Duvida sobre quantos ManagedBean usar em projeto
Olá.. Ja vi a maioria das videoaulas da devmedia sobre jsf, porém.. na hora de construir meu projeto de tcc... a duvida.. QUANTOS MANAGED BEAN UTILIZAR? modelei meu banco q conta com 9 tabelas... usando o gerador de paginas jsf do netebans com base no banco ele gerou 1 managed bean por tabela. To fazendo um site onde um usuario controla varios móveis que tem varias tabelas dependentes... preciso ter sempre em maos o username do usuario que logou... e a chave do movel que estou fazendo as operações.. A Tabela do movel tem 5 tabelas dependentes... faço 1 MB pro movel ou 1 pra cada tabela? se eu fizer 1 MB pra cada tabela preciso saber sempre a chave do movel.... COMO EU CONTROLO ISSO???? nao quero passar nada de parametro na url.. Queria saber qual a pratica certa em utilizar MB
Andre Silva
Curtidas 0
Respostas
Angelo Santos
20/05/2010
Olá André,
Sim,
QUANTOS MANAGED BEAN UTILIZAR? modelei meu banco q conta com 9
tabelas... usando o gerador de paginas jsf do netebans com base no banco
ele gerou 1 managed bean por tabela.
Sim,
GOSTEI 0
Angelo Santos
20/05/2010
Olá André,
Os MB's serão criados conforme a necessidade do seu projeto. Por exemplo, pode existir tabelas no seu projeto que não serão necessário fazer uma inserção ou alteração através da aplicação, então, não há a necessidade de um MB para esta tabela.
A Tabela do movel tem 5 tabelas dependentes... faço 1 MB pro movel ou 1 pra cada tabela?
Se as 5 tabelas relacionadas a a tabela de movel não for controlada pelo sistema (inserção, alteração, exclusão), vc não precisa criar MB para elas. Caso contrario, você terá que criar um MB para cada tabela.
se eu fizer 1 MB pra cada tabela preciso saber sempre a chave do movel.... COMO EU CONTROLO ISSO????
Você pode utilizar sessão.
Os MB's serão criados conforme a necessidade do seu projeto. Por exemplo, pode existir tabelas no seu projeto que não serão necessário fazer uma inserção ou alteração através da aplicação, então, não há a necessidade de um MB para esta tabela.
A Tabela do movel tem 5 tabelas dependentes... faço 1 MB pro movel ou 1 pra cada tabela?
Se as 5 tabelas relacionadas a a tabela de movel não for controlada pelo sistema (inserção, alteração, exclusão), vc não precisa criar MB para elas. Caso contrario, você terá que criar um MB para cada tabela.
se eu fizer 1 MB pra cada tabela preciso saber sempre a chave do movel.... COMO EU CONTROLO ISSO????
GOSTEI 0
Dyego Carmo
20/05/2010
Opa !
Respondido sua questão ?
Respondido sua questão ?
GOSTEI 0
Andre Silva
20/05/2010
Olá André,
Opa.. entao... realmente tive que criar praticamente 1 MB para cada tabela... mas uma coisa que vc falou é verdade... tem que analisar a necessidade se vai ser listado, e feito alguma operacao... Acho que quem ta começando só vai descobrir mesmo programando e quebrando a cabeça...
Quanto aqueles dados que eu precisei em quase todos os beans q eh o usuario logado eu escrevi em um Mapa de Sessão... fiz assim..
FacesContext.getCurrentInstance().getExternalContext().getSessionMap().put("UsuarioLogado",objetoUsuarioLogado);
e recuperei assim
(Usuario) FacesContext.getCurrentInstance().getExternalContext().getSessionMap().get("UsuarioLogado");
necessitando o casting
Eu queria mesmo era acessar o managed bean de outro managed bean.. mas desse jeito ficou melhor pq se a sessão acaba.. acaba dando erro na tela ao fazer a busca no banco de dados e nao retorna dados... Só q é neessario o usuario se deslogar.. q eh onde eu coloco uma função q dá um CLEAR() no mapa de sessao.
Estou com outro problema que parece ser TRIVIAL mas esta me dando dor de cabeça... Tabela... estou tentando fazer operação usando a variavel de iteracao da tabela..mas a operação acontece no ultimo da lista... sei que vi em uma aula da devmedia o cara fazendo isso e dava certo... vou dar mais uma pesquisada e qualquer coisa volto a posta...
Quem estiver mexendo com PRIMEFACES e GMAPS4JSF pode me procurar.. tenho estudado muito esses componentes.. e tive umas dores de cabeça que consegui resolver..
abraço
GOSTEI 0
Andre Silva
20/05/2010
Opa !
Respondido sua questão ?
Respondido sua questão ?
Opa.. e ai dyego... virei praticamente um aluno seu aki... hauhauhauhaa
tenho baixado umas aulas suas que estavam dentro da minha assinatura e eram tão interessantes que acabei comprando pacote de credito pra baixar as que minha assinatura não cobria..
To mexendo com um projeto TCC do meu curso de ciencia da computação e suas aulas me ajudaram muito à compreender JSF, EJB, JPA, WebServices e acho q algumas aulas de JME tb...
Sugiro umas aulas sobre o primefaces.. e outras sobre ajax...por experiencia propria se não for bem aplicado dá dor de cabeça ao programador que nao tem o objetivo atingido e perde tempo voltando ao convencial SUBMIT
No mais...Parabens
GOSTEI 0
Dyego Carmo
20/05/2010
Muito Obrigado :)
Estarei encaminhando suas sugestões de aulas diretamente a devmedia !!!
Valeu mesmo :D
Estarei encaminhando suas sugestões de aulas diretamente a devmedia !!!
Valeu mesmo :D
GOSTEI 0