Duvida para montar tela
Bom dia pessoal, estou desenvolvendo um sistema para lava jato e estou com um dúvida que está martelando faz um tempo. Tenho o cadastro de clientes e veículos. Até ai tudo certo. O problema está em fazer a tela para abrir a comanda. Eu estou com essa lógica: fazer a busca pela placa, caso não tenha cadastrar. Asssim que seleciona a placa, abrir a tela da comanda, escolher o serviço à ser realizado e gravar. Um outro problema está em alterar ou excluir os itens da comanda, para isso precisaria localizar a mesma. Antes de tudo fiz uma tela que localiza a comanda. Preciso de uma ajuda para montar essas telas.
Obrigado.
Obrigado.
Frederico Brigatte***
Curtidas 0
Respostas
Nícolas Braz
28/12/2012
Procure no google sobre sistemas do mesmo ramo que o que você está desenvolvendo para ter uma ideia melhor.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
28/12/2012
Cara, faz o seguinte: você já tem uma ideia formada, então a ponha em prática, monte pelo menos a interface que você tem em mente para que essas funcionalidades sejam implementadas. Com o tempo você vai vendo o que falta ou o que precisa sair.
Como o amigo acima falou, pesquise por sistema do mesmo ramo para ter uma ideia.
Como o amigo acima falou, pesquise por sistema do mesmo ramo para ter uma ideia.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***
28/12/2012
Ja fiz isso, não achei muita coisa.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***
28/12/2012
Como poderia fazer para abrir uma comanda? Alguém sugere uma ideia?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
28/12/2012
Primeiramente, quais dados você precisa nessa comanda? Já fiz uma comanda para um bar, mas no seu caso pode ser diferente.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***
28/12/2012
Eu separei os dados, tenho Comanda e Itens_Comanda. Gravo os serviços na Itens_Comanda e os dados na Comanda. Tabela Comanda tenho:
Cod_Comanda
Data
Cli_Codigo
Vei_Codigo
Horario_Entrada
Horario_Retirada
Obs
Status
Usuario
Tabela Itens_Comanda tenho:
ID_ITEM
COD_COMANDA
COD_SERVICO
Meu email é frederico.brigatte@gmail.com Podemos conversar por email para facilitar, pode ser?
Cod_Comanda
Data
Cli_Codigo
Vei_Codigo
Horario_Entrada
Horario_Retirada
Obs
Status
Usuario
Tabela Itens_Comanda tenho:
ID_ITEM
COD_COMANDA
COD_SERVICO
Meu email é frederico.brigatte@gmail.com Podemos conversar por email para facilitar, pode ser?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***
28/12/2012
Que banco você usa nesse seu do bar? Estou usando MySql 5.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***
28/12/2012
Teria como me mandar, se puder é claro, como modelo? Eu adapto para o que preciso. Me ajudaria muito.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
28/12/2012
Rapaz, eu uso SQL Server 2008.
Não posso te mandar por dois motivos: 1º) Esse programa eu fiz em C#; 2º) Por uma desgraça, eu acabei perdendo os fontes dessa aplicação, hoje só tenho o executável rodando no cliente e rezando pra não precisar de manutenção até eu "refazer" tudo.
Qual sua maior dificuldade, o layout da tela ou as rotinas de pesquisa/gravação?
Não posso te mandar por dois motivos: 1º) Esse programa eu fiz em C#; 2º) Por uma desgraça, eu acabei perdendo os fontes dessa aplicação, hoje só tenho o executável rodando no cliente e rezando pra não precisar de manutenção até eu "refazer" tudo.
Qual sua maior dificuldade, o layout da tela ou as rotinas de pesquisa/gravação?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***
28/12/2012
Seria os dois
O layout da tela e as rotinas de pesquisa/gravação, porque gostaria que já gravasse também em contas a receber, que não criei ainda e gostaria de uma ideia para essa tabela.
O layout da tela e as rotinas de pesquisa/gravação, porque gostaria que já gravasse também em contas a receber, que não criei ainda e gostaria de uma ideia para essa tabela.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
28/12/2012
Saquei, então vamos lá a algumas perguntas básicas:
- qual seu nível de conhecimento de programação em Delphi?
- o sistema já tem outras telas funcionando, certo?
- você está usando algum modelo/padrão de projeto/orientação a objetos?
- que versão do Delphi você usa e que engine de conexão?
Vamos ver o que conseguimos fazer.
Abraço.
- qual seu nível de conhecimento de programação em Delphi?
- o sistema já tem outras telas funcionando, certo?
- você está usando algum modelo/padrão de projeto/orientação a objetos?
- que versão do Delphi você usa e que engine de conexão?
Vamos ver o que conseguimos fazer.
Abraço.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***
28/12/2012
Cara, desculpa pela demora. To usando mysql com ado. Meu conhecimento em delphi é um pouco avançado. Você teria alguma sugestão para fazer isso? Obrigado pela resposta.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
28/12/2012
Com relação ao layout da tela, já tem?
GOSTEI 0
Alan Souza
28/12/2012
bom, geralmente para composição de grupo de itens (pedidos, comandas etc) eu uso um layout similar ao da imagem do link, onde na barra superior é selecionado o cliente (no seu caso a placa, creio), na lista da esquerda os serviços e na da direita fica a composição atual.
uso TClientDataSet como memória para os itens e quando ocorre a confirmação gravo tudo em cascata.
[url]http://i.imgur.com/26mfMAn.png[/url]
uso TClientDataSet como memória para os itens e quando ocorre a confirmação gravo tudo em cascata.
[url]http://i.imgur.com/26mfMAn.png[/url]
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
28/12/2012
Legal a tela, mas eu adicionaria um campo para digitar o código do produto ou filtrar de alguma outra forma (filtrar pelo código é mais comum).
GOSTEI 0
Alan Souza
28/12/2012
é que nesse caso em específico uso o filtro do cxGrid pra isso, mas nada que não possa ser adicionado facilmente.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
28/12/2012
Ah, bacana. O filtro do cxGrid poupa realmente boa parte do trabalho.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***
28/12/2012
alanps
Bacana sua tela, teria algum exemplo para dispor utilizando essa tela que vc postou?
Bacana sua tela, teria algum exemplo para dispor utilizando essa tela que vc postou?
GOSTEI 0
Alan Souza
28/12/2012
desculpe a demora, link abaixo do .pas e .dfm (o código não está organizado).
[url]http://www.4shared.com/zip/u1Rb68Mz/Form_Pedidos.html[/url]
[url]http://www.4shared.com/zip/u1Rb68Mz/Form_Pedidos.html[/url]
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***
28/12/2012
De boa, alan. Valeu, obrigado.
GOSTEI 0