Duvida SQL, me ajudemmmm.
Boa tarde,
Tenho uma tabela de controle de estoque:
Numa consulta SQL preciso que seja retornado nm_material, qt_entrada, qt_saida e qt_saldo, alguém pode me ajudar?
No aguardo.
Tenho uma tabela de controle de estoque:
cd_movimentacao int not null, cd_material int not null, cd_pessoa int not null, qt_movimentacao decimal, tp_movimentacao varchar(2), dt_movimentacao datetime,
Numa consulta SQL preciso que seja retornado nm_material, qt_entrada, qt_saida e qt_saldo, alguém pode me ajudar?
No aguardo.
Totvs Sa
Curtidas 0
Melhor post
Marisiana Battistella
20/11/2014
Sim Alex, já trabalhei com Oracle e agora trabalho com PostgreSQL.
Eu já vi que entre o Oracle, PostgreSQL e SQLServer algumas funções e algumas particularidades da sintaxe são diferentes.
Abraço.
Eu já vi que entre o Oracle, PostgreSQL e SQLServer algumas funções e algumas particularidades da sintaxe são diferentes.
Abraço.
GOSTEI 1
Mais Respostas
Soeuseijothaz
11/11/2014
Olha fiz um script para criar um base de dados temporária.
Coloque os insert com alguns dados simulado sua base e post de volta, isso vai facilitar a ajuda.
Coloque os insert com alguns dados simulado sua base e post de volta, isso vai facilitar a ajuda.
declare @controle table( cd_movimentacao int not null, cd_material int not null, cd_pessoa int not null, qt_movimentacao decimal, tp_movimentacao varchar(2), dt_movimentacao datetime ) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (1,100,0,5,'e',GETDATE()) select * from @controle
GOSTEI 0
Wellington Carvalho
11/11/2014
Boa tarde, criei uma estrutura onde você tem a tabela de ControleEstoque e Material utilizando inner join ta pra trazer resultado da tabela Material.
SELECT b.nm_material, b.qt_entrada, b.qt_saida, b.qt_saldo FROM ControleEstoque a INNER JOIN Material b ON a.cd_material = b.cd_material WHERE (Condicao de pesquisa na tabela ControleEstoque que retorna os campos da tabela Material)
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
11/11/2014
O exemplo que o Wellington postou se aproxima do que você precisa fazer.
Você tem que ver em quais tabelas estão as informação " nm_material, qt_entrada, qt_saida e qt_saldo" que você precisa que o select retorne, ver quais são as Foreign Key existentes entre elas e, em seguida, construir o select referenciando as tabelas corretamente.
Você tem que ver em quais tabelas estão as informação " nm_material, qt_entrada, qt_saida e qt_saldo" que você precisa que o select retorne, ver quais são as Foreign Key existentes entre elas e, em seguida, construir o select referenciando as tabelas corretamente.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz
11/11/2014
Wellington Cicero de Carvalho e Marisiana,
No meu entendimento acho que o questionamento do post é um pouco mais complexo.
Os campos qt_entrada, qt_saida e qt_saldo deve ser calculados.
Então qt_entrada e qt_saida será a soma qt_movimentacao dependendo do tp_movimentacao.
E qt_saldo será qt_entrada - qt_saida.
Por isso postei o script para ter uma ideia do conteúdo do dados. Como gostei do desafio fiz uma base de teste.
Então fiz duas provas de conceito.
Exemplo 1 - subqueies
Exemplo 2 - subqueries e tabela temporária
Resulado será:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/238223-20141111-192607.png[/img]
No exemplo 1 um é tudo feito em uma única expressão e pode afetar a performance.
No exemplo 2 é feito por parte e pode ser mais leve.
Então cabe a quem for usar decidir qual utilizar.
Em qualquer um dos exemplos basta acrescentar o JOIN com a tabela Material e buscar pela Descrição do Material.
Espero que eu tenha entendido e não esteja viajando, por que sou meio lerdo. kkkkkkkkkkkk
No meu entendimento acho que o questionamento do post é um pouco mais complexo.
Os campos qt_entrada, qt_saida e qt_saldo deve ser calculados.
Então qt_entrada e qt_saida será a soma qt_movimentacao dependendo do tp_movimentacao.
E qt_saldo será qt_entrada - qt_saida.
Por isso postei o script para ter uma ideia do conteúdo do dados. Como gostei do desafio fiz uma base de teste.
Então fiz duas provas de conceito.
Exemplo 1 - subqueies
declare @controle table( cd_movimentacao int not null, cd_material int not null, cd_pessoa int not null, qt_movimentacao decimal, tp_movimentacao varchar(2), dt_movimentacao datetime ) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (1,100,0,50,'e',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (2,100,0,80,'s',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (3,200,0,50,'e',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (4,200,0,10,'s',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (5,100,0,100,'e',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (6,200,0,30,'s',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (6,100,0,10,'s',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (3,200,0,30,'e',GETDATE()) select c.cd_material , 'Entrada' = ( select sum(cc.qt_movimentacao) from @controle cc where cc.tp_movimentacao = 'e' and c.cd_material = cc.cd_material group by cc.cd_material,cc.tp_movimentacao ) , 'Saida' = ( select sum(cc.qt_movimentacao) from @controle cc where cc.tp_movimentacao = 's' and c.cd_material = cc.cd_material group by cc.cd_material,cc.tp_movimentacao ) , saldo = (( select sum(cc.qt_movimentacao) from @controle cc where cc.tp_movimentacao = 'e' and c.cd_material = cc.cd_material group by cc.cd_material,cc.tp_movimentacao ) - ( select sum(cc.qt_movimentacao) from @controle cc where cc.tp_movimentacao = 's' and c.cd_material = cc.cd_material group by cc.cd_material,cc.tp_movimentacao )) from @controle c group by c.cd_material
Exemplo 2 - subqueries e tabela temporária
declare @controle table( cd_movimentacao int not null, cd_material int not null, cd_pessoa int not null, qt_movimentacao decimal, tp_movimentacao varchar(2), dt_movimentacao datetime ) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (1,100,0,50,'e',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (2,100,0,80,'s',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (3,200,0,50,'e',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (4,200,0,10,'s',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (5,100,0,100,'e',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (6,200,0,30,'s',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (6,100,0,10,'s',GETDATE()) insert into @controle (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao) values (3,200,0,30,'e',GETDATE()) declare @resultado table ( cd_material int, qtde_entrada int, qtde_saida int, qtde_saldo int) insert into @resultado (cd_material,qtde_entrada,qtde_saida) (select c.cd_material , 'Entrada' = ( select sum(cc.qt_movimentacao) from @controle cc where cc.tp_movimentacao = 'e' and c.cd_material = cc.cd_material group by cc.cd_material,cc.tp_movimentacao ) , 'Saida' = ( select sum(cc.qt_movimentacao) from @controle cc where cc.tp_movimentacao = 's' and c.cd_material = cc.cd_material group by cc.cd_material,cc.tp_movimentacao ) from @controle c group by c.cd_material) update @resultado set qtde_saldo = qtde_entrada - qtde_saida select * from @resultado
Resulado será:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/238223-20141111-192607.png[/img]
No exemplo 1 um é tudo feito em uma única expressão e pode afetar a performance.
No exemplo 2 é feito por parte e pode ser mais leve.
Então cabe a quem for usar decidir qual utilizar.
Em qualquer um dos exemplos basta acrescentar o JOIN com a tabela Material e buscar pela Descrição do Material.
Espero que eu tenha entendido e não esteja viajando, por que sou meio lerdo. kkkkkkkkkkkk
GOSTEI 0
Wellington Carvalho
11/11/2014
Bom dia utilizando o código que passeI inclua no mesmo o COUNT e GROUP BY para ter os valores. Se possível post a estrutura das duas tabelas que ajudamos você
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
11/11/2014
Entendi o que você propôs Jothaz, mas não precisa de tudo isso...
Ele pode apenas fazer o seguinte SELECT:
Porém ele precisa analisar qual é a regra que deve ser atendida para gerar o qt_saldo, pois, se for o saldo atual do estoque, pode ser que exista algum campo que armazene essa informação.
Ele pode apenas fazer o seguinte SELECT:
SELECT result.nmmaterial,
result.qt_entrada,
result.qt_saida,
(result.qt_entrada - result.qt_saida) as qt_saldo
FROM ( SELECT mat.nm_material,
CASE
WHEN tp_movimentacao = 'entrada' THEN
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_entrada,
CASE
WHEN tp_movimentacao = 'saida' THEN
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_saida
FROM movimentacao mov
INNER JOIN material mat
ON mov.cd_material = mat.cd_material
GROUP by nm_material,
tp_movimentacao ) result
ORDER BY result.nm_material;Porém ele precisa analisar qual é a regra que deve ser atendida para gerar o qt_saldo, pois, se for o saldo atual do estoque, pode ser que exista algum campo que armazene essa informação.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz
11/11/2014
Bom vamos esperar o dono do post se manifestar. kkkk
Marisiana, realmente sua abordagem foi bem mais elegante e robusta que a minha.
E esta é a beleza da programação a multiplicidade de visão.
Como estou interessado em entender qual a melhor solução para um cenário deste, criei uma base de dados temporária e rodei o script proposto, o resultado não calculou a qt_saldo, além de duplicar as linha, veja:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/238223-20141112-121013.png[/img]
O script com as tabelas temporárias para teste:
Como contornar isto?
Marisiana, realmente sua abordagem foi bem mais elegante e robusta que a minha.
E esta é a beleza da programação a multiplicidade de visão.
Como estou interessado em entender qual a melhor solução para um cenário deste, criei uma base de dados temporária e rodei o script proposto, o resultado não calculou a qt_saldo, além de duplicar as linha, veja:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/238223-20141112-121013.png[/img]
O script com as tabelas temporárias para teste:
declare @movimentacao table(
cd_movimentacao int not null,
cd_material int not null,
cd_pessoa int not null,
qt_movimentacao decimal,
tp_movimentacao varchar(2),
dt_movimentacao datetime
)
insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao)
values (1,100,0,50,'e',GETDATE())
insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,cd_pessoa,qt_movimentacao,tp_movimentacao,dt_movimentacao)
values (2,100,0,80,'s',GETDATE())
values (3,200,0,50,'e',GETDATE())
values (4,200,0,10,'s',GETDATE())
values (5,100,0,100,'e',GETDATE())
values (6,200,0,30,'s',GETDATE())
values (6,100,0,10,'s',GETDATE())
values (3,200,0,30,'e',GETDATE())
declare @material table(
cd_material int not null,
nm_material varchar(20)
)
insert into @material (cd_material,nm_material) values (100,'Material 100')
insert into @material (cd_material,nm_material) values (200,'Material 200')
SELECT result.nm_material,
result.qt_entrada,
result.qt_saida,
tp_movimentacao,
CASE
WHEN tp_movimentacao = 'e' THEN
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_entrada,
CASE
WHEN tp_movimentacao = 's' THEN
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_saida
FROM @movimentacao mov
INNER JOIN @material mat
GROUP by nm_material, tp_movimentacao ) result
ORDER BY result.nm_material
Como contornar isto?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
11/11/2014
Eu não fiquei fazendo testes, pois meu objetivo aqui não é passar uma resposta pronta.
Expuz uma idéia para ser trabalhada e adaptada conforme a estrutura do banco de dados ao qual a instrução será aplicada.
Eu já utilizei uma estrutura assim para resolver vários problemas semelhantes e funcionou.
No teu teste com as tabelas temporárias não há a criação das Foreign Key com as demais tabelas envolvidas.
Expuz uma idéia para ser trabalhada e adaptada conforme a estrutura do banco de dados ao qual a instrução será aplicada.
Eu já utilizei uma estrutura assim para resolver vários problemas semelhantes e funcionou.
No teu teste com as tabelas temporárias não há a criação das Foreign Key com as demais tabelas envolvidas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
11/11/2014
Agora fiz um teste e só faltou incluir a clausula WHERE no SELECT...
result.qt_entrada,
result.qt_saida,
CASE
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_entrada,
CASE
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_saida
FROM movimentacao mov
INNER JOIN material mat
WHERE tp_movimentacao in ('entrada', 'saida')
GROUP by nm_material,
tp_movimentacao ) result
ORDER BY result.nm_material;GOSTEI 0
Soeuseijothaz
11/11/2014
Agora fiz um teste e só faltou incluir a clausula WHERE no SELECT...
result.qt_entrada,
result.qt_saida,
CASE
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_entrada,
CASE
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_saida
FROM movimentacao mov
INNER JOIN material mat
GROUP by nm_material,
tp_movimentacao ) result
ORDER BY result.nm_material;Marisiana,
Antes de mais nada quero deixar claro que em nenhum momento tive a intenção de criticar de forma destrutiva a sua contribuição. Pelo contrário achei ótima e válida.
Se não fiz entender corretamente peço desculpas.
Sei que a maioria das pessoas não tem tempo para ficar criando masa de dados para post de fóruns, pois tem outras ocupações. Infelizmente estou me recuperando de um procedimento cirúrgico e o que mais tenho é tempo, pois tenho de ficar de repouso absoluto. Então para não enferrujar estou estudando.
Quando fiz o questionamento é porque realmente queria me aprofundar e entender. E acho que este post ajudará muita gente.
Criei as tabelas com PK e FK rodei o script que você postou e o retorno continua como na imagem que postei anteriormente duplicando os produtos e sem quantificar o saldo.
Devo estar fazendo alguma coisa errada, vou quebrar a cabeça aqui e ver onde chego.
Agradeço sua presteza e disposição para compartilhar conhecimento.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
11/11/2014
Não fiquei incomodada... desculpa se a forma como me expressei deu a entender isso.
Eu executei esse último SQL em uma base de dados que tenho aqui e funcionou perfeitamente.
O uso do CASE é mais viável para esse caso, ele é um recurso disponível praticamente em todos os bancos.
Utilizar subselect, além de não ser considerada uma boa prática, compromete a performance.
No exemplo que você postou, você utilizou 4 consultas (subselect) para obter um resultado que pode ser obtido em uma única consulta, pois a estrutura da tabela permite isso.
Eu executei esse último SQL em uma base de dados que tenho aqui e funcionou perfeitamente.
O uso do CASE é mais viável para esse caso, ele é um recurso disponível praticamente em todos os bancos.
Utilizar subselect, além de não ser considerada uma boa prática, compromete a performance.
No exemplo que você postou, você utilizou 4 consultas (subselect) para obter um resultado que pode ser obtido em uma única consulta, pois a estrutura da tabela permite isso.
GOSTEI 0
Soeuseijothaz
11/11/2014
Estou enferrujado no uso do SQL ,na verdade nunca fui expert só curioso mesmo. Ultimamente tenho trabalho com Linq e Lambda Expressions e assim acabamos nos esquecendo do SQL. kkkk
O exemplo que postei seria somente uma forma de dar um norte, quantidade de subselect pode complicar e cheguei a frisar isto no post.
Então você esta coberta de razão ao sugerir o uso do case.
Eu devo esta fazendo algo errado pois crie as tabelas fisicamente com todos os atributos e não retorna o esperado.
Como você testou e funcionou devo esta fazendo caca. kkkkk
Normalmente quando acontecem estes problemas dizem que erro de IO, ou seja Ignorância do Operador. kkk
Só como informação existe um erro no script:
Deve ser:
Mais uma vez obrigado pelo tempo dispensado e sua assertividade
O exemplo que postei seria somente uma forma de dar um norte, quantidade de subselect pode complicar e cheguei a frisar isto no post.
Então você esta coberta de razão ao sugerir o uso do case.
Eu devo esta fazendo algo errado pois crie as tabelas fisicamente com todos os atributos e não retorna o esperado.
Como você testou e funcionou devo esta fazendo caca. kkkkk
Normalmente quando acontecem estes problemas dizem que erro de IO, ou seja Ignorância do Operador. kkk
Só como informação existe um erro no script:
Deve ser:
Mais uma vez obrigado pelo tempo dispensado e sua assertividade
GOSTEI 0
Alex Lekao
11/11/2014
Ola, boa noite!!!
deixar uma pequena participacao correndo.. .rsrsr
sugiro no exemplo dado pela Marisiana onde os resultados duplicaram as linhas, usar o isnull deixando o valor que seria nulo como zero e usar o group by com o sum das colunas, assim ficara tudo em uma unica linha e conseguira somar pq nao havera campos nulos.
Pecos desculpas por entrar assim no post, pegando carona e tentando sentar na janela, rsrsr, mas acredito que atendera.
como estou de saida do trabalho nao tive tempo de fazer testes e analisar a estrutura.
Abraco.
P.S.: se fiz alguma citacao errada, me desculpe. rsrsr
deixar uma pequena participacao correndo.. .rsrsr
sugiro no exemplo dado pela Marisiana onde os resultados duplicaram as linhas, usar o isnull deixando o valor que seria nulo como zero e usar o group by com o sum das colunas, assim ficara tudo em uma unica linha e conseguira somar pq nao havera campos nulos.
Pecos desculpas por entrar assim no post, pegando carona e tentando sentar na janela, rsrsr, mas acredito que atendera.
como estou de saida do trabalho nao tive tempo de fazer testes e analisar a estrutura.
Abraco.
P.S.: se fiz alguma citacao errada, me desculpe. rsrsr
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
11/11/2014
Olá Alex!
Os resultados estavam duplicando, pois eu não tinha inserido a clausula WHERE no primeiro exemplo que postei e, com isso, não estava restringindo o retorno.
Com essa estrutura não duplica:
Eu só fiz um teste semelhante em uma das bases teste que aqui e adaptei a estrutura conforme as informações apresentadas no inicio deste tópico.
Obrigada pela participação!!
Os resultados estavam duplicando, pois eu não tinha inserido a clausula WHERE no primeiro exemplo que postei e, com isso, não estava restringindo o retorno.
Com essa estrutura não duplica:
result.qt_entrada,
result.qt_saida,
CASE
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_entrada,
CASE
SUM(mov.qt_movimentacao)
END qt_saida
FROM movimentacao mov
INNER JOIN material mat
GROUP by nm_material,
tp_movimentacao ) result
ORDER BY result.nm_material;Eu só fiz um teste semelhante em uma das bases teste que aqui e adaptei a estrutura conforme as informações apresentadas no inicio deste tópico.
Obrigada pela participação!!
GOSTEI 0
Alex Lekao
11/11/2014
Oi Marisiana, bom dia!!!
Sem problema.
Como eu vi no final do dia, estava saindo e havia passado por problema parecido recentemente resolvi sugerir algo.
Um problema muito comum que as vezes enfrento eh quando utilizado operacoes de calculos e tal onde tem ums dos resultados que sera somando com null, ele nao soma corretamente, por isso sugeri o isnull para que tratar o resultado com zero e soma ficar correta, pelo menos entendi que fosse isso que estavam querendo fazer. rsrsr
Mas ele esta sendo muito bem acessorado por vcs.
Abraco.
Sem problema.
Como eu vi no final do dia, estava saindo e havia passado por problema parecido recentemente resolvi sugerir algo.
Um problema muito comum que as vezes enfrento eh quando utilizado operacoes de calculos e tal onde tem ums dos resultados que sera somando com null, ele nao soma corretamente, por isso sugeri o isnull para que tratar o resultado com zero e soma ficar correta, pelo menos entendi que fosse isso que estavam querendo fazer. rsrsr
Mas ele esta sendo muito bem acessorado por vcs.
Abraco.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
11/11/2014
Interessante isso que vc relatou Alex!
Não cheguei a ter uma situação assim para resolver, mas vou lembrar da tua dica se surgir alguma situação assim. =)
Não cheguei a ter uma situação assim para resolver, mas vou lembrar da tua dica se surgir alguma situação assim. =)
GOSTEI 0
Alex Lekao
11/11/2014
Blz...
que bom que foi util. rsrsr
Mas isso foi uma situacao que percebi no SQL Server, como sei que vc lida com Oracle e Postgree(certo? rsrs) nao sei se o caso eh o mesmo.
Abraco.
que bom que foi util. rsrsr
Mas isso foi uma situacao que percebi no SQL Server, como sei que vc lida com Oracle e Postgree(certo? rsrs) nao sei se o caso eh o mesmo.
Abraco.
GOSTEI 0