Dúvida: relacionamento
Boa tarde galera,
eu estou tentando fazer uma agenda basica no Delphi usando Interbase 7.5 e tenho 2 tabelas.
TAB_AMIGOS: onde eu cadastro os amigos!
TAB_COMPROMISSOS: onde eu cadastro compromissos
é ai que está o problema, eu quero fazer o seguinte, quando eu clica no amigo tal, ele me mostra todos os compromissos, da quela pessoa ligada por id, isto que queria fazer ligar elas por ID ou qualquer outra maneira.. e tentar fazer 1 campo de autonumerãção.
vlwww galera!
eu estou tentando fazer uma agenda basica no Delphi usando Interbase 7.5 e tenho 2 tabelas.
TAB_AMIGOS: onde eu cadastro os amigos!
TAB_COMPROMISSOS: onde eu cadastro compromissos
é ai que está o problema, eu quero fazer o seguinte, quando eu clica no amigo tal, ele me mostra todos os compromissos, da quela pessoa ligada por id, isto que queria fazer ligar elas por ID ou qualquer outra maneira.. e tentar fazer 1 campo de autonumerãção.
vlwww galera!
Truck1n
Curtidas 0
Respostas
Edilcimar
28/11/2005
coloque os amigos como autoincremento, crie em compromissos além dos campos que desejar um campo onde vc colocará um número que pegará do autoincremento dos amigos para fazer o relacionamento
GOSTEI 0
Truck1n
28/11/2005
Prezado Edilcimar,
Boa tarde, eu já tenho 1 campo em cada tabela, assim id_amigo(ta_amigo), id_amigo(tab_compromissos)
mais é ai que é complicado, como eu vo fazer 1 campo auto incremento no Interbase 7.5 ?
Obrigado!
Boa tarde, eu já tenho 1 campo em cada tabela, assim id_amigo(ta_amigo), id_amigo(tab_compromissos)
mais é ai que é complicado, como eu vo fazer 1 campo auto incremento no Interbase 7.5 ?
Obrigado!
GOSTEI 0
Edilcimar
28/11/2005
Suponhamos:
1)tabela amigos -> campo ´codigo´ autoincremento e campo ´nome´ varchar(30)
2)tabela compromissos -> campo ´codigo´(o codigo do amigo) integer, campo ´datahora´ datetime, campo ´obs´ varchar(40).
A tabela 2 será ligada à tabela 1 através do campo ´codigo´.
O autoincremento da tabela 1 vc cria um generator para criar o código para você, no before insert, pega este número e joga no campo ´codigo´ da tabela, a criação de generator já foi bem divulgada aqui, basta dar uma olhada em generators e triggers
1)tabela amigos -> campo ´codigo´ autoincremento e campo ´nome´ varchar(30)
2)tabela compromissos -> campo ´codigo´(o codigo do amigo) integer, campo ´datahora´ datetime, campo ´obs´ varchar(40).
A tabela 2 será ligada à tabela 1 através do campo ´codigo´.
O autoincremento da tabela 1 vc cria um generator para criar o código para você, no before insert, pega este número e joga no campo ´codigo´ da tabela, a criação de generator já foi bem divulgada aqui, basta dar uma olhada em generators e triggers
GOSTEI 0
Truck1n
28/11/2005
Edilcimar,
vou procurar algo, se conseguir te mando resposta!
obrigadaum..
até amanha cedo!
vou procurar algo, se conseguir te mando resposta!
obrigadaum..
até amanha cedo!
GOSTEI 0