Dúvida Simples sobre query... Alguém me ajuda?
Boa Tarde Companheiros...
Me esclareçam uma dúvida...
Começei a usar query há pouco tempo por isso estou em dúvida quanto alguns procedimentos no que tange ao seu funcionamento...
Quando abro uma query e passo uma instrução para a propriedade SQL da mesma, por exemplo:
Select Empresas
From Setor
Where Setor=A
Logo após eu utilizar a query no form, eu fecho a query(Query.Close) no evento on close do form que tem a opcao de emitir relatorios, haja visto que uso a query somente quando vou emitir relatorios.
Digamo que o usuário feche o form, por consequencia a query também será fechada. Após o close na query, as instruções que passei sào perdidas, ou após eu utiliza-la tenho que limpar as linhas que adicionei na instrução SQL, para uma nova utilização da mesma?
Um abraço a todos....
Pablo
Quando fecho a query, se porventura o usuário fechar
Me esclareçam uma dúvida...
Começei a usar query há pouco tempo por isso estou em dúvida quanto alguns procedimentos no que tange ao seu funcionamento...
Quando abro uma query e passo uma instrução para a propriedade SQL da mesma, por exemplo:
Select Empresas
From Setor
Where Setor=A
Logo após eu utilizar a query no form, eu fecho a query(Query.Close) no evento on close do form que tem a opcao de emitir relatorios, haja visto que uso a query somente quando vou emitir relatorios.
Digamo que o usuário feche o form, por consequencia a query também será fechada. Após o close na query, as instruções que passei sào perdidas, ou após eu utiliza-la tenho que limpar as linhas que adicionei na instrução SQL, para uma nova utilização da mesma?
Um abraço a todos....
Pablo
Quando fecho a query, se porventura o usuário fechar
Pablo_lima
Curtidas 0
Respostas
Janderson
16/04/2003
Bem, se eu entendi o que vc disse, quando vc passa comandos SQL na propriedade SQL da query elas permanecerão lá até vc mudar o texto da mesma em tempo de execução.
Espero ter te ajudado!!
Espero ter te ajudado!!
GOSTEI 0
Edmar Zatarin
16/04/2003
se vc executou a instrucao contida nessa query e fechou o form sem dar o comando query.sql.clear antes do query.close, as instrucoes dessa query ainda permanecerao ativas, mas se vc executou esse comando (query.sql.clear) entao vc apagou a instrucao contida.
Se vc executar uma instrucao sql qualquer:
query.close;
query.sql.add(´ Select * From Tabclientes´);
query.open;
essa instrucao vai ser executada, mas ao executa-la novamente o delphi te retornara um erro que nao pode executar esta acao.
por isso eh sempre bom lembrar de colocar antes do query.close
a linha query.sql.clear, para que a instrucao anterior seja apagada para a proxima que vira ser executada com sucesso.
certo....
tenta ai e ve se da certo, se der erro nos informe novamente.
oks.......
abracao........... :wink:
Se vc executar uma instrucao sql qualquer:
query.close;
query.sql.add(´ Select * From Tabclientes´);
query.open;
essa instrucao vai ser executada, mas ao executa-la novamente o delphi te retornara um erro que nao pode executar esta acao.
por isso eh sempre bom lembrar de colocar antes do query.close
a linha query.sql.clear, para que a instrucao anterior seja apagada para a proxima que vira ser executada com sucesso.
certo....
tenta ai e ve se da certo, se der erro nos informe novamente.
oks.......
abracao........... :wink:
GOSTEI 0