Duvida simple de um iniciante
Bom! terminei meu projeto com muita ajuda de duvidas tiradas aqui, e tenho mais uma bem simples, quais os arquivos do meu projeto devo colocar na maquina do meu cliente para o que o sistema funcione legal, sem que outra pessoa possa mexer no sistema, ou seja sem os fontes. outra coisa tenho que instalar o DBE na maquina dele? sim ou não como devo fazer? alguem pode me ensinar passo-a-passo
Obrigado e feliz ano novo
a todos
wagnernormando@ig.com.br
Obrigado e feliz ano novo
a todos
wagnernormando@ig.com.br
Wagner
Curtidas 0
Respostas
Edilcimar
25/12/2003
a maneira mais fácil é utilizando o installshield, no qual vc coloca seleciona o executável, os bancos de dados e os índices(caso use piradox)
GOSTEI 0
Delphox
25/12/2003
8) Depende!!!!
no interbase não precisa instalar o BDE,alias não precisa nem instalar o programa na maquina do cliente,basta instalar o intebase client no pc cliente, isso se sua aplicação for cliente/servidor,por ex no meu trabalho para ter a segurança que vc quer ,eu apenas coloco o icone de atalho do programa no pc dos clientes e o programa fica em um pc que ninguem tem acesso.
Uma pergunta! seu projeto é cliente/servidor????(varias pessoa acessando uma mesma base de dados de um pc(servidor)?)
pois se for e vc estiver usando paradox mude urgente para outro banco,dica de que perdeu 2 meses de cadastro de um programa por confiar no paradox e não fazer backup!!!!
ser quiser eu te mando um artigo com difernças entre o paradox e interbase
Valeu!!!!!!!!!!!!!
8)
no interbase não precisa instalar o BDE,alias não precisa nem instalar o programa na maquina do cliente,basta instalar o intebase client no pc cliente, isso se sua aplicação for cliente/servidor,por ex no meu trabalho para ter a segurança que vc quer ,eu apenas coloco o icone de atalho do programa no pc dos clientes e o programa fica em um pc que ninguem tem acesso.
Uma pergunta! seu projeto é cliente/servidor????(varias pessoa acessando uma mesma base de dados de um pc(servidor)?)
pois se for e vc estiver usando paradox mude urgente para outro banco,dica de que perdeu 2 meses de cadastro de um programa por confiar no paradox e não fazer backup!!!!
ser quiser eu te mando um artigo com difernças entre o paradox e interbase
Valeu!!!!!!!!!!!!!
8)
GOSTEI 0
Wagner
25/12/2003
Quero colocar meu projeto em uma maquina só, usei o Delphi 6 e para tabela foi parodox
GOSTEI 0
Bilatto
25/12/2003
Considere também a hipótese de mudar de Paradox com MySQL, pois é bem mais estável e tenho um programa rodando a 6 meses e não teve problemas com índices, agora sobre Back Up, qualquer profissional que vender um programa sem rotinas de Back Up a um cliente. Ë no mínimo DESCUIDADO. Espero te-lo ajudado um pouco mais. Feliz Natal e que a luz divina ilumine seus caminhos neste próximo ano.
GOSTEI 0
Wagner
25/12/2003
Legal, pessoal valeu pelas dicas, mais o que eu tenho em casa no momento e o paradox, com as dicas mais experientes vou mudar, mais no momento o meu problema e quais os arquivo do projeto eu devo colocar na maquina do meu cliente (tipo copiar mesmo! sem instalshild, nem nada) e o sistema rodar certinho sem que outra pessoa vá e altere alguma coisa e quando eu quiser fazer alguma atualização? basta copia o executavel? ou tenho que copia o projeto todo para maquina dele?
Obrigado amigos
Obrigado amigos
GOSTEI 0
Edilcimar
25/12/2003
suponha que vc tenha os seguintes arquivos:
aplicativo.exe
tabela1.db, tabela1.px, tabela1.xg0, tabela1.yg0, tabela2.px. tabela2.xg0, tabela2.xg1, tabela2.yg0, tabela2.yg1, etc com as tabelas
vc teria que colocá-las no installshield e além destes arquivos todos os arquivos do bde que ficam em arquivos de programas\borland\qualquer outro subdiretório dos arquivos comuns mais os arquivos que ficam em windows\system ou windows\system32, é lógico que isto pode ser efetuado manualmente porém o installshield se encarrega de fazê-los de forma mais fácil
aplicativo.exe
tabela1.db, tabela1.px, tabela1.xg0, tabela1.yg0, tabela2.px. tabela2.xg0, tabela2.xg1, tabela2.yg0, tabela2.yg1, etc com as tabelas
vc teria que colocá-las no installshield e além destes arquivos todos os arquivos do bde que ficam em arquivos de programas\borland\qualquer outro subdiretório dos arquivos comuns mais os arquivos que ficam em windows\system ou windows\system32, é lógico que isto pode ser efetuado manualmente porém o installshield se encarrega de fazê-los de forma mais fácil
GOSTEI 0
Wagner
25/12/2003
Certo, e exatamente isso queria saber, mais quanto aos fontes quais as extenções (os arquivo que eu devo deixar de fora) desculpe-me mais ainda não domino bem isso. estou tentando aprender, alem disso não sei usar o instalshilld e muito complicado para quem esta iniciando.
Obrigado
Obrigado
GOSTEI 0
Tnaires
25/12/2003
Nos programas locais q fiz, usei Access com componentes ADO e, no ConnectionString do ADOConnection usei o Microsoft Jet. Daí, botava no caminho do banco ´./NomeDoBanco.mdb´. Dessa maneira, só precisava copiar o executável e o banco em qualquer pasta - e o Access nem precisava estar instalado na máquina.
Mas se vc estiver usando o BDE, criando Aliases e tudo, tem q instalar o BDE Administrator na máquina e configurar o Alias. Aí só copia o executável e o banco e pronto.
Sucesso
Mas se vc estiver usando o BDE, criando Aliases e tudo, tem q instalar o BDE Administrator na máquina e configurar o Alias. Aí só copia o executável e o banco e pronto.
Sucesso
GOSTEI 0
Wagner
25/12/2003
Gerou um discusão sobre o assunto mais ainda não tem resposta para o meu problema
GOSTEI 0
Tnaires
25/12/2003
Wagner, veja bem:
Vc precisará copiar o executável d qq forma.
Seu banco de dados é local? Se sim, vc precisará copiar tb o arquivo do banco. Exemplo: se vc estiver usando access, precisará copiar o arquivo SeuBanco.mdb.
Vc está usando o BDE Administrator? Se sim, também precisa instalá-lo na máquina. Como fazer? Use o cd do Delphi, selecione a opção custom da instalação e escolha BDE. Vc não tá usando o BDE? Então não precisa instalar.
Seu programa tá usando algum outro tipo de arquivo, como DLLs ou INIs? Tem q levar tb.
Beleza agora?
Vc precisará copiar o executável d qq forma.
Seu banco de dados é local? Se sim, vc precisará copiar tb o arquivo do banco. Exemplo: se vc estiver usando access, precisará copiar o arquivo SeuBanco.mdb.
Vc está usando o BDE Administrator? Se sim, também precisa instalá-lo na máquina. Como fazer? Use o cd do Delphi, selecione a opção custom da instalação e escolha BDE. Vc não tá usando o BDE? Então não precisa instalar.
Seu programa tá usando algum outro tipo de arquivo, como DLLs ou INIs? Tem q levar tb.
Beleza agora?
GOSTEI 0