Duvida quanto o foreign key
Pessoal, bom dia. estou tendo um problema quando estou usando o foreign key em uma tabela. vou fazer um resumo para voces:
Possuo 2 tabelas que são usuarios e dependentes
tabela usuarios
id integer not null
nome char(50) etc
constraint pk_usuarios primary key (id)
tabela dependentes
id integer not null
id_usuario intger
nome char(50) etc
constraint pk_dependentes primary key (id)
no meu sistema, eu tenho um formulario com um page control com 2 abas, uma aba para usuario e uma aba para dependente.
quando eu digito o dependente e clico no botão para incluir, aparece a seguinte mensagem de erro :
violation of FOREIGN KEY constrain FK_DEPENDENTES_USUARIOS on table DEPENDENTES.
As 2 tabelas tem um generator que são inicializados on new record, e não on post
o estranho é que se eu tirar o foreign key da tabela dependentes, o sistema roda normal, ou seja , quando eu clico para gravar o dependente, o mesmo grava certinho, com todos os dados
Será que alguem poderia me ajudar
Atenciosamente
Marcio Nardo
tabela usuarios
id integer not null
nome char(50) etc
tabela dependentes
id integer not null
id_usuario intger
nome char(50) etc
no meu sistema, eu tenho um formulario com um page control com 2 abas, uma aba para usuario e uma aba para dependente.
quando eu digito o dependente e clico no botão para incluir, aparece a seguinte mensagem de erro :
violation of FOREIGN KEY constrain FK_DEPENDENTES_USUARIOS on table DEPENDENTES.
As 2 tabelas tem um generator que são inicializados on new record, e não on post
o estranho é que se eu tirar o foreign key da tabela dependentes, o sistema roda normal, ou seja , quando eu clico para gravar o dependente, o mesmo grava certinho, com todos os dados
Atenciosamente
Marcio Nardo
Mnardo
Curtidas 0
Respostas
Fsflorencio
14/02/2005
Pessoal, bom dia. estou tendo um problema quando estou usando o foreign key em uma tabela. vou fazer um resumo para voces:
tabela usuarios
id integer not null
nome char(50) etc
tabela dependentes
id integer not null
id_usuario intger
nome char(50) etc
Atenciosamente
Marcio Nardo
Amigo, o que está acontecendo é que o código do usuário na tabela dependentes está inválido.
Não sei como vc está fazendo, mas verifique se os campos estão recebendo os valores corretos. O mais provável é que ele esteja ficando nulo.
Se não for isto, então pode ser que você não esteja usando a mesma transação para inserir os registros das duas tabelas e não estar comitando antes de inserir o dependente, então neste caso é só comitar.
Uma outra possibilidade é que a constraint FK_DEPENDENTES_USUARIOS não esteja definida corretamente, neste caso seria interessante postar o metadata da constraint também.
Tente estas possibilidades, caso não consiga resolver, nos dê mais alguma pista.
até.
GOSTEI 0
Mnardo
14/02/2005
ja descobri o que eu estava fazenda. estava gravando primeiro a tabela dependentes para depois gravar a tabela usuarios.
GOSTEI 0