Duvida sobre timestamp
Galera eu to com uma duvida, eu estou começando a estuda delphi e estamos começando a ver delphi + mysql, meu professor pediu para que criassemos um programa para controle de entrada e saida de pessoal no qual deveria marcar a data e hora de entrada/saida.
no meu banco de dados eu criei uma tablea com os campos hr_entrada e dat_entrada, em dat_entrada eu coloquei como date e no delphi usei o comando date para pegar a data do sistema e salvar no BD, até ai tudo bem.
Mas quando eu uso o comando time pra pegar a hora do sistema e guardar no BD no cmpo hr_entrada, o delphi diz que o valor não é um valor timestamp valido.
ai fica a duvida, eu coloquei o campo como time, porque diabos o valor tem que ser em timestamp? e aproveitando, como passo o valor do comando time para timestamp?
se alguem souber me ajudar, agradeço muito.
no meu banco de dados eu criei uma tablea com os campos hr_entrada e dat_entrada, em dat_entrada eu coloquei como date e no delphi usei o comando date para pegar a data do sistema e salvar no BD, até ai tudo bem.
Mas quando eu uso o comando time pra pegar a hora do sistema e guardar no BD no cmpo hr_entrada, o delphi diz que o valor não é um valor timestamp valido.
ai fica a duvida, eu coloquei o campo como time, porque diabos o valor tem que ser em timestamp? e aproveitando, como passo o valor do comando time para timestamp?
se alguem souber me ajudar, agradeço muito.
Júnior
Curtidas 0
Melhor post
Wilson Junior
12/05/2010
Caro chara Junior,
Timestamp é um tipo de campo do banco de dados que armazena Data e Hora no mesmo campo. (no Delphi TDateTime).
Date é um tipo de campo do banco de dados que armazena somente Data. (no Delphi TDate)
Time é um tipo de campo do banco de dados que armazena somente Hora. (no Delphi TTime)
Portanto, se você declarou no seu banco de dados Timstamp, deverá setar Now, "MeuDataSet_CampoData.AsDateTime: = Now;".
Now siginifica data e hora atual.
Time siginifica hora atual.
Date siginifica data atual.