Respostas

Nícolas Braz

Nícolas Braz

28/12/2012

Procure no google sobre sistemas do mesmo ramo que o que você está desenvolvendo para ter uma ideia melhor.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

28/12/2012

Cara, faz o seguinte: você já tem uma ideia formada, então a ponha em prática, monte pelo menos a interface que você tem em mente para que essas funcionalidades sejam implementadas. Com o tempo você vai vendo o que falta ou o que precisa sair.
Como o amigo acima falou, pesquise por sistema do mesmo ramo para ter uma ideia.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

28/12/2012

Ja fiz isso, não achei muita coisa.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

28/12/2012

Como poderia fazer para abrir uma comanda? Alguém sugere uma ideia?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

28/12/2012

Primeiramente, quais dados você precisa nessa comanda? Já fiz uma comanda para um bar, mas no seu caso pode ser diferente.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

28/12/2012

Eu separei os dados, tenho Comanda e Itens_Comanda. Gravo os serviços na Itens_Comanda e os dados na Comanda. Tabela Comanda tenho:

Cod_Comanda
Data
Cli_Codigo
Vei_Codigo
Horario_Entrada
Horario_Retirada
Obs
Status
Usuario

Tabela Itens_Comanda tenho:

ID_ITEM
COD_COMANDA
COD_SERVICO

Meu email é frederico.brigatte@gmail.com Podemos conversar por email para facilitar, pode ser?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

28/12/2012

Que banco você usa nesse seu do bar? Estou usando MySql 5.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

28/12/2012

Teria como me mandar, se puder é claro, como modelo? Eu adapto para o que preciso. Me ajudaria muito.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

28/12/2012

Rapaz, eu uso SQL Server 2008.
Não posso te mandar por dois motivos: 1º) Esse programa eu fiz em C#; 2º) Por uma desgraça, eu acabei perdendo os fontes dessa aplicação, hoje só tenho o executável rodando no cliente e rezando pra não precisar de manutenção até eu "refazer" tudo.

Qual sua maior dificuldade, o layout da tela ou as rotinas de pesquisa/gravação?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

28/12/2012

Seria os dois

O layout da tela e as rotinas de pesquisa/gravação, porque gostaria que já gravasse também em contas a receber, que não criei ainda e gostaria de uma ideia para essa tabela.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

28/12/2012

Saquei, então vamos lá a algumas perguntas básicas:
- qual seu nível de conhecimento de programação em Delphi?
- o sistema já tem outras telas funcionando, certo?
- você está usando algum modelo/padrão de projeto/orientação a objetos?
- que versão do Delphi você usa e que engine de conexão?

Vamos ver o que conseguimos fazer.
Abraço.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

28/12/2012

Cara, desculpa pela demora. To usando mysql com ado. Meu conhecimento em delphi é um pouco avançado. Você teria alguma sugestão para fazer isso? Obrigado pela resposta.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

28/12/2012

Com relação ao layout da tela, já tem?
GOSTEI 0
Alan Souza

Alan Souza

28/12/2012

bom, geralmente para composição de grupo de itens (pedidos, comandas etc) eu uso um layout similar ao da imagem do link, onde na barra superior é selecionado o cliente (no seu caso a placa, creio), na lista da esquerda os serviços e na da direita fica a composição atual.

uso TClientDataSet como memória para os itens e quando ocorre a confirmação gravo tudo em cascata.

[url]http://i.imgur.com/26mfMAn.png[/url]
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

28/12/2012

Legal a tela, mas eu adicionaria um campo para digitar o código do produto ou filtrar de alguma outra forma (filtrar pelo código é mais comum).
GOSTEI 0
Alan Souza

Alan Souza

28/12/2012

é que nesse caso em específico uso o filtro do cxGrid pra isso, mas nada que não possa ser adicionado facilmente.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

28/12/2012

Ah, bacana. O filtro do cxGrid poupa realmente boa parte do trabalho.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

28/12/2012

alanps
Bacana sua tela, teria algum exemplo para dispor utilizando essa tela que vc postou?
GOSTEI 0
Alan Souza

Alan Souza

28/12/2012

desculpe a demora, link abaixo do .pas e .dfm (o código não está organizado).

[url]http://www.4shared.com/zip/u1Rb68Mz/Form_Pedidos.html[/url]
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

28/12/2012

De boa, alan. Valeu, obrigado.
GOSTEI 0
POSTAR